Serigrafia industrial
A serigrafia industrial é uma técnica de impressão de custo relativamente baixo e está presente em diversos setores por ser prática e resistente. Com ela, é possível customizar tecidos, embalagens, eletrônicos, peças automotivas e diversos outros produtos e materiais. Saiba mais sobre as vantagens e aplicações da serigrafia conferindo os tópicos abaixo!
- O que é o processo de serigrafia industrial?
- Como é feita a serigrafia industrial?
- Vantagens da serigrafia industrial
- Aplicações da serigrafia industrial
- Impacto da serigrafia industrial no mercado
O que é o processo de serigrafia industrial?
A serigrafia industrial é uma técnica de impressão extremamente versátil, usada em diversos setores pela sua acessibilidade, facilidade de aplicação, baixo custo e alta qualidade de acabamento.
Em resumo, a serigrafia profissional utiliza uma tela com camada fotossensível para transferir tinta para um substrato, seja ele plano, curvo, oval ou cilíndrico.
O processo é indicado para produções em larga escala, pois permite otimizar processos e entregar alta qualidade em todas as peças.
Como é feita a serigrafia industrial?
A serigrafia industrial consiste em transferir uma tinta para o substrato (material base) a ser impresso através de uma tela esticada em um quadro.
Na primeira etapa, para a máquina de serigrafia industrial é a tela é colocada em um quadro de madeira ou alumínio e revestida com uma camada fotossensível.
Em seguida, é aplicado sobre ela um fotolito, que refere-se a uma imagem impressa em transparência.
Este fotolito é então exposto à luz, exceto nas áreas onde o filme a bloqueia, que endurece a camada fotossensível na tela.
Na segunda etapa da máquina de serigrafia industrial, é feita a preparação da tinta de acordo com a cor desejada e viscosidade adequada para realizar a transferência.
Já na terceira, o material base é limpo e preparado para receber a coloração, a fim de ter uma melhor aderência na superfície.
Depois desses processos, é feita a impressão em si, na qual a tela com a película é colocada em uma mesa ou máquina de impressão.
A tinta é então aplicada na parte superior e, em seguida, é puxada para a parte inferior com uma espátula ou rodo.
Por último, o substrato é removido da mesa ou máquina de impressão e colocado para secar, finalizando a impressão.
Aplicações da serigrafia industrial
A serigrafia industrial é um método aplicável a uma série de produtos e materiais, que vão desde a confecção de uniformes até de vidros automotivos.
Ela costuma ser dividida em serigrafia decorativa, que tem como objetivo melhorar a estética dos produtos, e a funcional, usada para atribuir justamente alguma funcionalidade.
Alguns exemplos de aplicação decorativa da serigrafia profissional é na customização de:
- Quadros;
- Brinquedos;
- Óculos de sol;
- Peças de roupas;
- Capinhas de celular;
- Artigos de papelaria;
- Vasos decorativos;
- Louças e talheres;
- Almofadas, cortinas e tapetes;
- Entre outros.
Já a serigrafia profissional funcional é usada na confecção de produtos como:
- Placas de sinalização;
- Placas de rua;
- Linhas impressas no vidro traseiro de automóveis;
- Peças de marketing, como brindes, banners e outdoors;
- Embalagens de cosméticos;
- Canetas personalizadas;
- Fachadas prediais;
- Painel do forro do micro-ondas;
- Juntas automotivas;
- Entre outros.
Essas são algumas das aplicações dessa técnica tão versátil, mas existem outras diversas possibilidades, o que torna a serigrafia uma ótima escolha para negócios de praticamente qualquer setor.
Vantagens da serigrafia industrial
A serigrafia industrial é uma das técnicas mais utilizadas para impressão, pois oferece uma série de vantagens.
Dentre as principais, destacam-se:
- Alta qualidade de impressão: a serigrafia assegura uma alta definição, com linhas finas e detalhes precisos, o que a torna ideal para a impressão de imagens e textos em produtos de alta qualidade;
- Flexibilidade de substratos: a serigrafia pode ser utilizada em diversos tipos de substratos, como plásticos, metais, vidros, tecidos, entre outros, além de ser compatível com superfícies curvas ou irregulares;
- Resistência e durabilidade: a tinta utilizada na serigrafia é altamente resistente e durável, características importantes para impressão de produtos que serão expostos a condições adversas, como substâncias químicas, intempéries, abrasão, entre outros;
- Baixo custo de produção: a serigrafia é uma técnica de impressão relativamente simples, que não requer grandes investimentos em equipamentos e materiais, sendo uma opção econômica para a produção industrial;
- Personalização: com a serigrafia é possível personalizar os mais variados objetos, independente do tamanho, como brindes, canecas, acessórios, entre outros.
Impacto da serigrafia industrial no mercado
A serigrafia industrial é uma técnica usada globalmente em diversas aplicações, que vão desde a área médica até o setor eletrônico.
Isso porque ela permite um controle preciso da liberação de tinta, é compatível com variados substratos e oferece alta durabilidade nas impressões.
Na área médica, por exemplo, a serigrafia é usada na confecção de:
- Aparelhos de raio-x odontológicos;
- Monitores de sinais vitais;
- Aparelhos de ultrassom usados para fisioterapia;
- Equipamentos de tomografia computadorizada;
- Entre outros.
Nota-se que a serigrafia profissional é capaz de atender altos níveis de complexidade de impressão, o que permite atender diferentes solicitações.
Por isso, a serigrafia profissional tornou-se uma técnica procurada por diversos profissionais, como:
- Engenheiros;
- Profissionais de manutenção de eletroeletrônicos;
- Designers de produto;
- Artesãos;
- Estilistas;
- Empresas de automação;
- Indústria automotiva;
- Entre outros.
Quanto ao impacto ambiental, a serigrafia profissional é uma técnica que permite o uso de materiais ecológicos e maior controle dos insumos, como a utilização consciente da água.
Quer saber mais sobre a serigrafia industrial? Confira o conteúdo disponível no final da página e aproveite as ofertas que o Soluções Industriais separou para você!