Acionador de alarme de incêndio
O acionador de alarme de incêndio é um dispositivo utilizado para alertar as pessoas sobre uma situação de emergência em uma construção, seja uma fábrica, comércio ou residência. O uso possibilita uma evacuação rápida do local de risco, o que reduz as chances de danos graves ou perda de vidas. Saiba mais sobre o item conferindo os tópicos abaixo!
- Qual a importância de um acionador de alarme de incêndio?
- Como funciona o acionador de alarme de incêndio?
- Modelos de acionadores de alarme de incêndio
- Como é feita a instalação do acionador de alarme de incêndio?
Qual a importância de um acionador de alarme de incêndio?
Caso haja alguma situação de emergência em um edifício, cada segundo pode ser vital para a evacuação segura dos ocupantes.
Portanto, é importante que a construção esteja sempre equipada com dispositivos de segurança, como o acionador de alarme de incêndio.
Como o próprio nome sugere, o componente serve para notificar rapidamente as pessoas sobre a ocorrência de um incêndio em um determinado local.
Por isso, o dispositivo é projetado para ser facilmente acessível e de fácil operação, a fim de que qualquer pessoa possa acioná-lo em caso de emergência.
Quando o acionador alarme de incêndio é pressionado, a central de alarme de incêndio é ativada, alertando imediatamente as pessoas no edifício sobre o perigo.
Isso dá tempo suficiente para os ocupantes evacuarem o prédio ou tomarem outras medidas de segurança, como usar extintores de incêndio ou tentar apagar o fogo com um sistema de sprinklers.
Além de garantir maior segurança, o acionador de alarme de incêndio promove outras importantes vantagens, como:
- Ser adaptável a qualquer central de alarme de incêndio;
- Ser fácil de manter;
- Possuir um sistema de LEDs eficiente, no qual a luz verde indica supervisão e a vermelha que o alarme foi acionado;
- Ter qualidade atestada pela norma ABNT NBR 17240.
Esses são os principais benefícios de contar com o equipamento, que pode ser usado tanto em residências quanto nos setores comerciais, empresariais e industriais.
Como funciona o acionador de alarme de incêndio?
O acionador de alarme de incêndio é composto por um botão vermelho ou um dispositivo similar que pode ser pressionado para ligar o alarme.
Quando ele é apertado, um sinal é enviado para o painel de controle da central de alarme de incêndio, indicando onde e qual dispositivo foi acionado.
Com isso, um sinalizador audiovisual é acionado para alertar as pessoas no prédio sobre o perigo. Em certos casos, a ativação também notifica automaticamente os bombeiros e a brigada de incêndio, mas isso pode depender do tipo de sistema utilizado.
Além disso, alguns sistemas permitem automatizar outros mecanismos ligados ao acionamento do alarme, como a abertura automática de portas, a ativação de sirenes, entre outras ações de segurança.
É importante destacar que o acionador manual de alarme de incêndio é instalado em locais estratégicos, como corredores, escadas e saídas de emergência, para que as pessoas possam acioná-lo facilmente.
A instalação também deve considerar os locais onde o fluxo de pessoas é maior, a fim de orientar a todos com maior eficiência.
Modelos de acionadores de alarme de incêndio
Existem no mercado dois tipos de acionadores de alarme de incêndio: o convencional e o endereçável.
O acionador manual do sistema de detecção e alarme convencional é um modelo mais simples, que indica apenas a zona em que o dispositivo se encontra.
Já o modelo endereçável é mais avançado, pois possui um endereço único e específico, permitindo a identificação exata do acionador ativado.
Com isso, é possível obter uma localização precisa do local do incêndio, o que assegura uma resposta mais rápida e eficaz.
Dentre os dois tipos de acionadores citados, é possível encontrar variedades de modelos, sendo as principais:
Acionador manual
O acionador manual de alarme de incêndio é geralmente fabricado em plástico ABS e funciona por meio de um sistema de pressão, que é acionado pelo toque de um botão, alertando sobre a existência de um princípio de incêndio.
Este modelo é recomendado para uso interno e acompanha uma chave para testar e rearmar o sistema de combate a incêndio.
Acionador manual à prova de explosão com martelinho
Esse acionador manual de alarme de incêndio funciona por meio de um sistema quebra-vidro à prova de explosão, que acompanha um martelinho.
É fabricado em alumínio fundido e desenvolvido para instalação em áreas com riscos de explosão, como refinarias, indústrias químicas e petrolíferas.
O acionador manual à prova de tempo
O acionador manual de alarme de incêndio à prova de tempo foi produzido para ser utilizado em ambientes externos e pode ser encontrado em plástico ABS ou alumínio fundido, dependendo da variante selecionada.
Este dispositivo de alarme contra incêndios é capaz de suportar condições climáticas adversas, como sol intenso, chuva e ventos fortes.
Como é feita a instalação do acionador de alarme de incêndio?
A instalação do acionador de alarme de incêndio depende do modelo específico e das instruções do fabricante, mas sempre deve levar em consideração as diretrizes da Norma ABNT NBR 17240/2010.
Segundo as regras de segurança, o dispositivo deve ser instalado onde há fluxo e trânsito de pessoas, a uma altura de 0,90 m a 1,35 m do piso, e a cor do acionador deve ser vermelha
É necessário ainda que ele esteja posicionado a uma distância máxima de 30 m de qualquer ponto do local, a fim de que uma pessoa consiga alcançá-lo rapidamente de qualquer lugar.
O acionador alarme de incêndio também deve ser conectado ao sistema de alarme contra incêndios para que os sinalizadores sejam ativados.
Após a instalação, é fundamental testar o sistema de alarme para garantir que ele esteja funcionando corretamente.
Quer saber mais sobre o acionador manual de alarme de incêndio? Confira o conteúdo disponibilizado no final da página e aproveite as ofertas exclusivas do Soluções Industriais a seguir!