Balanças
Balanças são equipamentos diversificados e perfeitos para diferentes tipos de atividades.Saiba mais sobre esse item no artigo a seguir.
- Como funcionam as balanças?
- Tipos de balanças
- Alguns conceitos básicos para entender sobre as balanças
Como funcionam as balanças?
Você sabia que a balança de peso é o instrumento de medidas mais antigo já utilizado pelo homem? Esse fato nos mostra a importância que esse item, aparentemente simples, possui em nossas vidas.
Voltando um pouco no tempo, as primeiras balanças eram construídas a partir de uma barra que possuía pratos em suas extremidades. Com o avanço da tecnologia, hoje temos a balança digital que podemos utilizar na bancada da cozinha de nossas casas.
Dito isso, são diversas as opções de implementação desse equipamento, isso porque existem diferentes tipos de balança, cada uma para um propósito específico e que atende ramos distintos.
É comum encontrar no dia a dia a balança bioimpedância, a balança de banheiro e a balança de alimentos que tornam nossos processos diários muito mais práticos. Seja para pesar algum ingrediente ou verificar nossa saúde em procedimentos médicos.
Seu funcionamento, no caso das balanças eletrônicas, se dá na relação entre a flexão da mola e a massa do objeto que está sendo medido.
A partir disso ocorre o seguinte cálculo para se chegar ao resultado:
F = K . x
K: constante elástica da mola
x: deslocamento sofrido pela mola ao ser comprimida
Essa operação é baseada na Lei de Hook, formulada em 1678 pelo cientista inglês Robert Hooke.
O cálculo determina que: ao se colocar um objeto na balança, ela é submetida ao peso desse objeto, fazendo com que a mola sofra uma flexão x.
Isso faz com que ocorra a rotação do disco codificado que ativa os detectores fotoelétricos pelas ondas luminosas. Esses discos, correspondem a um valor da massa dos materiais colocados sobre ela.
Apesar de ser mais comum encontrar balanças eletrônicas, compostas por microprocessadores, elas também são classificadas por mecânicas, construídas com molas, e híbridas que são uma junção das duas anteriores.
Esse complexo funcionamento é o que dá vida a esse equipamento tão utilizado por diferentes áreas, seja no mercado de bairro, transportadoras e até laboratórios médicos para medição de materiais químicos.
Tipos de balanças
Após conhecer um pouco mais do funcionamento das balanças, chegou a hora de saber quais são os diferentes tipos presentes no mercado.
Vale lembrar que cada tipo de balança possui um propósito definido, por esse motivo é necessário ter em mente qual o objetivo da sua empresa antes de investir em um equipamento como esse.
Balança analítica
Conhecida também como balança de precisão, possui um uso ligeiramente mais restrito para determinar massas em análises químicas, determinação de quantidade absoluta ou relativa.
Geralmente é utilizada em laboratórios e por ser mais técnica demanda que o operador possua experiência.
Além disso, pode ser utilizada para:
- Preparo de amostra e padrão;
- Formulação;
- Pesagem diferencial;
- Determinação de densidade;
- Testes de rotina da pipeta.
Balança comum
Também conhecida como balança digital comercial, esse tipo de balança faz parte de nosso cotidiano, seja no comércio onde compramos nossas conveniências ou até mesmo em farmácias.
É habitual encontrar esse tipo de balança com impressão de etiqueta acoplada, para que seja impresso as informações de alimentos, por exemplo, quando vamos ao mercado.
Fazendo parte dessa categoria, também está a balança de fluxo que faz o cálculo de produtos a granel.
Balança industrial
A balança industrial foi desenvolvida para medir cargas com grande volume. Com ela é possível realizar as medidas com maior eficiência e rapidez.
Com ela as indústrias conseguem realizar a pesagem de: materiais, paletes, ensacadeiras, entre outras. Tornando todo o processo muito mais prático. Na indústria é comum encontrar a balança tendal, balança para big bag e a balança para gado, cada uma criada para atender diferentes tipos de serviço.
Balança rodoviária
Essa balança tem como objetivo a medição de pesos das cargas que são transportadas por veículos. Isso ocorre para que não seja preciso locomover todo material que está armazenado dentro desses locais.
Balança Digital
A balança digital talvez seja a mais comum em nossas vidas, isso pois ela está inserida em nossa rotina de diversas formas.
Balança digital: por que ter uma em casa e quais são as suas vantagens?
Esse tipo de equipamento é essencial para verificar o peso dos nossos familiares.
Além disso, existem versões compactas que auxiliam na hora de cozinhar receitas que demandam medidas exatas dos ingredientes, como a balança de cozinha e a balança de precisão
Vale ressaltar que, para fazer uso dessa balança não é necessário estudo prévio, suas informações são sempre claras e aparecem diretamente em seu visor digital.
Alguns conceitos básicos para entender sobre as balanças
Para entender de forma geral sobre esses equipamentos, é necessário aprofundar um pouco mais sobre seus conceitos mais básicos.
Tenha em mente que as balanças são determinadas por altos níveis de exatidão e precisão em testes analíticos e análises quantitativas.
As balanças operam por meio de massa e peso, elas precisam dessas informações para entregar os resultados necessários. Vamos entender melhor cada configuração:
Massa: unidade constante que de matéria que um objeto possui, é sempre a mesma e suas unidades mais comuns são quilograma e grama.
Peso: força com que a massa é atraída para o centro gravitacional de um objeto, é variável com a posição na superfície do planeta e influenciável.