Câmaras frigoríficas
As câmaras frigoríficas são recomendadas para todos os tipos de setores que precisam realizar a refrigeração de produtos, mantendo um controle de temperatura preciso. No mercado nacional, o equipamento pode ser encontrado em diferentes especificações técnicas e tamanhos, a fim de ajustar-se a diferentes demandas. Navegue pelos tópicos abaixo e saiba mais informações!
O que são e como funcionam as câmaras frigoríficas?
As câmaras frigoríficas são ambientes especialmente projetados com o objetivo de manter uma temperatura extremamente baixa.
Atualmente, existem inúmeras aplicações para os equipamentos, a fim de garantir a segurança e a qualidade dos bens armazenados.
Por exemplo, eles são usados em diversos setores industriais e comerciais para guardar alimentos, medicamentos, bebidas, substâncias químicas e outros produtos que requerem temperatura controlada.
Além disso, as câmaras frigoríficas podem ser destinadas para guardar órgãos que serão transplantados ou estudados, mantendo-os conservados.
Com relação a estrutura, a câmara é tipicamente construída com paredes espessas e isolamento térmico, que asseguram uma melhor eficiência energética.
Uma combinação de compressores, condensadores e evaporadores é usada para gerar condições refrigeradas no interior.
Muitas vezes, elementos de aquecimento são usados para evitar que a temperatura interna desça abaixo do nível desejado e, consequentemente, congele os produtos.
Nesses casos, sistemas de monitoramento avançados são usados para registrar a temperatura dentro das câmaras frigoríficas, evitando qualquer problema com os armazenamentos.
Por fim, as câmaras frigoríficas são essenciais para garantir que produtos sensíveis sejam mantidos em condições seguras durante todo o processo de armazenamento.
Diferença entre as câmaras frias e câmaras frigoríficas
Embora sejam muito confundidas, as câmaras frias e as câmaras frigoríficas apresentam muitas diferenças quando comparadas.
Enquanto a primeira é usada para armazenar congelados, ou seja, com temperatura abaixo de 0°C, a segunda serve para produtos refrigerados, com temperaturas ligeiramente mais altas.
Uma outra diferença entre as duas é que os equipamentos frigoríficos costumam apresentar tecnologia mais avançada, com dispositivos eletrônicos capazes de controlar o clima.
Por esse motivo, eles costumam ter um custo de instalação mais alto, pois têm componentes complexos e precisam de cuidados adicionais para manter sua performance.
Independentemente de qual seja o modelo escolhido, tanto a câmara fria quanto a frigorífica precisam passar por processos periódicos de manutenção.
Em suma, a realização das vistorias permitirão armazenamentos mais seguros, bem como a diminuição de custos com troca de peças ou produtos estragados.
Se você ficou interessado nas câmaras frigoríficas e quer saber onde encontrar equipamentos de altíssima qualidade, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e descubra o que existe de melhor no segmento!