Cerca Concertina
A cerca concertina é um sistema de segurança utilizado para proteger perímetros e áreas específicas, como residências, empresas e indústrias, contra ações criminosas. Essa estrutura é geralmente feita de arame de aço galvanizado ou inoxidável em espiral e conta com lâminas afiadas em sua superfície. Entenda melhor suas características nos tópicos abaixo!
- O que é e para que serve a cerca concertina?
- Tipos de cerca concertina
- Características da cerca concertina
- Dicas para a instalação da cerca concertina
O que é e para que serve a cerca concertina?
A cerca concertina é uma solução econômica e eficaz para reforçar a segurança em residências, empresas, fazendas, comércios, prisões e indústrias.
Ela é caracterizada por lâminas afiadas dispostas em espiral ao longo de arames de aço de alta resistência. Essas lâminas são frequentemente em forma de espinhos ou navalhas.
Instalada acima dos muros, junto aos portões externos ou isoladas com o auxílio de hastes, a estrutura fica bastante destacada nas construções, justamente para desencorajar a ação de criminosos.
A capacidade protetora da cerca de concertina está relacionada com a dificuldade natural que alguém teria para romper esse tipo de proteção. Mesmo com o uso de ferramentas avançadas, a tentativa de ultrapassá-la traria sérios riscos à integridade física.
Sem contar que é praticamente impossível quebrar uma concertina para muro ou portão de maneira discreta.
Vale mencionar ainda que esse tipo de estrutura de proteção pode ser combinado com outros recursos de segurança, como uma tela ondulada para alambrado.
Diferenças entre a cerca concertina e a cerca elétrica
Embora cumpram a mesma função, a cerca concertina e a cerca elétrica diferenciam-se em alguns aspectos.
Em primeiro lugar, a tradicional serpentina de muro requer muito menos manutenção que a cerca elétrica, uma vez que tem estrutura e tecnologia mais simples.
Para garantir que a capacidade protetora da cerca de concertina se mantenha intacta, basta realizar inspeções visuais regulares em sua estrutura e, caso alguma imperfeição seja notada, providenciar o reparo da área afetada.
Já as cercas elétricas são conectadas a um sistema de alarme, que dispara imediatamente se um de seus fios for cortado.
Além disso, como seu nome sugere, ela é alimentada por uma corrente de eletricidade, que pode ocasionar choques quando tocada.
Seu uso requer manutenções preventivas nos alarmes e no sistema de distribuição de energia do local de instalação, um custo que pode compensar quando se trata de proteger ambientes que armazenam grandes quantias de dinheiro ou objetos valiosos.
Tipos de cerca concertina
A cerca concertina pode ser encontrada em diferentes versões, a fim de ajustar-se as necessidades exigidas para a proteção de perímetros. Entre as principais, é possível destacar:
- Simples: é uma estrutura com uma única espiral de lâminas pontiagudas com espaçamento entre 15 e 20 centímetros. Ela é mais indicada para locais em que um nível de segurança moderado seja suficiente;
- Clipada: também chamada de cerca concertina dupla ou entrelaçada, esta opção possui espirais laminados internos e externos, conectados em quatro pontos para diminuir ainda mais o espaço de acesso;
- Cruzada: esta concertina apresenta uma maior densidade e é formada por seções arredondas e com grampos conectados em três pontos;
- Flat: caracteriza-se por lâminas planas que formam um espiral achatado, o que a torna mais discreta visualmente e diminui o espaço necessário para instalação;
- Arpão: além dos grampos, a cerca concertina de arpão é reforçada por lâminas extremamente afiadas distribuídas por sua circunferência.
Esses são apenas alguns dos muitos modelos disponíveis da cerca de concertina. A escolha da opção ideal deverá considerar fatores como espaço disponível, estética do local e nível de segurança desejado.
Características da cerca concertina
A cerca concertina apresenta diversas características importantes, como a qualidade e durabilidade do seu material de fabricação.
Normalmente, essa estrutura é produzida com arames de aço inoxidável ou galvanizado, elementos extremamente resistentes ao calor excessivo, altos níveis de umidade, maresia e outros desgastes relacionados a condições naturais.
Além disso, o diâmetro dos fios que compõem a cerca de concertina pode variar bastante, chegando a quase um metro.
Porém, mesmo os modelos mais finos são bem difíceis de cortar, especialmente quando reforçados com grampos de segurança.
Para concluir, também existe a possibilidade de equipar uma cerca concertina com alarme, embora o item seja mais comum em cercas elétricas.
Dicas para a instalação da cerca concertina
Por se tratar de um material cortante, a cerca concertina deve ser instalada por profissionais especializados e equipados com os devidos EPIs (equipamentos de proteção individual).
O serviço requer o uso de luvas, óculos especiais e capacete, a fim de evitar ferimentos graves causados por eventuais contatos com o arame da cerca.
Também é interessante que a cerca seja colocada a uma altura mínima de dois metros ou, se isso não for possível, exista uma sinalização clara sobre sua presença no local.
Essas medidas impedem acidentes com a cerca de concertina, especialmente envolvendo crianças.
Proteja sua propriedade com as concertinas comercializadas pelos parceiros do Soluções Industriais! Solicite agora mesmo um orçamento em nossa plataforma para conversar com especialistas no segmento!
Você também pode obter mais detalhes sobre a cerca concertina no conteúdo que disponibilizamos no final desta página. Confira!