Cabo multiplexado
Características do cabo multiplexado de alumínio
O cabo de alumínio é um dos modelos multiplexados mais utilizados no Brasil e no mundo, principalmente quando levamos em consideração as suas características.
Em uma análise geral, o material se diferencia por sua elevada capacidade de condução de energia, servindo como um grande aliado para redes elétricas.
Além desse aspecto, o cabo multiplexado de alumínio possui propriedades antimagnéticas e não produz faíscas, diminuindo significativamente as chances de incêndios em caso de sobrecargas.
Por apresentar condutores mais próximos, o modelo assegura uma menor reatância indutiva, que refere-se à oposição da passagem da corrente elétrica oferecida por um indutor, sem a dissipação de energia.
Devido a essa característica, o cabo multiplex garante que a rede tenha menos ocorrências de quedas, o que gera economia de energia.
Quando comparado com o fio de cobre, o modelo se destaca por sua leveza, visto que costuma ter um peso duas vezes menor.
Contudo, todas as vantagens citadas só são asseguradas quando a compra é realizada em fornecedores especializados, que trabalham com itens fabricados de acordo com todas as normas vigentes.
Outros tipos de cabo de alumínio
Muito versátil, o cabo multiplexado de alumínio pode ser encontrado em três modelos principais. São eles:
- Cabo duplex;
- Cabo triplex;
- Cabo quadruplex.
Explicando brevemente cada modelo, o fio duplex caracteriza-se como um cabo neutro único e um cabo condutor de fase preto.
Normalmente, o modelo que circunda o acessório é de cobre ou alumínio, matérias-primas excelentes na geração e transmissão de energia.
Já quando citamos os cabos triplex, a principal diferença com relação ao modelo anterior é a presença de um segundo cabo condutor de fase.
Seja o cabo triplex de alumínio ou o de cobre, o modelo apresenta um fio neutro azul, um fio condutor preto e um cinza.
Por último, mas não menos importante, o fio quadruplex possui três fios condutores de fase, sendo um preto, um cinza e um vermelho, bem como um fio neutro azul.
No geral, o cabo multiplex com quatro fios apresenta um nível alto de segurança, especialmente quando se trata da realização de futuras expansões.
Normas de referência do cabo multiplexado
Por se tratar de um componente para sistemas elétricos, é importante que o cabo multiplexado seja fabricado de acordo com rigorosos padrões de qualidade.
Na atualidade, existem várias normas de referência para fabricação e utilização. Entre as principais:
- ABNT NBR 8182: Referente a cabos de potência multiplexados autossustentados com isolação extrudada de PE ou XLPE, para tensões até 0,6/1 kV;
- ABNT NBR NM 280: Referente a condutores de cabos isolados (IEC 60228, MOD);
- ABNT NBR 10298: Referente a cabos de liga alumínio-magnésio-silício, nus, para linhas aéreas.
Vale ressaltar que as normas de referência para a fabricação e instalação do cabo multiplexado devem ser seguidas em sua totalidade.
Em suma, o cumprimento do regulamento garantirá que a distribuição seja mais segura e sem riscos de falhas, o que irá assegurar mais proteção.
Quer conhecer empresas que atuam com os melhores cabos multiplexados do mercado? Então, entre em contato com os parceiros do Soluções Industriais e saiba mais