Silicone para vedação
O silicone para vedação tem como principais funções vedar e fixar diversos materiais e estruturas, como metais, plásticos, espelhos, pias, cubas e vasos sanitários. O produto pode ser encontrado em três tipos principais: o neutro, o acético e o estrutural, e a escolha depende das necessidades da aplicação. Saiba mais informações nos tópicos listados abaixo!
- Características do silicone para vedação
- Tipos de silicone para vedação
- Como aplicar o silicone para vedação
Características do silicone para vedação
O silicone para vedação é um material durável e resistente a rachaduras, fissuras e desgaste, o que o torna ideal s em que a estanqueidade ou fixação precisam ser mantidas por longos períodos.
Além disso, o produto destaca-se por ser muito flexível, permitindo que ele seja colocado em diferentes materiais e superfícies, inclusive nas que sofrem expansão, com total segurança.
Outra característica relevante do silicone de vedação é a sua elevada resistência às altas temperaturas, fator que permite que a substância seja utilizada inclusive em fornos e motores.
Assim como a escova de vedação, o produto é impermeável e atua em ambientes úmidos e molhados sem perder suas propriedades. Essa especificação assegura que ele seja uma excelente opção de silicone para vedar vazamento, como um silicone para vaso sanitário.
Por fim, o silicone para vedação é resistente a muitos produtos químicos, tornando-o adequado para uso em áreas em que há exposição a substâncias corrosivas, como em áreas externas.
Tipos de silicone para vedação
O silicone para vedação costuma ser encontrado em vários tipos, a fim de adequar-se com metais, plásticos, vidros, concretos, dentre outras matérias-primas.
Entre os principais, destacam-se:
- Silicone de vedação neutro;
- Silicone para vedação acético;
- Silicone de vedação estrutural.
Diferenças entre os silicones tipo neutro, acético e estrutural
Existem muitas diferenças entre os silicones para vedação do tipo neutro, acético e estrutural, que devem ser levadas em consideração para definir o produto mais adequado.
Por exemplo, o silicone neutro é compatível com vários materiais, incluindo plásticos, metais, vidro e cerâmica, é fácil de para que deseja aplicar, pois não possui ação antifungos.
O silicone neutroé um produto também é muito resistente a variações climáticas, como chuvas e calor, e corrosão, tornando-se ideal para superfícies porosas e metais com alto potencial oxidante.
Além disso, a versão é muito resistente à água e, por isso, é muito encontrada na versão silicone para vedação pia que mesmo após o uso por longos periodos se mantém resistente ou eté mesmo em uma construção civil seu uso pode ser comum.
Já o silicone de vedação ou o silicone branco para vedaçãoacético é um material que não escorre ou amarela depois da aplicação. Não só isso, ele apresenta baixa retração e forma uma borracha flexível que permite movimento de até 25%.
Por sua vez, o silicone estrutural é um produto mais resistente e forte, projetado para aplicações que exigem uma vedação mais robusta, como janelas, portas e fachadas de prédios.
Ele também é capaz de suportar grandes cargas de peso e estresse mecânico, mas é menos flexível do que outros tipos de silicone, como o silicone acético.
Caso você tenha dúvidas sobre como fazer a melhor escolha, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais que atuam no segmento e tire todas as suas dúvidas!
Como aplicar o silicone para vedação?
É preciso seguir alguns passos básicos para fazer aplicar o silicone o silicone para vedação. As principais etapas são:
- Limpe e seque bem a superfície onde será aplicado o silicone de vedação, mesmo sendo um silicone para vedação de água;
- Se houver restos de silicone antigo ou outros resíduos, remova-os com uma espátula ou lixa e limpe a área com álcool isopropílico;
- Aplique fita crepe nas bordas da área a ser vedada, deixando uma pequena lacuna para a aplicação do silicone;
- Corte a ponta do tubo de silicone para vedação com um estilete na largura desejada. Após isso, insira o tubo no aplicador e pressione o gatilho para começar a aplicação;
- Aplique o silicone em um movimento contínuo e uniforme, pressionando o aplicador firmemente contra a superfície. Continue aplicando até cobrir toda a lacuna que precisa ser vedada;
- Antes que o silicone seque, remova cuidadosamente a fita crepe, puxando-a para longe do silicone em um ângulo de 45 graus;
- Deixe o silicone secar completamente de acordo com as instruções do fabricante antes de expor à água ou outros elementos.
Agora que você já sabe os principais detalhes sobre os tipos e como aplicar o silicone para vedação, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e adquira os melhores produtos do mercado.
Mas se desejar mais informações antes de fechar negócio, confira o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!