Cerca elétrica
Tipos de cerca elétrica
Os principais tipos de cerca elétrica são classificados de acordo com a sua voltagem, sendo ela específica para cada ambiente.
A cerca elétrica rural, por exemplo, tem em média 5.000 volts e precisa seguir as diretrizes de segurança.
Assim, os tipos de cerca elétrica:
- Cerca elétrica para gado;
- Cerca elétrica rural solar;
- Cerca elétrica para cães;
- Cerca elétrica para gatos;
- Cerca de choque;
- Cerca elétrica com alarme;
- Cerca elétrica para ovinos.
Ressalta-se a importância de uma central cerca elétrica, pois ela aciona todo o sistema de segurança, tanto de choque quanto em relação aos alarmes.
Esses são os tipos mais comuns e fáceis de serem encontrados no mercado atualmente, o que abre um leque de opções para os compradores.
Onde ele poderá escolher qual o melhor modelo para as suas necessidades e fazer um orçamento justo para poder ter esse aparelho de segurança dentro de casa.
Lei para o uso da cerca elétrica
As leis para cerca elétrica são variáveis para cada estado e município, para que eles possam definir a própria legislação.
Afinal, cada estado tem um uso diferente para a concertina eletrificada, principalmente em áreas rurais.
Mas nenhuma cerca pode ultrapassar 10.000 volts, pois acima disso existe o risco de fatalidades.
E as pessoas que utilizarem essa voltagem acima do permitido serão multadas em uma taxa única de até 5.000,00 reais, válido também para os proprietários que não contratarem uma empresa especializada em cerca elétrica.
Assim, a lei apenas reafirma a necessidade de ter um profissional qualificado para poder realizar tanto a manutenção quanto a instalação de cerca elétrica.
Dessa forma, é importante contatar bons fornecedores para garantir o melhor funcionamento possível de cerca elétrica.
Para mais informações, entre em contato com os parceiros do Soluções Industriais e solicite já o seu orçamento!
Vale destacar que cada Estado e Município podem possuir sua própria legislação, portanto regras diferentes para o uso das cercas eletrificadas.
No município do Rio de Janeiro, Lei Nº 4.110, as cercas deverão ser instaladas em altura mínima de 1.80 metros, com choque não letal, e o local deve ter placas sinalizadoras para alertar sobre o perigo. Sua instalação e manutenção só devem ser feitas por profissional habilitado pelo CREA e deve ter como responsável técnico um Eng. Elétrico.
É imprescindível evitar também a instalação das cercas próximas às folhagens, árvores, postes ou outros cabos de energia elétrica.
Foi sancionada recentemente a Lei Federal 13.477, Rende multa de até R$ 5.000,00 para o dono do imóvel ou síndico que não contratar uma empresa especializada.