Bobina de aço
A bobina de aço oferece a resistência e flexibilidade necessárias para indústrias dos mais variados segmentos. Encontrados em diferentes tamanhos e espessuras, esses rolos de chapas metálicas ainda podem passar por processos químicos para evitar corrosão e oxidação, por exemplo. Conheça os principais benefícios e tipos desse item conferindo os tópicos abaixo!
- O que é a bobina de aço?
- Benefícios da bobina de aço
- Tipos de bobina de aço
- Aplicações da bobina de aço
O que é a bobina de aço?
A bobina de aço é produzida em diferentes tamanhos e espessuras e pode ser processada de várias formas para se adequar às necessidades do cliente.
Para exemplificar, esse tipo de rolo metálico pode receber cortes em comprimentos específicos ou tratamentos térmicos para alterar suas propriedades.
Por esse motivo, a bobina aço é amplamente utilizada em diversos segmentos industriais, como na construção civil, para o desenvolvimento de várias estruturas e equipamentos.
Devido ao seu tamanho e peso, as bobinas de aço costumam ser transportadas por caminhões ou trens de carga e, dentro das fábricas, são carregadas por empilhadeiras ou guindastes.
Vale ressaltar que a segurança é uma preocupação importante durante todo o processo de manuseio e locomoção do metal ou com uma bobina de inox.
Portanto, é importante que apenas profissionais capacitados e com as ferramentas adequadas realizem essas ações.
Benefícios da bobina de aço
Além de sua versatilidade, a bobina de aço destaca-se por assegurar outros benefícios. Os principais são:
- Resistência e durabilidade: A bobina aço resiste à corrosão e a danos causados pela maresia e pelo fogo, o que torna seu envelhecimento muito lento e permite que ela seja guardada inclusive ao ar livre;
- Cumprimento das normas regulamentadoras: Fabricantes de aço responsáveis cumprem rigorosas normas de qualidade, o que garante que os materiais exerçam suas funções com excelência;
- Economia: Diferentemente de outros metais, o aço pode ser produzido em larga escala. Essa característica faz com que seu custo seja vantajoso;
- Reciclabilidade: Além de ser 100% reciclável, o aço pode ser reutilizado quantas vezes forem necessárias;
- Segurança: Mais pesados que as bobinas plásticas e de outras composições, os rolos de aço não são facilmente furtados, já que a ação requer muito esforço.
Tipos de bobina de aço
As bobinas de aço são encontradas em três tipos principais: aço inoxidável, aço carbono e aço galvanizado.
Explicando brevemente cada um, a bobina de aço inox, material conhecido por sua alta resistência, é produzida a partir de processos que utilizam calor ou frio para moldar as chapas.
Normalmente, o item é usado em tanques, reatores, tubos, caixas de correspondência, pias de cozinha e elevadores, por exemplo.
Assim como os rolos de aço inox, as bobinas de aço carbono são compostas por placas finas enroladas a partir de processos quentes ou frios.
Na maioria das vezes, o procedimento a quente é utilizado para compor as estruturas de maquinários agrícolas, automóveis e equipamentos eólicos.
Enquanto isso, os produtos desenvolvidos a frio geralmente apresentam uma espessura de, no máximo, 5 mm, e podem ser soldados ou pintados durante atividades de moldagem, prensagem e dobragem.
Já a bobina aço galvanizado é popular por passar por um “banho químico” de zinco, que eletrolisa suas camadas e garante maior eficiência a diversos elementos naturais e artificiais. Por isso, ela costuma ser usada em sistemas de ventilação e painéis.
Aplicações da bobina de aço
Além das aplicações citadas no tópico anterior, há muitas outras possibilidades de uso quando o assunto é a bobina de aço.
Por exemplo, o produto é parte da fabricação de capelas de manipulação de medicamentos e uma infinidade de recipientes na indústria farmacêutica.
Já no ramo da construção civil, a bobina de aço auxilia na confecção de coberturas, acabamentos e revestimentos em obras de grande porte, como edifícios e estádios de futebol.
Pontes, torres de transmissão e suportes para diversas estruturas também são normalmente construídos com o material da bobina aço, já que precisam apresentar resistência contra terremotos e outros fenômenos naturais.
Por sua vez, as serralherias utilizam a bobina de aço para a fabricação de portas, portões, janelas e elementos de decoração.
Na indústria naval, o aço é um importante componente dos cascos de embarcações e plataformas de petróleo.
E até mesmo fabricantes de açúcar e álcool beneficiam-se da bobina aço para obterem tanques e galpões metálicos que armazenem suas produções com segurança. Sem contar que as esteiras transportadoras de cana são formadas por aço carbono, inox e galvanizado.
Apesar de ser geralmente associada ao meio industrial, a bobina de aço também está muito presente no dia a dia de empresários e donas de casa.
Isso porque o material é usado na fabricação de equipamentos eletrônicos de uso comum, como celulares, televisores e computadores, além de embalagens para alimentos e bebidas.
Quer encontrar os melhores preços da bobina aço? Solicite um orçamento no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis de nossos parceiros!
Mas caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!