Cesto aereo
O cesto aéreo é um compartimento de segurança utilizado para serviços em pontos elevados, como resgates de animais em árvores, manutenção da rede pública de distribuição de energia, poda de árvores e muitas outras situações arriscadas. Esse item é normalmente acoplado em caminhões guindautos (munck) ou semelhantes. Saiba mais detalhes nos tópicos abaixo!
- Qual a função do cesto aéreo?
- Principais características do cesto aéreo
- Como funciona o cesto aéreo?
Qual a função do cesto aéreo?
A principal finalidade do cesto aéreo é erguer o trabalhador até uma altura adequada para executar tarefas que seriam difíceis, perigosas ou impossíveis de realizar de outra forma.
Ele também é útil em situações em que escadas, andaimes ou outras formas de acesso não são práticas ou seguras.
Essas tarefas e situações podem incluir manutenção de linhas elétricas, poda de árvores, limpeza de fachadas de edifícios, inspeção de estruturas, entre outras atividades que exigem acesso a alturas consideráveis.
Além disso, o compartimento é ótimo para situações de emergência, como resgates de pessoas e animais em edifícios incendiados, por exemplo.
Não por acaso, em algumas ocasiões, é comum que os bombeiros optem por cestos aéreos, em vez de estruturas de grande porte.
Por ter um importante papel para a segurança de profissionais e vítimas, o cesto aéreo precisa ser fabricado a partir de rigorosos padrões de qualidade.
Para exemplificar, é importante que ele seja resistente o suficiente para aguentar tanto o peso das pessoas transportadas quanto das ferramentas necessárias para realizar as atividades pretendidas.
Essa recomendação vale para o uso de qualquer equipamento ou veículo, como o caminhão poliguindaste, que deve ser capaz de assegurar estabilidade vazio ou com as caçambas que movimenta.
É importante ressaltar também que o uso do cesto aéreo requer treinamento adequado e a adoção de medidas de segurança rigorosas para evitar acidentes e lesões durante o trabalho em altura.
Equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, óculos especiais, cintos e capacetes, são obrigatórios em serviços que envolvam perigos físicos, químicos ou biológicos.
Principais características do cesto aéreo
Entender as características do cesto aéreo ajuda a operá-lo de maneira mais assertiva e, consequentemente, aumentar a segurança durante seu uso.
Todo cesto aéreo tem uma capacidade máxima de carga e pressão, bem como altura máxima atingível e tensão de trabalho.
O limite de carga é medido em kgf (quilograma-força), enquanto a pressão é calculada em Bar. Já o alcance de altura e comprimento de um cesto aéreo é informado em metros e a tensão de trabalho em kV (quilovolt).
Essas unidades de medida determinam qual modelo é o melhor para cada aplicação e, portanto, devem ser levadas em consideração no momento de comprar um cesto aéreo.
Outra característica relevante da estrutura é o fato dela ser geralmente fabricada com materiais dielétricos, ou seja, que não conduzem eletricidade.
Essa propriedade faz com que o cesto aéreo isolado seja seguro para trabalhos próximos a redes elétricas energizadas, minimizando o risco de descargas elétricas para o operador.
Vale citar ainda que existem acessórios compatíveis com diversos caminhões e estruturas, como o cesto aéreo para munck ou um cesto acoplado aéreo para munck, guindastes ou gruas.
Como funciona o cesto aéreo?
O funcionamento de um cesto aéreo depende de uma estrutura de acoplamento, geralmente controlada por mecanismos de acionamento hidráulico e eletromagnético.
Os cestos são conectados em braços articulados, que podem ser movidos em diferentes direções. Essa possibilidade de ajuste permite que a estrutura seja posicionada de forma precisa em relação ao ponto de trabalho em altura.
O operador ajusta o movimento do cesto por meio de um sistema de comando, acionado por controle remoto sem fio ou por um painel integrado ao veículo.
Também é importante saber que os cestos aéreos são equipados com válvulas de segurança, itens que servem para estabilizar a estrutura caso uma mangueira ou tubulação do guindaste se rompa.
Durante todo o trabalho, é importante manter a comunicação entre o operador do cesto aéreo e os outros membros da equipe no solo.
Isso pode ser feito por meio de rádios ou outros dispositivos de comunicação, garantindo que todos estejam cientes das operações em curso e possam tomar medidas em caso de emergência.
Cuidados necessários com o cesto aéreo
Assim como todo equipamento de segurança, o cesto aéreo requer alguns cuidados para prolongar sua vida útil.
Quando não está em uso, é recomendado armazenar o compartimento em um local seguro, livre de interferências climáticas e produtos que possam danificar sua estrutura, como um cesto para munck.
Já antes de utilizá-lo, é indispensável fazer uma rápida inspeção visual, e substituí-lo se alguma imperfeição como rachaduras e perfurações for notada.
Mesmo que o cesto esteja aparentemente em ótimas condições, deve-se seguir à risca o plano de manutenção preventiva estabelecido em seu manual de instruções.
Também é necessário ter em mente que o uso de um cesto aéreo requer treinamento tanto para operá-lo quanto para realizar atividades em pontos elevados.
Ainda é preciso respeitar a capacidade de peso nominal dos cestos, seja para o transporte de pessoas ou ferramentas de trabalho.
Para concluir, os cestos devem possuir sinalização de segurança, conforme determinado pela Norma Regulamentadora n°12.
O mesmo conjunto de regras cita a necessidade de fazer a manutenção adequada dos guindastes conectados ao cesto.
Realize trabalhos em altura com segurança! Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais e adquira cestos aéreos com os melhores fornecedores do mercado.
E caso deseje mais informações sobre esta importante estrutura, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!