Pintura epóxi
Para trazer novamente a vida a determinados ambientes, nem sempre é necessário realizar grandes obras e gastar muito. Com o uso da pintura epóxi, por exemplo, é possível dar brilho e beleza a pisos e paredes com um investimento reduzido e com muito menos trabalho.
A tinta epóxi é um produto industrial feito a base de epóxi (um tipo de resina). É muito usada para pinturas em:
Construções civis;
Quadras;
Hospitais;
Clínicas;
Ambientes residenciais.
É muito resistente e pode ser encontrada em várias cores e tipos de acabamento, de acordo com as preferências do comprador. Nos próximos tópicos serão explicados detalhes sobre esse tipo de pintura.
Para que serve a pintura epóxi?
É comum encontrar esse tipo de acabamento em vários ambientes públicos. Isso porque a pintura epóxi exige manutenções menos frequentes, sendo ideais para lugares muito frequentados como piscinas, quadras, colégios, ambientes industriais e muitos outros.
Além disso, adere muito bem ao piso, ou seja, demora muito mais para sofrer desgastes do que outros tipos de acabamento.
Está disponível no mercado nas versões acetinada, fosca e brilhante. É de fácil manipulação, sendo esse um dos seus maiores atrativos.
A maioria já vem pronta para aplicar, mas algumas requerem a adição de água, por isso é importante ler a embalagem para saber se essa adição é necessária e qual a porcentagem de água a ser usada, preservando assim a fórmula da tinta e, consequentemente, o seu nível de eficiência.
Como fazer a pintura epóxi?
É fundamental identificar, primeiro, o tipo correto de material. Isso porque materiais inadequados podem prejudicar o acabamento, entregando um resultado não muito agradável visualmente.
A tinta epóxi permite o uso de pincéis, rolos de lã ou, até mesmo, compressores de tinta.
Feito isso, é hora de higienizar a superfície, removendo qualquer impureza que possa causar manchas e outros tipos de danos à pintura. Após, é preciso que ela seque por completo antes da aplicação.
Com a superfície seca, o terceiro passo é verificar se ela é fosca. Caso contrário, será necessário lixar até obter essa textura. Isso garante uma fixação adequada da tinta na superfície.
Por fim, basta realizar a aplicação da tinta de acordo com as instruções da embalagem, que podem variar de acordo com cada fabricante, mas que costumam ser simples.
Quanto tempo dura a pintura epóxi?
A duração da pintura pode variar de acordo com uma série de fatores. A tinta no chão de uma garagem pode durar menos do que a de uma parede de hospital, por exemplo, já que o primeiro é um ambiente que recebe uma movimentação muito maior e mais intensa em sua superfície.
Em geral, a pintura epóxi é muito durável por conta da resistência que a tinta possui, evitando que sejam necessárias manutenções por um período de tempo maior do que o de pinturas comuns.
Além disso, é uma tinta que rende bastante, conseguindo cobrir áreas de até 50 m² por demão.
Falando nisso, é importante verificar o tamanho da área de cobertura para planejar com antecedência a quantidade de tinta a ser comprada.
Esse cuidado impede que o serviço precise ser parado no meio por conta da falta de material, causando manchas e marcas indesejadas.