capacitor eletrico
Tipos de capacitores
Cada circuito elétrico possui suas próprias características e necessidades, que devem ser respeitadas para evitar falhas no sistema que possam comprometer o funcionamento do aparelho ou até mesmo a integridade física de quem circula pelo local de instalação.
É justamente por isso que existem diversos tipos de condensadores elétricos, que são nomeados de acordo com o material dielétrico que separa as placas condutoras.
Entre os principais modelos de capacitor elétrico, destacam-se:
Capacitor cerâmico
Encontrado em formato de disco, o condensador elétrico cerâmico é capaz de realizar o armazenamento de pequenas quantidades de cargas elétricas e é utilizado em circuitos de alta frequência e corrente contínua (CC).
Capacitor de poliéster
Compacto, o capacitor elétrico de poliéster é composto por várias camadas do material e costuma ser empregado em circuitos de alta frequência.
Um fator interessante sobre o modelo é o fato que ele possui alta resistência mecânica e a altas temperaturas, assegurando uma maior vida útil.
Capacitor eletrolítico
Encontrados em fontes de tensão, que precisam não apenas manter o sistema estável, mas também filtrar possíveis ruídos que possam vir da rede elétrica, o capacitor elétrico do tipo eletrolítico é reconhecido por sua espessura pequena.
No mercado, o modelo é comercializado com polaridade definida, ou seja, com um jeito específico de ser utilizado e é muito importante que as recomendações sejam respeitadas.
Caso as orientações de utilização não sejam seguidas à risca, o dispositivo sofre danos em sua estrutura, podendo inclusive explodir e liberar gases, dependendo de sua qualidade.
Capacitor de tântalo
Os capacitores de tântalo são modelos utilizados para substituir o condensador elétrico eletrolítico quando é necessário realizar a minimização do circuito.
Devido ao seu material de confecção, o dispositivo costuma apresentar um menor índice de fuga de corrente e uma longa vida útil.
Porém, assim como o tipo anterior, é importante tomar cuidado no momento de realizar sua polarização, pois o processo incorreto pode causar explosões.
Capacitor de mica
Apresentando elevada estabilidade quando envolve fatores relacionados à temperatura e a perda de carga, o modelo pode ser empregado em circuitos que atuam com potências elevadas.
Capacitor variável
Utilizados constantemente em circuitos sintonizados, o compensador elétrico do tipo variável pode operar com altas potências e tensões e possuem o ar como material dielétrico.
Além de todos os modelos citados, o capacitor elétrico também pode ser encontrado com material dielétrico de SMD, que é compatível com todo tipo de equipamento eletrônico, bem como em óleo e papel.
Mais difíceis de serem encontrados, os compensadores elétricos desenvolvidos com esses materiais costumam ser destinados para equipamentos valvulados, que requerem alta isolação.
O que é a capacitância?
Na atualidade, a capacitância é a propriedade que estabelece a quantidade de carga elétrica que um condensador elétrico é capaz de armazenar.
Com unidade de medida dada em farads (F), a propriedade é representada pela letra C e é definida pelas dimensões das placas, diretamente proporcional à área e inversamente proporcional à espessura do dielétrico.
Desse modo, quanto maior for a quantidade de cargas acumuladas em um capacitor elétrico, maior será a sua capacitância, ou seja, quanto mais carga, mais intenso será o campo elétrico.
Vale citar também que, independentemente se for um capacitor para motor trifásico ou para qualquer outra finalidade, as questões geométricas, focadas na distância entre as placas condutoras e a sua área, também impactam nos resultados.
Apesar de ser um tópico um pouco mais complexo de entender, o cliente pode ficar tranquilo com relação ao estabelecimento desses dados, pois a capacitância e a tensão que o capacitor elétrico suporta já vem estabelecidos de fábrica.
Diferença entre capacitor elétrico e resistor
Durante o processo de compra de um condensador elétrico, é comum que o cliente também encontre outros itens destinados para circuitos elétricos, como o resistor.
Todavia, é de vital importância que ele não confunda os dois dispositivos, pois a utilização incorreta pode prejudicar o funcionamento de todo o sistema.
Resumidamente, o resistor elétrico caracteriza-se como um componente capaz de realizar a conversão de energia elétrica em energia térmica ou fazer a alteração do valor da ddp (diferença de potencial).
Por outro lado, o capacitor elétrico é utilizado para se opor à passagem da corrente elétrica, realizando o armazenamento da energia elétrica ou eletrostática com segurança.
Seja o capacitor de motor elétrico ou o destinado para qualquer outra função, também é possível realizar a instalação de um banco de capacitores automáticos.
Em suma, o sistema caracteriza-se por permitir um controle mais inteligente das instalações, assegurando a identificação da potência consumida e realizando o equilíbrio do sistema.
Devido a característica automática, a instalação ainda assegura mais agilidade e precisão, visto que tarefas complexas ou repetitivas passam a ser realizadas com o apoio da tecnologia.
Agora que você já sabe as principais informações sobre o capacitor elétrico e onde ele pode ser instalado, confira os produtos oferecidos pelos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o melhor do mercado!