lanterna para ônibus
A lanterna para ônibus é instalada tanto no interior quanto no exterior do veículo, com o intuito de garantir uma viagem segura tanto para os passageiros do coletivo quanto para os demais condutores. Isso porque os dispositivos de iluminação podem incluir luzes de seta, freio, posição, entre várias outras. Confira os tópicos abaixo e saiba mais!
- Aplicações da lanterna para ônibus
- Tipos de lanternas para ônibus
- Como escolher a melhor lanterna para ônibus?
- Como fazer a manutenção em lanternas para ônibus?
Aplicações da lanterna para ônibus
Por serem veículos longos, os ônibus possuem pontos cegos maiores do que automóveis de pequeno porte e, por isso, suas lanternas são essenciais.
Em resumo, a lanterna para ônibus é utilizada como um alerta direcionado aos motoristas de veículos próximos, a fim de mostrar a eles as movimentações que o meio de transporte está ou irá realizar.
A seguir, serão destacadas as diversas funções cumpridas pela lanterna de ônibus:
Luz de freio
Esta lanterna traseira de ônibus, de cor vermelha, é uma indicação de que o veículo está reduzindo a velocidade e, portanto, os motoristas que estão atrás devem fazer o mesmo.
Luz de sinalização
A luz de sinalização, também conhecida como “seta”, é acionada quando o motorista do ônibus precisa fazer uma conversão.
Uma luz alaranjada piscante nas partes dianteira e traseira do meio de transporte coletivo alerta os demais motoristas para não posicionarem seus veículos na direção da curva que será realizada pelo ônibus.
Luz de posição
Lanterna para ônibus geralmente nas cores branca ou amarela, que ajudam a indicar a posição e a largura do veículo em áreas com pouca iluminação.
Luz de ré
Estes faróis para ônibus costumam apresentar coloração branca e são acesos automaticamente quando o condutor engata a marcha ré.
A lanterna para ônibus com essa função é acompanhada por um sinal sonoro, que ajuda a indicar para os demais motoristas que eles não devem ficar próximos à parte traseira do veículo, já que este é um ponto cego.
Luz de neblina
Tipo de lanterna de ônibus usada em condições de neblina ou chuva intensa, a fim de ajudar a melhorar a visibilidade da estrada.
Sinalizador de emergência
Também chamado de pisca-alerta, o sinalizador é acionado em situações de emergência, como quando o ônibus não está funcionando ou está parado em caso de acidente.
A luz de seta também faz o acionamento da sinalização, mas com as duas lanternas dianteiras e as duas traseiras piscando ao mesmo tempo.
Iluminação interna
A lanterna de ônibus de iluminação interna é a única que não serve como alerta. Localizada próxima aos corredores e acima das poltronas, essas luzes permitem aos passageiros enxergar melhor à noite.
Como escolher a melhor lanterna para ônibus?
É necessário seguir alguns rigorosos critérios no momento de escolher uma lanterna para ônibus.
O primeiro é verificar se a lanterna de ônibus atende aos requisitos legais do país em que o veículo está operando.
Esses critérios incluem as cores, intensidade luminosa e a área de cobertura atingida pelas luzes.
Além disso, iluminações que ofereçam boa visibilidade em todas as condições climáticas devem ser a preferência do comprador, especialmente se forem colocadas em ônibus de viagem.
As facilidades de instalação e manutenção da lanterna também devem ser levadas em consideração, principalmente para evitar gastos acima do esperado.
Como fazer a manutenção em lanternas para ônibus?
A manutenção da lanterna para ônibus requer conhecimento técnico avançado para ser feita, por isso, apenas profissionais especializados devem reparar essas peças para ônibus em caso de problemas.
Alguns pontos de atenção podem ser observados pelos próprios condutores com facilidade, como a presença de rachaduras ou o desalinhamento do farol.
No entanto, existem outros que só podem ser analisados com a abertura dos acessórios, como é o caso da ligação da lanterna para ônibus com o sistema elétrico do veículo.
Cabos soltos ou danificados, por exemplo, são motivos de alerta, já que existe a possibilidade de causarem falhas nas lanternas e, em casos mais graves, curto-circuitos em outros componentes que funcionam à base de eletricidade.
Também é necessário checar se as lanternas estão bem fixadas, visto que as trepidações provocadas por vias em más condições podem desencaixar o farol.
Outro fator importante é a limpeza da lanterna de ônibus. Com o tempo, o acúmulo de poeira e substâncias indesejáveis deixam o farol amarelado, reduzindo a intensidade da luz.
O ideal é sempre realizar a higienização com um pano macio, água e sabão neutro, bem como evitar o uso de produtos químicos agressivos.
Se for indispensável realizar a troca de uma lanterna, o indicado é substituir também a do lado oposto, para manter a mesma capacidade de iluminação em ambas.
Checar a lanterna para ônibus no prazo recomendado pelo fabricante ajuda na prevenção de falhas e diminui a necessidade de trocas precoces.
Além disso, a manutenção evita gastos que não estavam no planejamento, inclusive com multas, pois transitar com o farol desregulado é considerado infração no Código de Trânsito Brasileiro.
Quer cotar lanterna de ônibus ou serviços relacionados ao componente com os melhores representantes do segmento? Então, conte com os parceiros do Soluções Industriais!
Mas caso deseje ter mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!