Cilindro Pneumático
O cilindro pneumático está presente nas mais diversas linhas de produção, pois transforma ar comprimido em força ou movimentos lineares que guiam ferramentas e robôs. A eficácia do dispositivo é explicada por cada um de seus componentes, que cumprem importantes funções de segurança. Conheça melhor as principais vantagens do item conferindo os tópicos abaixo!
- O que é e para que serve um cilindro pneumático?
- Como funciona a aplicação de um cilindro pneumático?
- Tipos de cilindros pneumáticos
- Principais características do cilindro pneumático
- A importância da manutenção do cilindro pneumático
O que é e para que serve um cilindro pneumático?
Classificado como um tipo de atuador pneumático, o cilindro pneumático tem como função produzir força ou movimentos lineares em equipamentos industriais.
Basicamente, isso permite executar tarefas rotineiras nas linhas de produção, como mover objetos, girar componentes e outras ações mecânicas simples, com muito mais rapidez e eficácia.
Graças à operação dos cilindros pneumáticos, é possível que robôs ou ferramentas acopladas a máquinas empurrem, puxem e levantem peças com alta precisão, por exemplo.
Inclusive, o aumento na produtividade e a diminuição de erros são algumas das vantagens desses dispositivos pneumáticos.
No entanto, para que tudo isso aconteça, o cilindro pneumático deve ser alimentado com ar comprimido de alta qualidade, gerado por um compressor.
Esse insumo tem sido cada vez mais usado nas indústrias por dispensar a necessidade de um sistema de distribuição de energia elétrica.
Embora também seja um meio eficaz de alimentar equipamentos, a eletricidade pode ser perigosa, especialmente para ambientes que lidam com substâncias inflamáveis.
Como funciona a aplicação de um cilindro pneumático?
O funcionamento de um cilindro pneumático é explicado pelas conexões do equipamento dentro dos sistemas industriais.
Resumidamente, os cilindros pneumáticos ficam ligados a um suporte e também à ferramenta que precisa ser movimentada.
Por sua vez, o fluxo de ar comprimido necessário para a operação é liberado ou bloqueado por uma válvula de controle.
Vale destacar ainda que existem muitas outras peças do cilindro pneumático que cumprem importantes funções neste processo.
Por exemplo, a estrutura de um cilindro é composta por filtros, compressores, lubrificadores e reguladores de pressão, que criam ou param a força e o movimento linear.
Por esse motivo, a escolha de um cilindro pneumático precisa considerar justamente a pressão que o modelo desejado suporta e os processos que tem que desenvolver.
Tipos de cilindros pneumáticos
Os principais tipos de cilindros pneumáticos são o “sem haste”, o “rotativo”, o “de simples ação” e o “de dupla ação”.
O primeiro é desenvolvido para sistemas com espaços limitados, o que explica sua estrutura plana e compacta.
Uma guia percorre a extensão desse cilindro linearmente, cumprindo a mesma função que faria nos demais modelos.
Por sua vez, o cilindro pneumático rotativo realiza movimentos mais convencionais e é subdividido entre os tipos “de aleta”, “cremalheira” e “pinhão”.
Apesar do nome, os cilindros pneumáticos de simples ação destacam-se por serem utilizados em atividades específicas, geralmente complexas.
Esses modelos funcionam a partir de uma mola, que garante o retorno do cilindro para sua posição de origem mesmo após uma eventual interrupção no fluxo de ar comprimido.
Para concluir, o cilindro pneumático de dupla ação é o mais comumente aplicado nas indústrias, pois é capaz de gerar força tanto na fase de avanço quanto no deslocamento de retorno.
Principais características do cilindro pneumático
Um cilindro pneumático apresenta interessantes características quando sua composição é analisada.
Para começar, os cabeçotes dos cilindros pneumáticos não possuem aberturas, o que evita o acúmulo de sujeira.
Já as extremidades do caminho por onde os cilindros deslocam-se são preenchidas com almofadas, a fim de minimizar as chances de choque entre metais.
Isso não apenas protege o componente de danos, como contribui para um funcionamento mais silencioso e seguro.
Também vale mencionar a eficaz vedação de um cilindro pneumático, pois o fator é essencial para prolongar a vida útil do dispositivo.
Os cilindros pneumáticos ainda contam com sistemas de amortecimento que se ajustam perfeitamente aos seus diâmetros e tubos, com o intuito de controlar a velocidade do movimento e reduzir a oscilação.
Todo esse mecanismo entrega o melhor desempenho do cilindro pneumático, desde que a manutenção recomendada pelo fabricante seja seguida à risca.
A importância da manutenção do cilindro pneumático
Assim como as demais partes da linha de produção, o cilindro pneumático também requer manutenções preventivas.
O serviço inclui uma cuidadosa inspeção visual em cada componente dos cilindros pneumáticos, além de limpeza, lubrificação, remontagem e testes iniciais e finais de funcionamento.
Todas essas etapas, quando feitas no prazo determinado pelo fabricante, ajudam a conservar o cilindro em ótimo estado, trazendo benefícios para o sistema pneumático no geral.
Quer encontrar os melhores fornecedores de cilindro pneumático do mercado? Solicite um orçamento no Soluções Industriais agora mesmo!
E caso deseje mais informações sobre este importante dispositivo, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!