Cofre digital
O cofre digital é utilizado para guardar objetos de valor, documentos importantes, dinheiro, entre outros itens que precisam de segurança extra. Ele pode ser desbloqueado a partir de senhas de acesso ou biometrias e é instalado em áreas residenciais, comerciais, empresariais e industriais. Saiba mais informações sobre o assunto conferindo os tópicos abaixo!
- Para que serve o cofre digital?
- Quais são os modelos de cofres?
- Tipos de aberturas de cofres digitais
- Melhores locais para se instalar um cofre digital
- Como escolher o melhor cofre digital?
- Como alterar a senha de um cofre digital?
Para que serve o cofre digital?
O cofre digital é um item de segurança usado para armazenar ou transportar dinheiro, documentos, joias, obras de arte, objetos que oferecem risco, como armas de fogo, e qualquer outra peça de alto valor financeiro ou emocional.
Feito de materiais extremamente resistentes, o cofre eletrônico digital dificulta a ação de criminosos e protege o conteúdo até mesmo de situações como incêndios e inundações.
Quais são os modelos de cofres?
Existem diversas opções para quem deseja adquirir um cofre digital, desde modelos mais indicados para uso residencial até os perfeitos para serem instalados em indústrias.
Os principais serão destacados a seguir:
Cofre digital residencial
Esses cofres eletrônicos são ideais para guardar dinheiro e itens domésticos que podem ser alvo de criminosos ou se desgastar caso fiquem expostos, como joias e obras de arte antigas.
Apesar de ter o nome de “cofre digital residencial”, o modelo também serve para uso em estabelecimentos comerciais e empresariais.
Cofre contra fogo
O cofre contra fogo é desenvolvido com materiais capazes de suportar altas temperaturas, como o aço, e serve para oferecer resistência contra incêndios.
Por essa razão, o modelo é muito solicitado em indústrias que trabalham com produtos inflamáveis, mas nada impede que ele também possa ser usado até mesmo em residências.
Cofre à prova de água
O cofre eletrônico digital à prova de água é recomendado em áreas propícias a inundações, infiltrações, vazamentos ou umidade, sejam casas, comércios, empresas ou fábricas.
Isso porque ele é fabricado com materiais impermeáveis, o que permite que ele suporte até mesmo submersão por algumas horas.
Cofre concretado
Considerado um cofre digital de máxima segurança, o modelo possui um reforço de concreto em seu interior.
O cofre concretado é utilizado em sistemas de proteção complexos, com alarmes e portas de aço, mas também há modelos menores, para guardar dinheiro e joias em casa, por exemplo.
Cofre camuflado
O cofre camuflado é desenvolvido para se misturar ou se disfarçar em um ambiente, a fim de ficar imperceptível para os olhos humanos.
É comum encontrar essa versão de cofre digital em formato de algum objeto comum no cotidiano, como um livro, uma lata de refrigerante, um relógio ou um vaso de planta.
Cofre portátil
Os cofres portáteis apresentam um design discreto, além de serem leves e geralmente acompanhados por uma alça, o que facilita seu transporte.
São muito utilizados por empresários e comerciantes que recebem dinheiro em espécie e precisam fazer depósitos no banco com frequência.
O cofre portátil com senha também é solicitado por turistas que desejam proteger suas joias, cédulas e cartões de crédito durante as viagens.
Cofre para armas
Este modelo é próprio para peças bélicas, sejam armas ou projéteis, e está disponível em diferentes tamanhos e formatos.
Para armas menores, por exemplo, existem cofres com aparência mais tradicional, geralmente em forma de “caixa” ou de maleta.
Ambos costumam ter seu interior revestido por espuma, com o intuito de oferecer proteção também contra a umidade.
Já quando se tem a necessidade de guardar armas de grande porte, como fuzis e espingardas, o mais indicado são os cofres conhecidos como “armários para armas”.
Com um amplo espaço, reforçado por chapas de aço e base preenchida de concreto em muitos modelos, os móveis deixam as armas e munições organizadas conforme as necessidades do cliente.
Uma curiosidade sobre o cofre digital eletrônico para armas é que sua presença nos ambientes facilita a emissão do Certificado de Registro (CR) junto ao Exército Brasileiro.
O documento serve para atestar que uma pessoa é apta a possuir e praticar atividades com produtos controlados, como é o caso dos armamentos.
Tipos de aberturas de cofres digitais
Diferentemente do cofre mecânico, que possui um disco acionado manualmente para realizar seu destravamento, o cofre digital permite colocar o segredo do cofre a partir de um painel eletrônico, ou ate mesmo fazer o uso de um cofre com biometria.
O acesso ao interior do objeto pode acontecer de várias maneiras, como pela inserção de uma senha numérica, que deve ser digitada no teclado para abrir a porta.
Alguns modelos também permitem o uso de senhas alfanuméricas ou de caracteres especiais para aumentar a segurança.
Uma outra maneira de abrir um cofre com segredo digital é por meio de uma fechadura biométrica, alternativa muito vantajosa para quem não gosta de anotar ou decorar senhas.
Isso porque esse tipo de fechadura eletrônica embutir ou de sobrepor permite cadastrar as impressões digitais ou a pupila de diversos usuários.
O objeto de segurança também pode alinhar a simplicidade de um cofre tradicional com a praticidade e conveniência de um cofre eletrônico digital.
Nesses casos, além do tradicional painel para colocar a senha, o cofre vem acompanhado de uma chave tetra.
Estes cofres costumam ter abertura opcional, ou seja, o dono pode escolher acessá-lo apenas com a senha ou com a chave.
Contudo, já existem modelos com uma função de segurança adicional, que exige a inserção tanto do segredo digital quanto do acessório físico para abrir.
Melhores locais para se instalar um cofre digital
Um cofre eletrônico digital pode ser instalado em diversos locais, como residências, escritórios, comércios, estabelecimentos financeiros e áreas industriais.
No entanto, para minimizar as chances de detecção por pessoas mal-intencionadas, recomenda-se escolher locais estratégicos e discretos para a instalação.
Os fundos falsos colocados em pisos ou móveis planejados são bons exemplos de espaços que podem receber o objeto.
Também é comum embutir o produto em armários e paredes, escondidos por uma placa que se assemelha ao acabamento dos mesmos.
No caso das paredes, quadros com dimensões superiores ao cofre são uma outra alternativa para espantar olhares curiosos.
Além dessas táticas para escondê-lo, é preciso pensar no ambiente em que o cofre eletrônico digital ficará.
Geralmente, as escolhas dos donos resumem-se aos quartos de adultos e às salas, mas existem outras áreas que não levantariam qualquer suspeita.
Por exemplo, quartos de crianças, banheiros, cozinhas e lavanderias, onde raramente se mantém objetos caros ou de extrema importância, são alternativas para colocar o objeto.
Nesses espaços, é possível esconder o cofre atrás de estantes de brinquedos, berços e espelhos, embaixo de pias, dentro de despensas usadas para guardar alimentos ou materiais de limpeza, etc.
Quer o auxílio de especialistas para escolher o seu cofre eletrônico digital? Faça uma cotação gratuita hoje mesmo com os parceiros do Soluções Industriais!
E se preferir saber mais informações relevantes sobre o produto, confira o conteúdo que preparamos para você no final da página!