relé térmico
O relé térmico é um dispositivo de segurança projetado para reduzir as chances de sobrecargas e, consequentemente, de curtos-circuitos. É comum realizar a instalação do acessório em motores elétricos e transformadores, bem como em vários outros equipamentos. Quer saber mais sobre o funcionamento e as vantagens do produto? Confira tópicos abaixo!
- O que é e para que serve o relé térmico?
- Como funciona o relé térmico?
- Vantagens de utilizar o relé térmico
O que é e para que serve o relé térmico?
O relé térmico é um dispositivo de segurança utilizado para monitorar a corrente de energia que passa por um equipamento, como o motor elétrico e o transformador.
O componente é aplicado para evitar sobrecargas e superaquecimentos, diminuindo os riscos de curto-circuitos.
Também chamado relé de sobrecarga, o item ainda impede o excesso de carga elétrica no circuito, ou seja, garante que ele não irá ultrapassar sua carga nominal.
Nos sistemas, o relé térmico de sobrecarga atua em conjunto com o contator, que opera tanto com a proteção quanto com o acionamento dos aparelhos.
Outras aplicações do relé térmico
Além de evitar sobrecargas nos motores elétricos e nos transformadores, o relé térmico é capaz de operar em outras aplicações, sempre visando a proteção dos circuitos.
Por exemplo, é comum encontrar o dispositivo em sistemas de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e máquinas de solda.
O relé de sobrecarga também é muito comum na proteção de dispositivos de manobra e de condutores de alimentação.
Como funciona o relé térmico?
O primeiro passo para entender o funcionamento do relé térmico é saber que a operação só é possível graças às lâminas bimetálicas que compõem a estrutura.
Elas são projetadas para aquecer quando uma corrente elétrica passa pelo dispositivo, identificando a carga que está sendo transferida.
Quando este componente do relé de sobrecarga fica exposto a altas temperaturas causadas pelo excesso de corrente, ele se curva, desarmando o circuito do motor.
O dispositivo ainda possui contatos auxiliares, que são capazes de emitir sinais para desarmar o disjuntor e garantir mais proteção.
É válido citar que o relé térmico é geralmente ajustável, o que significa que o limite seguro de corrente pode ser estabelecido de acordo com o equipamento que será protegido.
Também existem modelos de relés que contam com recursos adicionais, como ajuste de tempo de resposta, bem como sinalização sonora e visual em caso de falhas.
Assim como os outros componentes das máquinas e do próprio quadro de distribuição, o dispositivo precisa passar por manutenções periódicas para prolongar sua vida útil.
Diferença entre relé térmico e disjuntor motor
Os motores elétricos costumam ser compostos por uma série de dispositivos de segurança, que muitas vezes são confundidos entre si.
O relé térmico e o disjuntor motor são excelentes exemplos disso, especialmente quando suas funções são analisadas.
Como citado, o relé de sobrecarga consiste no dispositivo que evita o superaquecimento do equipamento, a fim de impedir problemas como curto-circuitos.
Embora o disjuntor motor tenha as mesmas funções básicas, ele também é capaz de realizar outras atividades, como o controle dos equipamentos.
Sendo assim, caso identifique um possível problema, o componente realiza o desligamento do circuito, o que garante que não ocorram falhas maiores.
O segundo produto também é capaz de realizar a reativação do sistema, que é feita a partir de um comando manual.
O relé térmico e o disjuntor podem ser usados em conjunto ou de maneira independente, variando de acordo com as necessidades da instalação.
Vantagens de utilizar o relé térmico
O relé térmico impede que os equipamentos que possuem o dispositivo recebam uma quantidade de corrente maior do que é suportado.
Isso ajuda a reduzir uma série de problemas, como a queima dos aparelhos, que poderia gerar gastos desnecessários com manutenções corretivas e trocas de peças.
O relé de sobrecarga também ajuda a proteger a integridade física de quem manuseia ou circula pelo local de instalação.
Esta vantagem é possível graças ao fato do acessório atuar junto com outros dispositivos de proteção no controle do abastecimento de energia, impedindo que as cargas extras causem choques elétricos.
Não só isso, o relé térmico reduz as chances de curtos-circuitos ou surtos de energia, o que diminui significativamente as chances de ocorrerem incêndios e explosões.
Agora que você já sabe as principais características do relé de sobrecarga, solicite um orçamento no Soluções Industriais e adquira itens de elevada qualidade!
Mas se preferir saber mais informações sobre o relé sobrecarga, confira o conteúdo que preparamos para você no final da página!