Bucha De Borracha
A bucha de borracha serve para amortecer vibrações, absorver choques, reduzir o atrito e evitar o contato entre peças metálicas, isolar componentes de altas temperaturas, entre outras funções. Por isso, ela é muito utilizada em sistemas mecânicos, veículos, máquinas industriais e equipamentos agrícolas. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre o item!
- O que é e para que serve uma bucha de borracha?
- Composição e aplicação da bucha de borracha
- Vantagens e características da bucha de borracha
O que é e para que serve uma bucha de borracha?
A bucha de borracha é uma peça técnica que apresenta propriedades que ajudam a reduzir a transmissão de impactos e ruídos entre as partes do sistema.
Ao serem inseridos em um furo ou orifício, esses acessórios proporcionam uma conexão estável entre as peças, pois absorvem as forças de tração, compressão e torção, como em uma
proteção sanfonada para cilindros .
As funções da bucha borracha também incluem:
- Isolamento de vibração: As buchas de borracha são projetadas com propriedades elastoméricas específicas, que permitem a dissipação eficiente de energia vibratória;
- Amortecimento de choque: Em aplicações sujeitas a impactos e cargas súbitas, as buchas de borracha atuam como amortecedores, pois absorvem a energia do impacto e protegem as peças envolvidas;
- Flexibilidade: A bucha borracha é usada como elemento de conexão flexível entre diferentes componentes. Isso porque ela permite uma movimentação relativa controlada, da mesma forma que peça de silicone, compensando pequenos desalinhamentos e variações dimensionais;
- Isolamento elétrico: Em alguns casos, a bucha borracha pode ser utilizada para isolar eletricamente diferentes partes de um sistema, a fim de evitar a passagem de corrente elétrica indesejada.
Além disso, as buchas de borracha podem fornecer vedação contra vazamentos, resistência a produtos químicos e atenuação de ondas sonoras, dependendo do tipo de material utilizado.
Dessa forma, elas ajudam a evitar folgas excessivas, vibrações indesejadas e o desgaste prematuro dos componentes do sistema.
Composição e aplicação da bucha de borracha
A bucha de borracha é geralmente fabricada com borracha sintética ou natural, combinada com aditivos específicos para aprimorar suas propriedades mecânicas.
Dessa forma, a composição exata pode variar de acordo com a aplicação e os requisitos específicos de desempenho do sistema.
Apesar disso, existem algumas borrachas mais comumente usadas, como o neoprene, o silicone, a nitrílica, o estireno butadieno (SBR) e a EPDM, materiais que também são utilizados na fabricação do coxim de borracha e outros vedantes.
No que se refere às aplicações da bucha borracha, é possível citar diversos segmentos que fazem uso dessa peça, como a indústria automotiva e a de máquinas industriais.
Isso porque é comum ter buchas em suspensões de veículos, sistemas de escapamento, acoplamentos de motores, amortecedores e suportes de motor.
Além disso, a bucha de borracha pode ser utilizada na construção civil, para fixar elementos estruturais, como vigas, trilhos e dutos, e no uso doméstico, especialmente em eletrodomésticos e móveis.
Vantagens e características da bucha de borracha
A bucha de borracha oferece uma série de vantagens relacionadas às propriedades do material utilizado em sua fabricação.
Quando confeccionada com borrachas naturais, por exemplo, a bucha é capaz de resistir a temperaturas que variam entre -30ºC e 80ºC, sem comprometer sua integridade física.
Já a bucha borracha SBR, que é o modelo de borracha sintética mais utilizado no mercado, é capaz de suportar temperaturas de até 100ºC.
Além disso, existem opções conhecidas por apresentarem resistência a combustíveis, óleos e líquidos em geral, características essenciais em sistemas hidráulicos junto como para uma bucha de borracha para eletroduto
.
De modo geral, as vantagens proporcionadas pela bucha borracha são:
- Flexibilidade e adaptabilidade;
- Resistência contra ácidos, óleos, graxa, solventes, combustíveis, enxofre e aditivos e produtos abrasivos;
- Resistência a ozônio e oxigênio;
- Facilidade de instalação e substituição;
- Resistência mecânica;
- Baixa tendência a inflamar.
Além de suas propriedades técnicas, as buchas de borracha são geralmente mais econômicas em comparação com outros materiais de isolamento e absorção de vibração.
Isso torna os acessórios uma escolha popular para empresas que buscam uma solução eficiente e acessível para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil de seus equipamentos como uma
ventosa de borracha.
Cabe ressaltar que, dependendo do material utilizado, a bucha borracha pode apresentar diferentes características físicas, que costumam ser mais vantajosas do que outras para determinadas aplicações.
Por isso, é importante adquirir um modelo de bucha compatível com a aplicação para aproveitar ao máximo as propriedades do componente.
Quer saber mais informações sobre a bucha borracha? Confira o conteúdo disponibilizado no final da página!
Você também pode comparar preços e tirar dúvidas com os fornecedores do Soluções Industriais! Solicite um orçamento rápido e gratuito e aproveite as ofertas a seguir