Blindagem automotiva
Como é realizada a manutenção da blindagem automotiva?
Os carros com blindagem automotiva devem passar por manutenções com maior frequência do que os veículos convencionais.
Isso porque componentes como suspensão, amortecedores, freios e pneus são diretamente afetados pelo peso da blindagem e, caso estejam danificados, podem comprometer a estabilidade do automóvel.
A vida útil desses itens também é encurtada em carros blindados e, por isso, é recomendado realizar uma inspeção periódica mais rigorosa.
Antes da manutenção, é necessário tomar alguns cuidados, como retirar do veículo qualquer item que possa ser acidentalmente derrubado e desligar o sistema de alarmes.
Feito isso, é hora de começar as checagens. Durante a inspeção, o técnico responsável verifica as condições de pastilhas de freio, molas, amortecedores (inclusive os das portas) e borrachas que compõem o sistema de blindagem.
São analisados ainda o funcionamento do motor elétrico responsável pela abertura e fechamento dos vidros, o alinhamento das portas e a lubrificação das calhas das janelas.
O prestador do serviço também busca por odores e ruídos incomuns, infiltrações e, no caso da manutenção de vidros blindados, trincas e rachaduras.
No caso das janelas e para-brisa, pode ocorrer ainda o processo de delaminação de vidro, quando as camadas presentes no material se separaram, diminuindo a eficácia da blindagem.
Os proprietários dos veículos podem ter dúvidas sobre o período adequado para realizar a inspeção, portanto, é essencial que o prazo indicado seja perguntado à empresa prestadora do serviço, mas, no geral, a manutenção é feita a cada seis meses.
Porém, caso apareçam alguns sinais de problemas na blindagem ou no desempenho do automóvel antes do prazo de manutenção, é recomendável procurar uma assistência técnica o mais breve possível.
Quais são os tipos de blindagem militar?
Além das blindagens convencionais, ainda existem níveis de proteção de uso restrito a militares e autoridades com permissões especiais. São os casos das blindagens de níveis III e IV.
A blindagem de nível III protege veículos contra tiros de todas as armas comumente encontradas, inclusive fuzis.
Já as blindagens automotivas nível IV, além de suportar impactos de projéteis disparados por todas as armas citadas nos níveis de uso livre e no nível III, ainda resistem a descargas de metralhadoras.
Vale a pena blindar um carro antigo?
Os proprietários de carros antigos também podem se beneficiar das blindagens automotivas.
Muitos veículos antigos possuem um valor sentimental para seus donos e, por isso, tornar o automóvel mais resistente por meio da blindagem é uma forma de prolongar a vida útil do bem.
Por outro lado, os processos de blindagens automotivas devem ser ainda mais cuidadosos em carros com mais tempo de fabricação.
Pelo fato de aumentar o peso do veículo, a blindagem pode reduzir a velocidade e provocar um gasto maior de combustível e desgaste das peças.
Além disso, vale considerar que as modificações promovidas quando se blinda um carro são praticamente irreversíveis, por isso, caso o proprietário do carro queira manter uma característica específica do veículo, é necessário avisar com antecedência ao prestador do serviço.
Porém, sabendo das vantagens da blindagem, vale a pena investir em algumas alterações que permitirão que o carro seja conservado por mais tempo, mesmo que contando com as medidas preventivas necessárias.
Agora que você já sabe tudo sobre blindagens automotivas, faça uma cotação gratuita no Soluções Industriais e obtenha o auxílio dos melhores profissionais do segmento!