bombas de pistão
As bombas de pistão utilizam conversões de energia mecânica em hidráulica para auxiliar em diversas atividades pesadas. Comumente presentes em processos industriais e agrícolas, esses componentes de deslocamento positivo suportam altos níveis de pressão e apresentam longa vida útil. Conheça melhor suas principais vantagens conferindo os tópicos abaixo!
- O que são as bombas de pistão?
- Como funcionam as bombas de pistão?
- Modelos de bombas de pistão
- Manutenção das bombas de pistão
O que são as bombas de pistão?
As bombas de pistão são essenciais em sistemas de bombeamento hidráulico que auxiliam máquinas pesadas, como tratores, escavadeiras e pulverizadoras, além de equipamentos industriais.
Convertendo energia mecânica em hidráulica, a bomba pistão consegue proporcionar maior facilidade na movimentação de componentes desses itens, acelerando os procedimentos realizados por agricultores e trabalhadores de indústrias de maneira geral.
As bombas de pistão ainda possuem alta resistência e uma longa vida útil, assim como a bomba vibratória, por exemplo.
Além disso, a bomba pistão está disponível em diferentes materiais, de resina epóxi a aço, a fim de adaptar-se às preferências e demandas de cada cliente.
Por fim, o pistão é uma peça facilmente reparada ou substituída, o que facilita os processos de manutenção.
Outras aplicações das bombas de pistão
As bombas de pistão também atuam em diferentes situações que exigem a aplicação de muita força, como processos de cortes feitos por jatos de água, manuseio de materiais pesados, perfuração de poços e elevação de grandes máquinas.
A capacidade de realizar funções como essas de forma eficaz torna o equipamento útil em trabalhos de mineração, exploração de petróleo, militares e navais, entre outros.
Como funcionam as bombas de pistão?
A bomba a pistão é formada por pistões com sapatas, engrenagens, placas de deslizamento e orifício, mola e um tambor de cilindro.
Basicamente, a operação de uma bomba com essa tecnologia ocorre a partir de movimentos alternados dos pistões no interior do tambor cilíndrico, que rotaciona.
Por sua vez, as sapatas dos pistões percorrem a placa de deslizamento, cuja superfície não acompanha a rotação do tambor.
Esse conjunto de ações faz com que os pistões entrem e saiam do bloco do cilindro, alterando o volume do líquido em seu interior.
Durante o processo, a placa de orifício, fixada na extremidade oposta do cilindro, faz a separação do fluido que deve sair do bloco.
Alguns modelos de bomba pistão ainda contam com controladores, responsáveis por dosar a quantidade de líquido bombeado, que pode ser água, óleo, produtos químicos, entre outros, e definir os momentos em que os processos acontecerão.
Modelos de bombas de pistão
Existem diversos modelos de bombas de pistão disponíveis no mercado. Entre os principais, destacam-se:
- Radial: A bomba de pistão radial cria altos níveis de pressão, sendo confiável principalmente para testes de plataforma e geração de energia;
- Axial: Modelo mais comum em indústrias de diversos segmentos, esta bomba empurra o fluido a partir de um movimento espiral e pode operar em temperaturas que ultrapassam os 100°C;
- Pistão em linha: Recomendada para controlar grandes fluxos de líquidos, é perfeita para atividades que envolvem pressurização de água;
- Desentupidor: A bomba pistão desentupidor apresenta um formato cilíndrico e se destaca por sua eficiência em processos de lavagem por pressão e osmose reversa;
- Eixo dobrado: A bomba do tipo eixo dobrado opera com rotações extremamente rápidas e uma alternância de ângulos muito flexível.
Manutenção das bombas de pistão
A manutenção das bombas de pistão inclui a avaliação individual de todas as peças, além de um teste de funcionamento quando o equipamento for remontado, a fim de verificar se os parâmetros necessários para suas aplicações foram atingidos.
Vale ressaltar que a revisão periódica da bomba pistão deve ser realizada apenas por profissionais treinados para este fim, já que as atividades às quais o produto é submetido exigem alta precisão e um mínimo erro pode resultar em grandes prejuízos financeiros.
Por isso, no momento de contratar uma empresa para a manutenção, é fundamental certificar-se sobre sua especialização no ramo e perguntar sobre o prazo da garantia oferecida.
Quer encontrar os melhores fornecedores e prestadores de serviços do segmento? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis de nossos parceiros!
E caso deseje mais informações sobre o dispositivo, leia o conteúdo disponibilizado para você no final da página!