Caldeirão industrial
O caldeirão industrial pode ser usado para uma variedade de propósitos. Com toda sua complexidade, servem para todo tipo de negócio, desde derreter metais até no processo de cozimento, permitindo que vários itens sejam cozidos de uma só vez.
Acompanhe o conteúdo e entenda para que serve o caldeirão industrial, suas vantagens, onde usar, seus principais modelos e ainda dicas para montar uma cozinha industrial!
- Para que serve o caldeirão industrial
- Vantagens do caldeirão industrial
- Características do caldeirão industrial
- Onde usar o caldeirão industrial?
- Principais modelos de caldeirão industrial
- Diferença de caldeirão industrial com tampa americana e autoclavada
- Dicas para quem quer montar uma cozinha industrial
Para que serve o caldeirão industrial
O caldeirão industrial é um recipiente de grande capacidade para cozinhar em uma cozinha industrial.
Geralmente é feito de aço inoxidável e tem cantos arredondados para facilitar a limpeza, em que sua capacidade pode ser de 50 litros a 1000 litros.
O uso mais comum do caldeirão industrial é cozinhar sopa, ensopado ou molho. A comida cozida nos caldeirões pode ser mantida aquecida por muito tempo, por isso também é adequada para restauração.
Além disso, o uso de um caldeirão industrial a gás também pode acelerar o processo de cozimento usando vapor ou água quente para pré-aquecer os ingredientes antes de cozinhar.
Vantagens do caldeirão industrial
Entre as vantagens do caldeirão industrial, destacamos as principais:
- O caldeirão industrial tem as características de alta eficiência térmica, aquecimento rápido e economia de energia;
- O material do caldeirão é de aço inoxidável, que não enferruja facilmente e tem uma longa vida útil;
- O fundo do caldeirão industrial é aquecido por vapor ou eletricidade, que pode ser usado para estofar, ferver, fritar e outros métodos;
- O corpo da panela do caldeirão industrial é engrossado e o efeito de preservação do calor é bom, o que pode economizar tempo e trabalho.
Características do caldeirão industrial
O caldeirão industrial é composto por:
- Material: aço inoxidável 304, painel de aço 201;
- Tampa da válvula e do tipo de botão;
- Superfície brilhante, fácil de limpar;
- Resistência à temperatura -20-300 ℃;
- Bom desempenho de segurança e estanqueidade (válvula de alívio de pressão automática/válvula termostática);
- Forte adaptabilidade a diferentes fontes de energia (gás natural/gás butano/GLP).
Onde usar o caldeirão industrial?
Podendo ser usado em hotéis, restaurantes, cantinas, cozinhas escolares, etc. Se você planeja montar uma cozinha industrial, precisará de pelo menos um panelão industrial.
Devido sua grande capacidade de armazenamento e seu cozimento, uma caldeira industrial para cozinha é mais usada em indústrias alimentícias de cozimento, ou em grandes restaurantes, e também para o derretimento de matérias primas.
Principais modelos de caldeirão industrial
Existem muitos fabricantes de caldeirão industrial, onde é produzido em 3 diferentes modelos, de acordo com o combustível a ser utilizado e os diversos modelos.
Os principais modelos do mercado são:
Autogerador de vapor
Um modelo mais convencional, esse tipo de caldeirão industrial, é gerado um vapor por meio do aquecimento que fica entre a parte externa e interna do equipamento.
Na parte externa existe um isolamento térmico para evitar acidentes, com uma tampa com fechamento americano ou autoclavada.
Vapor Direto
Usado apenas em ambientes que possuam o equipamento caldeiras a vapor, esse tipo produz vapor por meio do aquecimento de água.
Esse modelo de caldeira industrial para cozinha, é mais usado para alimentar maquinários da indústria e na produção dos alimentos.
Um de seus benefícios está relacionado ao não precisar ligar o equipamento antes da utilização, já que o vapor já chega ao caldeirão na temperatura certa.
Sua tampa possui um fechamento americano ou autoclavada e funcionamento a vapor por caldeira externa.
Chama Direta/Estático
Comparando com os modelos anteriores, esse equipamento é a economia de água, pois não possui camisa e nem precisa gerar vapor.
Com isso, é possível realizar os processos de cozimentos, selagem, refogados e frituras, porém com menor rendimento e com risco de grudar no fundo do caldeirão.
Fluído térmico
Já nesse modelo de caldeira industrial para cozinha, seu diferencial é ser composto por parafina térmica substituindo a água da camisa.
Seu custo-benefício é considerado o melhor, considerando o fato de seu tempo de cozimento ser reduzido e permitir executar os processos de selagem, refogados, frituras e cozimentos numa mesma operação.
Alguns caldeirão industrial são compostos por diferentes materiais:
- Caixa de inox;
- Cobre;
- Ferro fundido;
- Elétrico.
Diferença de caldeirão industrial com tampa americana e autoclavada
Cada caldeirão industrial possui dois tipos de fechamento, que são fixadas ao caldeirão e funcionam de maneira articulável.
Tampa Americana
O vapor gera pressão apenas dentro da camisa, fazendo com que seu fechamento seja parecido ao de uma panela normal, e por isso são indicados para cozimento de alimentos moles.
Tampa Autoclavada
Nesse caso, o vapor gera pressão dentro da camisa e da parte interna do caldeirão.
Seu tipo de fechamento é hermético, igual uma panela de pressão, por isso é indicado para cozimento de alimentos duros.
Dicas para quem quer montar uma cozinha industrial
A cozinha industrial é ideal para restaurantes usando uma caldeira cozinha industrial, mas mais que isso, também é própria para qualquer tipo de negócio, já que sua função é fazer com que a preparação de alimentos seja mais rápida do que em uma cozinha tradicional.
Tais como:
- Restaurantes
- Marmitarias
- Alimentos industrializados
- Lanchonetes
- Hospitais
- Empresas de congelados
- Buffet
- Self-service
- Etc.
A cozinha industrial é um espaço geralmente grande e bem equipado para a preparação de refeições em grande quantidade.
Possuir uma caldeira de cozinha industrial será de grande diferença para os preparos dos alimentos já que o caldeirão trará mais eficácia e rapidez no preparo dos alimentos em massa.
Para empreendimentos que utilizarem o gás liquefeito de petróleo (GLP), deve ser construído um abrigo coberto e protegido para os botijões, como uma caixa de hidrante inox em local aberto e com ventilação natural em local seguro e longe da edificação, devem seguir a NBR-14.518 – para exaustão, insuflamento e ar condicionado.
Em ambientes industriais, a cozinha pode se tornar um centro de produção de alimentos para venda, onde os pratos são feitos em larga escala e/ou embalados para distribuição.
Nesses casos, os cuidados com higiene e as normas regulatórias devem ser redobrados, assim como o investimento em equipamentos adaptados às necessidades do negócio, como uma caixa de gordura inox.
Outros pontos importantes são:
- Documentação
- Estrutura física, como a presença de um ralo sifonado inox industrial
- Utensílios necessários
- Triagem de recebimento
- Abrigo de gás
- Reservatório de água