Mangueiras de hidrante
As mangueiras de hidrante, um dos principais tipos de mangueira de incêndio, são itens indispensáveis quando se trata do combate de propagação de chamas. Devido ao fato de ser utilizado na preservação da vida e bens materiais, a aquisição do acessório deve acontecer em empresas especializadas. Navegue nos tópicos abaixo e saiba mais sobre a importância e como escolher a mangueira!
- Qual a importância das mangueiras de hidrante?
- Tipos de mangueiras de hidrante
- Como escolher o melhor tipo de mangueiras de hidrante?
- Outros itens fundamentais relacionados à incêndio
Qual a importância das mangueiras de hidrante?
Muitas pessoas pensam que o hidrante é apenas um item encontrado nas ruas e de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros e outras autoridades, mas essa não é a total realidade.
Embora o modelo também faça parte da lista, os tipos mais comuns na atualidade são os destinados a sistemas de segurança em áreas internas.
Resumidamente, o hidrante classifica-se como um terminal hidráulico com registro, que é composto pela mangueira de incêndio, tampões, adaptadores, dentre outros acessórios.
Focando exatamente nas mangueiras de hidrante, elas se caracterizam como um item necessário para realizar a locomoção da água com alta pressão do sistema até a propagação das chamas.
Com isso, é possível realizar o controle rápido do incêndio, preservando não só o patrimônio, como também a vida de todos que circulam pelo local.
Tipos de mangueiras de hidrante
Saber só a importância da utilização das mangueiras de hidrante não é suficiente quando se deseja realizar a aquisição correta para uma determinada área.
Isso porque existem diversos tipos de mangueira de incêndio, classificados por numerações de um a cinco.
A seguir, serão destacadas algumas das principais características de cada modelo de mangueira de incêndio.
Tipo 1
Resumidamente, a mangueira de incêndio tipo 1 é fabricada com fibra de poliéster e possui o interior desenvolvido com borracha sintética.
Considerada um dos modelos mais simples, essa mangueira para hidrante é indicada em aplicações residenciais, como em pequenos prédios e condomínios.
Tipo 2
Fabricada com os mesmos materiais que o modelo anterior, a mangueira de incêndio tipo 2 é um pouco mais eficiente, visto que pode atuar com maiores pressões.
Sendo um dos modelos mais utilizados pelo Corpo de Bombeiros, as mangueiras de hidrante tipo 2 também são ideais para indústrias, prédios comerciais, escolas e hospitais.
Tipo 3
A mangueira de incêndio tipo 3 apresenta duplo reforço têxtil, fazendo com que ela seja mais resistente contra abrasão e rupturas.
Por essa razão, o produto costuma ser destinado para aplicações em áreas navais e atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros.
Tipo 4
As mangueiras de hidrante tipo 4 se diferenciam dos modelos anteriores por apresentar revestimento em borracha tanto na parte interna quanto na externa.
Essa característica faz com que o produto seja muito mais resistente a desgastes por atrito e abrasão, tornando segura sua aplicação em grandes áreas industriais.
Tipo 5
A mangueira de incêndio tipo 5 apresenta pressão superior a todos os outros modelos de mangueiras para hidrante, bem como é capaz de atuar em situações mais extremas.
Por conta desses fatores, ela costuma ser indicada para áreas com alta incidência de abrasão, bem como superfícies quentes e perfurações.
Como escolher o melhor tipo de mangueiras de hidrante?
Depois de conhecer os tipos disponíveis de mangueiras de hidrante, o processo de escolha do acessório fica muito mais simples.
Basicamente, o primeiro passo para a aquisição segura é identificar o tipo de construção e as necessidades do sistema de combate a incêndio.
Vale citar que essa etapa irá incluir a realização de um projeto detalhado, que deverá ser desenvolvido por profissionais especializados.
Com os dados sobre as mangueiras de hidrante necessárias em mãos, é o momento de pesquisar pelo melhor fornecedor do acessório.
Independentemente de qual seja o tipo de mangueira de incêndio, é indispensável que o produto siga à risca as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Em uma visão geral, as mangueiras de hidrante precisam ser robustas e resistentes, bem como desenvolvidas de maneira que não entupam durante os processos.
Não só isso, os produtos devem vir acompanhados de um manual de uso, instalação e armazenagem, a fim de orientar as medidas adequadas de manuseio ao usuário.
Por último, mas não menos importante, as mangueiras de hidrante necessitam passar por vistorias periódicas, que também devem ser desenvolvidas por profissionais qualificados.
Quer saber mais sobre a mangueira de incêndio? Confira as ofertas que o Soluções Industriais separou para você comprar com os melhores fornecedores do mercado!