Cantoneira De Plástico
A cantoneira de plástico desempenha um papel crucial na proteção de cantos, quinas e arestas, bem como proporciona um acabamento mais estético para o local de instalação. Por esse motivo, a peça é muito utilizada em móveis, paredes, colunas, escadas, piscinas, entre outras áreas. Conheça os principais modelos e vantagens do item conferindo os tópicos abaixo!
- O que é e para que serve a cantoneira de plástico?
- Modelos e aplicações da cantoneira de plástico
- Como instalar uma cantoneira plástica?
- Vantagens da cantoneira de plástico
- Como escolher a melhor cantoneira de plástico?
- Outros tipos de cantoneiras
O que é e para que serve a cantoneira de plástico?
A cantoneira de plástico é um componente utilizado em várias aplicações industriais, comerciais, residenciais e da construção civil.
Sua principal função é fornecer proteção a cantos e arestas, a fim de evitar danos e prolongar a vida útil de objetos e estruturas, como móveis e paredes.
Para que isso seja possível, a cantoneira plástica é fabricada a partir de materiais duráveis e resistentes, como o PVC (policloreto de vinila), o polipropileno e o PPS (polisulfeto de fenileno), assim como um perfil de plástico.
Além disso, uma cantoneira de plástico pode ser combinada com a decoração do local, inclusive com algum nicho de parede fixado em salas ou com a dobradiça para porta.
Modelos e aplicações da cantoneira de plástico
Cada fabricante possui sua própria maneira de classificar uma cantoneira de plástico, variando de acordo com a aplicação, formato e adaptabilidade. Entre as principais opções encontradas, é possível citar:
- Canto externo: Indicada para revestir balcões, janelas, paredes e banheiras, bem como peças de azulejo e cerâmica;
- Canto externo duplo: Modelo com as mesmas funções do anterior, diferenciando-se por ser mais reforçado e, consequentemente, resistente;
- Cantoneira em L: Tem ótimo desempenho em construções, câmaras frias, automóveis climatizados, hospitais e demais espaços que possuem sistemas de refrigeração;
- Arredondada: Bastante solicitada para montagem de stands de feiras, janelas em arco e acabamento de bordas de piscinas;
- Acabamento meia-parede: Diferencia-se dos demais modelos por cobrir o meio de paredes e outras estruturas;
- Cantoneira para gesso, reboco e cimento: Utilizada para evitar a quebra ou surgimento de lascas em superfícies de alvenaria, gesso, reboco e cimento;
- Cantoneira para concreto: Desempenha a mesma função da cantoneira plástica anterior, mas no concreto. Essa opção também é recomendada para a proteção de escadas, pilares e vigas;
- Cantoneira flexível: Sua flexibilidade permite a aplicação em locais que apresentam alto risco de impactos, como estacionamentos e escolas;
- Cantoneira plástica para fita de arquear: Utilizada em conjunto com as fitas de arquear para reforçar a proteção de embalagens.
Além da categorização mencionada, as cantoneiras plásticas podem ser vendidas de acordo com o cômodo em que oferecem maior proteção.
Isso significa que um fornecedor pode rotular a peça como “cantoneira plástica para banheiro” ou “cantoneira plástica para quarto”.
Como instalar uma cantoneira plástica?
Uma cantoneira de plástico pode ficar sobreposta ou embutida na superfície a ser protegida. No primeiro caso, basta aplicar uma cola fixadora no interior da peça e posicioná-la no local da instalação.
Após a colagem, ainda é necessário usar uma fita crepe adesiva para prender o item provisoriamente.
Quando a cola secar (o período deve ser verificado na embalagem do produto), a fita deve ser removida.
Já a cantoneira plástica embutida precisa ser colocada entre uma superfície com acabamento completo e outra ainda coberta por argamassa.
Feito isso, a cantoneira de plástico necessita ser pressionada contra a argamassa e, assim que estiver fixa, ter sua lateral encaixada a uma peça de cerâmica ou azulejo.
O excesso de argamassa pode ser removido após a secagem completa do produto, o que normalmente leva 24 horas para acontecer.
Vantagens da cantoneira de plástico
A vantagem mais perceptível da cantoneira de plástico é a resistência contra impactos. O item absorve e distribui a energia dos choques que sofre, protegendo cantos e arestas contra danos, arranhões e amassados.
Isso é especialmente importante em locais onde há a presença de crianças ou ocorre movimentação de objetos, como armazéns, fábricas e empresas de logística.
Uma cantoneira plástica ainda é útil para evitar acidentes causados por bordas afiadas, que podem provocar cortes caso fiquem expostas.
Outro ponto a ser destacado é a capacidade da cantoneira de plástico de isolar a eletricidade, o que torna o produto perfeito para cobrir fios e cabos.
A peça também costuma surpreender os clientes por não estragar em contato com a umidade e produtos químicos.
Outro ponto positivo do componente é a sua versatilidade de tamanhos e cores. Isso garante que o acabamento da estrutura ou do objeto não ficará comprometido por cantoneiras remendadas ou com tonalidades que fujam da paleta da decoração.
Por fim, a cantoneira plástica é lisa e leve, características que facilitam sua higienização, manuseio, instalação e transporte.
Proteja os cantos de paredes e móveis com as cantoneiras de plástico comercializadas pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite já um orçamento para conhecer catálogos e preços!
Em nossa plataforma, você também consegue dicas sobre como escolher a cantoneira plástica, bem como conhece outras opções desse acessório de proteção. Basta rolar até o final da página para conferir!