Anel coletor
O anel coletor é um dispositivo utilizado para suprir ou transmitir energia elétrica entre fontes fixas e partes rotativas de máquinas, equipamentos ou sistemas. Essa capacidade faz com que o componente seja muito instalado em motores elétricos, geradores, turbinas, etc. Quer conhecer mais funções e usos comuns do acessório? Então, confira os tópicos abaixo!
- O que é e para que serve o anel coletor?
- Onde o anel coletor pode ser instalado?
- Como o anel coletor pode ser fixado?
O que é e para que serve o anel coletor?
O anel coletor é um dispositivo utilizado para suprir ou transferir energia elétrica de uma fonte estacionária (fixa) para uma parte rotativa de uma máquina ou sistema, podendo proporcionar uma segurança tão eficiente quanto a de uma arruela lisa.
Ele consiste em um conjunto de anéis eletrificados, geralmente de bronze, cobre ou outro material metálico condutor, e isolamento de resina epóxi.
Esse revestimento tem a função de proteger os acessórios arredondados contra desgastes e interferências externas, algo similar a função de uma placa de borracha em diversas instalações.
A capacidade elétrica combinada com a proteção contra desgastes faz com que o anel do coletor seja ideal para permitir a rotação contínua de um componente sem riscos de perdas de potência.
Como funciona um anel coletor?
O funcionamento do anel coletor se baseia na condução elétrica por meio dos anéis eletrificados, que são conectados a uma fonte de energia estacionária.
À medida que a parte rotativa do equipamento gira, os anéis permitem a transferência contínua de eletricidade.
Essa transferência ocorre de forma eficiente devido ao contato deslizante entre os anéis e escovas condutoras, fixadas com uma arruela de silicone no componente rotativo.
Onde o anel coletor pode ser instalado?
O anel coletor é muito utilizado em sistemas elétricos rotativos, como motores elétricos, geradores e outros equipamentos similares. Eles são responsáveis pelo funcionamento de diversos itens, como:
- Mesas e plataformas giratórias: utilizado para permitir a rotação contínua ou limitada desses dispositivos para diversas atividades;
- Máquinas industriais: integrado em máquinas que necessitam de movimentos giratórios extremamente precisos, como máquinas-ferramenta;
- Embarcações: utilizado em enroladores de cabos elétricos para descarregadores de navios e garantir a transmissão frequente de eletricidade para várias partes do meio de transporte;
- Veículos automotivos: empregado em sistemas que exigem a transmissão de energia elétrica enquanto o veículo está em movimento, como em volantes elétricos;
- Equipamentos de movimentação de cargas: utilizado em guindastes, empilhadeiras e outros equipamentos similares para fornecer energia elétrica durante os movimentos de elevação e deslocamento;
- Sistema de transmissão de energia elétrica: aplicado em sistemas que requerem transmissão de energia elétrica rotativa, como turbinas eólicas;
- Equipamentos de transmissão de dados: inserido em dispositivos que demandam rotação constante, como câmeras de vigilância, radares e antenas, sempre acompanhado de uma arruela de borracha;
- Parques de diversões: integrado em atrações que envolvem movimentos rotativos, como carrosséis e rodas-gigantes, proporcionando alimentação elétrica aos dispositivos presentes nestas estruturas.
Além das aplicações mencionadas, o anel do coletor pode ser encontrado em ferramentas elétricas, dispositivos robóticos, estações de tratamento de água e efluentes, equipamentos de áudio, gruas, etc.
Como o anel coletor pode ser fixado?
O anel coletor pode ser fixado utilizando chaveta ou parafuso, dependendo das necessidades específicas do projeto e das características do equipamento.
Ambos os métodos podem ser eficazes, e a escolha entre eles dependerá de fatores como a aplicação, o espaço disponível e a preferência do projetista ou engenheiro.
A seguir, serão apresentadas algumas características de cada processo de fixação do anel do coletor:
Fixação com chaveta
Uma chaveta é uma peça plana de metal inserida em ranhuras (rasgos ou fendas) correspondentes no eixo e no anel do coletor.
Esse método de fixação é eficaz para evitar movimentos laterais indesejados e manter a estabilidade do anel em sistemas de alta rotação.
Por isso, a chaveta deve ser escolhida de acordo com as dimensões do equipamento e as cargas de trabalho esperadas.
Fixação com parafuso
Neste processo, a estrutura e o anel do coletor são furados para poder encaixar parafusos, selecionados com base nas condições de operação e nas exigências de carga do sistema.
É comum que essa fixação seja preferível em situações em que é necessário suportar cargas mais pesadas, pois assim, é possível alcançar a eficiência de uma espuma aglomerada, comparativamente.
Caso haja dúvidas entre a fixação com chaveta ou parafuso, o ideal é consultar um especialista no segmento, como os parceiros do Soluções Industriais!
Referência no mercado B2B, nossa plataforma reúne os melhores fornecedores do mercado para você comprar o anel coletor ideal para o seu sistema. Solicite agora mesmo um orçamento!
Você também pode obter mais detalhes sobre o anel do coletor no conteúdo disponibilizado no final desta página. Confira!