Bacia Sanitária
A bacia sanitária é muito mais do que um item ligado à higiene. Sua instalação adequada proporciona um consumo consciente de água e até aprimora a estética dos banheiros, ao combinar com as pias, luminárias e outros elementos. Conheça melhor suas principais vantagens, características e modelos disponíveis no mercado conferindo os tópicos listados abaixo!
- O que é e para que serve a bacia sanitária?
- Vantagens da bacia sanitária
- Tipos de bacia sanitária
- Cuidados com a bacia sanitária
O que é e para que serve a bacia sanitária?
A bacia sanitária, também conhecida como vaso sanitário, é a estrutura responsável pela coleta e descarte dos resíduos humanos.
No entanto, sua importância vai além dos aspectos ligados à higiene, e abrangem inclusive questões de estética dos banheiros.
Focando na parte funcional, as bacias são acompanhadas por uma caixa que armazena a água usada nas descargas.
O mecanismo para caixa acoplada, conjunto de peças presente nessas caixas, regula a quantidade de água destinada ao processo assim que o botão de descarga é acionado.
Ainda vale mencionar o miolo de registro, componente responsável por controlar a pressão da água que chega ao sistema de descarga.
Vantagens da bacia sanitária
As vantagens mais importantes da bacia sanitária estão explicadas em detalhe nos tópicos a seguir:
Eficiência hídrica
Muitas bacias sanitárias modernas são projetadas com tecnologias que visam a eficiência no consumo de água.
Mecanismos de descarga dupla e sistemas de economia de água contribuem para a preservação desse recurso vital.
Design ergonômico
Os modelos mais recentes de bacias sanitárias são projetados levando em consideração o conforto do usuário.
Altura adequada, formato anatômico e assentos termofixos são características que proporcionam uma experiência mais agradável, como, por exemplo, uma bacia sanitária acoplada ou uma bacia sanitaria convencional.
Depois de conhecer os benefícios mencionados, é interessante saber quais são os tipos mais comuns de bacia:
Tipos de bacia sanitária
A bacia sanitária pode ser classificada de diferentes maneiras, incluindo pelo modo de saída da água, seu formato e tonalidade:
Saída da água
Em relação à saída de água, o vaso sanitário convencional pode apresentar duas opções principais: saída horizontal ou vertical.
O modelo com saída horizontal é conhecido como bacia suspensa, e se apresenta como a solução ideal para instalações em subsolos ou locais abaixo do nível da rede pública de coleta de esgoto.
Além disso, a bacia suspensa garante um visual mais amplo para o banheiro, pois diferentemente da bacia sanitária com caixa acoplada, é instalada com a caixa embutida na parede.
Por ela estar presa apenas à parede, elimina os cantos que acumulam sujeira, comuns nas bacias tradicionais, simplificando a limpeza do ambiente.
Já a bacia tradicional se destaca por ter uma instalação rápida e processos de manutenção mais simples.
Formato do vaso
Outro aspecto importante no momento da escolha da bacia sanitária é o formato, que varia entre o arredondado, quadrado, oval ou retangular.
É sempre importante observar o estilo dos demais itens do banheiro para selecionar o design de vaso que mais harmoniza com o ambiente.
Tonalidade da bacia
As tonalidades quando se trata de bacias sanitárias também desempenham um papel fundamental na decoração do banheiro.
Tons claros e neutros, como branco, bege e cinza claro, são os mais usuais e indicados para banheiros pequenos, pois proporcionam uma sensação de amplitude.
No entanto, para quem deseja um toque de modernidade, o vaso sanitário preto pode criar um visual intrigante em um banheiro todo escuro ou em contraste com revestimentos brancos presentes em uma luminária de LED ou torneira para lavatório, por exemplo.
Mesmo que já se tenha experiência na compra de bacias sanitárias e nos critérios citados, sempre vale a pena consultar um fornecedor de confiança antes de fechar negócio.
Quer encontrar os maiores especialistas no assunto em um só lugar? Solicite seu orçamento no Soluções Industriais agora mesmo!