Soda Cáustica
A soda cáustica é uma substância química corrosiva feita a partir da eletrólise da água e do cloreto de sódio. Tem alta eficácia como agente desengordurante e desentupidor, sendo capaz de dissolver gorduras e remover obstruções em tubulações. Saiba mais sobre os tipos do produto, suas aplicações e cuidados de manuseio conferindo os tópicos abaixo!
- O que é a soda cáustica?
- Aplicações da soda cáustica
- Tipos de soda cáustica
- Cuidados essenciais ao manusear a soda cáustica
O que é a soda cáustica?
A soda cáustica, nome popular do hidróxido de sódio (NaOH), é uma substância feita a partir da reação da água com o cloreto de sódio (NaCl), um processo conhecido como eletrólise.
Tem uma propriedade química alcalina, altamente tóxica, corrosiva e cáustica, o que a torna uma ótima solução para limpezas profundas.
Ela pode ser encontrada em flocos, grânulos, pérolas ou líquido e deve ser manuseada com muito cuidado, já que pode causar queimaduras graves na pele e nos olhos.
Na sua forma pura, a soda cáustica tem aspecto sólido, branco e ceroso, mas pode ser facilmente diluída em água.
A sua versatilidade tem grande utilidade na indústria, fazendo com que o hidróxido de sódio esteja presente em produtos de limpeza como detergentes, desengordurantes e desinfetantes.
Ela também é frequentemente utilizada no ambiente doméstico para desentupir ralos e pias, limpar fornos e limpezas em geral.
Por que o nome soda cáustica é tão popular?
O nome “soda cáustica” popularizou-se por conta da propriedade cáustica do hidróxido de sódio, isto é, a capacidade de corroer tecidos orgânicos, como a pele.
Isso acontece porque a substância tem alta reatividade e pH, o que pode alterar a condição natural da pele e causar queimaduras, cicatrizes e até mesmo cegueira.
Por ser muito utilizada nos lares das pessoas no cotidiano, dizer “soda cáustica” tornou-se mais simples do que a nomenclatura química da substância.
Uma curiosidade é que todo elemento corrosivo pode ser chamado de cáustico, não somente a soda cáustica.
Aplicações da soda cáustica
A soda cáustica é um produto versátil que pode ser usado em diversas aplicações, dentre as quais é possível citar:
- Fabricação de sabões de limpeza (em conjunto com o álcool isopropílico, por exemplo);
- Produção de biodiesel;
- Desobstrução de encanamentos;
- Limpeza de piso;
- Neutralização da poluição;
- Produção de papel;
- Remoção de ácidos graxos;
- Fabricação de açúcar cristal;
- Tratamento de água e efluentes;
- Entre outros.
Nota-se a ampla gama de aplicações do hidróxido de sódio, um produto versátil e poderoso para diferentes tipos de limpeza, mas que também pode ser usado na fabricação do açúcar cristal na indústria sucroalcooleira.
Na produção de biodiesel, a soda cáustica tem o papel de quebrar as ligações dos ácidos graxos com a glicerina, fazendo com que os ácidos graxos se unam ao metanol e formem o combustível.
Já na neutralização de poluentes, o hidróxido de sódio, por ser uma substância alcalina, é capaz de neutralizar gases ácidos, podendo produzir água e sal durante a reação.
Por isso, a soda cáustica também é muito usada para reduzir a emissão de gases poluentes em chaminés industriais.
Essas são as principais formas de utilizar a soda cáustica, que deve sempre ser manuseada com os devidos cuidados para não prejudicar a saúde nem causar danos materiais por corrosão.
Tipos de soda cáustica
A soda cáustica pode ser encontrada em duas formas no mercado: líquida ou em escamas (sólida). A seguir, serão explicados detalhes sobre os produtos!
Soda cáustica líquida
A soda cáustica líquida é usada para limpeza de componentes industriais e fabricação de produtos de higiene, como detergentes e desinfetantes.
Ela é considerada um pouco menos agressiva do que a soda cáustica em escamas, por isso, é frequentemente usada para manutenção doméstica, como desentupimento de pias, ralos e canos, dissolução de resíduos orgânicos, limpeza de pisos e fornos engordurados, entre outros.
Apesar de ser largamente utilizada no âmbito doméstico, a soda cáustica líquida apresenta riscos graves à saúde e deve ser manuseada com cuidado.
Soda cáustica em escamas
A soda cáustica em escamas é a forma sólida do hidróxido de sódio, obtida por meio da evaporação do produto líquido.
Tem um teor de pureza mais concentrado, o que a torna ainda mais eficiente para limpezas profundas, mas também mais nociva para o contato humano.
É altamente solúvel em água e é utilizada na produção de produtos químicos, fabricação de papel, processamento de alimentos, limpeza de tubos e na produção de sabões e detergentes.
Cuidados essenciais ao manusear a soda cáustica
A soda cáustica é um produto tóxico extremamente nocivo à saúde, que pode apresentar diversos riscos se ingerido, inalado ou manuseado incorretamente.
Por exemplo, a ingestão do produto pode ocasionar vômitos imediatos, náuseas, diarreia e dor no peito e estômago, além de dificuldades de deglutição (engolir alimentos).
Já a inalação do hidróxido de sódio pode levar a irritação grave no trato respiratório superior, resultando em tosse severa e dificuldade para respirar, e causar danos pulmonares agudos e permanentes.
A exposição prolongada e repetida da pele à soda cáustica ainda pode resultar em dermatite, bem como em queimaduras graves.
Por isso, o hidróxido de sódio deve ser manuseado corretamente, tomando os devidos cuidados e precauções.
Alguns cuidados essenciais para o manuseio da soda cáustica são:
- Ler atentamente as instruções do fabricante;
- Usar EPIs como luvas de borracha, óculos de proteção com vedação apropriada, máscara e roupas de segurança;
- Manusear o produto em uma área ventilada;
- Evitar inalar o produto se este apresentar vapores ou névoas;
- Evitar a formação de vapores de hidróxido de sódio.
Ao seguir esses cuidados, o usuário estará protegido contra contaminação e danos causados pelo contato direto e indireto com o produto.
Vale ressaltar que a soda cáustica é incompatível com alguns materiais, como cobre ácido, alumínio, zinco, estanho, aldeídos, produtos orgânicos e água.
Isso significa que esses materiais não terão resistência ao hidróxido, podendo sofrer com a ação corrosiva do produto.
Por isso, é importante se atentar ao modo de armazenamento da substância, a fim de evitar vazamentos e danos ao recipiente, bem como garantir maior segurança.
Caso seja necessário conservar grandes volumes do material, o recomendado é optar por tanques de aço inoxidável, que podem ser utilizados quando a temperatura da substância for abaixo de 60ºC.
Já quando se trata de pequenas embalagens da soda cáustica, o ideal é mantê-las em local fechado, seco e arejado, de preferência, longe da luz solar e do alcance de crianças.
Quer saber mais detalhes sobre a soda cáustica? Confira o conteúdo disponibilizado no final da página e aproveite as ofertas exclusivas dos parceiros do Soluções Industriais a seguir!