Câmera de segurança cftv
Caracterizada como uma das formas mais eficientes de realizar o monitoramento remoto de determinadas áreas, a instalação da câmera de segurança CFTV, ou CCTV, como é conhecido por seu nome em inglês, vem ganhando cada dia mais espaço no mercado.
Sigla utilizada para descrever o Circuito Fechado de Televisão (Closed Circuit Television), o sistema caracteriza-se como um conjunto de equipamentos capazes de garantir um serviço de segurança por meio de imagens.
Encontrada em diversos modelos, como é o caso das câmeras profissionais, bullet, dome e speed dome, bem como com diversas funcionalidades, como sensores infravermelhos, LED, zoom e campos de visão, o dispositivo pode ser destinado tanto para áreas externas quanto internas.
Por essa razão, é comum que a instalação da câmera de segurança CFTV possa ser feita em casas, edifícios, áreas comerciais, indústrias, empresas, escolas, quadras e campos esportivos, aeroportos, bancos, dentre vários outros locais que desejam potencializar a segurança e diminuir as ocorrências de invasões, roubos e furtos.
Como funciona esse tipo de câmera
Composto por câmeras, cabos e sistemas de gravações, o CFTV funciona por meio da captação de imagens que serão transmitidas em aparelhos televisivos de monitoramento, que podem ser TVs, smartphones, tablets, dentre outros. Visando potencializar ainda mais a segurança, o acesso pode ser feito à distância e em qualquer momento do dia.
Para que isso aconteça, é necessário que haja uma otimizada recepção de sinais, que pode ser conseguida por equipamentos DVR, NVR ou HVR. O primeiro, também chamado de Digital Video Recorder, caracteriza-se por ser um sistema analógico, oferecendo imagens de média qualidade e um custo de aquisição menor.
O segundo, conhecido como Network Video Recorder, é um pouco mais otimizado e caro, visto que permite a captação e reprodução de imagens HD e Full HD, bem como o gerenciamento via IP. Por último, o HVR, ou Hybrid Video Recorders, é um sistema que reúne as características de ambos os modelos, aceitando tanto câmeras analógicas quanto digitais.
É fundamental destacar que a instalação da câmera de segurança CFTV não é feita só para acompanhamento em tempo real, visto que o sistema possibilita a gravação de imagens que podem ser analisadas em outros momentos. Sobre isso, é importante ficar atento ao tempo e capacidade de armazenamento dos arquivos.
Como pode ser feita a instalação desse tipo de câmera
Por se tratar de um aparelho muito simples de manusear, a instalação da câmera de segurança CFTV pode ser feita pelo próprio cliente seguindo o manual de instruções. No entanto, é recomendado que o serviço seja prestado por uma empresa especializada, garantindo uma melhor disposição do aparelho e, consequentemente, uma performance mais otimizada.
Em síntese, a escolha de profissionais experientes permite que seja desenvolvido um estudo mais aprofundado do local em que a câmera deverá ser instalada, possibilitando inclusive a identificação de pontos vulneráveis ou “cegos”, que não podem ser deixados de lado por quem deseja um excelente monitoramento.
Após realizar o estudo do local, é possível encontrar pontos estratégicos para a instalação da câmera de segurança CFTV, permitindo que o sistema possa capturar as imagens adequadamente. Não só isso, o suporte especializado ainda assegura que as configurações dos modelos sejam feitas da maneira correta, impedindo falhas ou problemas com gravações.