Compressor parafuso
Tipos de compressor parafuso que existem
No mercado, o compressor parafuso pode ser encontrado em duas versões: a de velocidade fixa e a de velocidade variável.
Explicando brevemente cada modelo, o primeiro refere-se ao equipamento destinado para atividades industriais de baixa potência, que variam entre 5 e 40hp.
Já o segundo modelo do compressor de parafuso se diferencia por ser controlado por um inversor de frequência, que possibilita a variação de velocidade.
Esse modelo ainda possui como característica marcante a capacidade de gerar, tratar e armazenar o ar em apenas uma unidade.
Ainda levando em consideração o equipamento, ele pode ser adquirido em versões que usam e que não usam óleo para compressor parafuso.
Resumidamente, o compressor de parafuso que usa o produto é ideal para processos que precisam de pressões mais altas, como a mineração, construção e exploração de energia.
Por outro lado, o modelo sem a injeção de óleo possui menos risco de alteração do ar, sendo muito empregado em indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas e de alimentos.
Independentemente de qual seja o tipo do compressor parafuso, é importante que ele passe regularmente por processos de manutenção, checando a necessidade de consertos simples ou complexos.
É válido ressaltar que esse procedimento deve ser desenvolvido apenas por mão de obra especializada, que irá assegurar o reparo correto do equipamento.
Outros tipos de compressores que existem
Apesar do compressor parafuso ser o modelo mais popular do mercado industrial, existem outros equipamentos capazes de realizar a geração ou pressurização do ar, bem como a redução do volume de um certo fluido.
No geral, os modelos costumam se diferenciar por sua estruturação geral, podendo ser:
- Hermético: O motor e o compressor ficam dentro da mesma carcaça;
- Semi-hermético: Visualmente semelhante ao anterior, o semi-hermético é mais robusto, apresentando um sistema fechado com parafusos e não selado;
- Aberto: Modelo aberto em que o motor fica separado do compressor, facilitando a instalação e manutenção.
Não só isso, eles também são encontrados em configurações distintas, que estão relacionadas diretamente com suas capacidades, sistemas operacionais e aplicações.
Assim, além do compressor parafuso, existem:
- Compressores pistão: Também chamado de compressor alternativo, o modelo atua a partir de um mecanismo interno, no qual o pistão fica dentro de um cilindro e o gás é comprimido por meio de um deslocamento positivo;
- Compressores centrífugos: Usado em aparelhos de ar condicionado, o modelo apresenta um propulsor de alta velocidade com várias pás;
- Compressores rotativos: Usado em aparelhos de ar condicionado de grande porte, o modelo é mais silencioso por possuir um rotor excêntrico que gira dentro de um cilindro;
- Compressores palhetas: Apresentando baixa vibração e velocidade de funcionamento mais lenta, o modelo é utilizado para compressão de ar e gás;
- Turbocompressor: também chamado de compressor de ar turbo, o modelo encontrado nas versões radiais e axiais aproveita os gases de escape para inserir ar nos cilindros;
- Compressores Scroll: Modelo popular por apresentar duas partes separadas em formato espiral, sendo uma fixa e a outra giratória.
Seja um compressor parafuso ou qualquer outro citado, o equipamento pode contar com um secador de ar para compressor.
No geral, esse segundo equipamento auxilia na eliminação de toda a água e vapor do sistema, contribuindo para a fabricação de um insumo livre de contaminações.
Parafuso x pistão: quais as diferenças?
Existem diversos fatores que diferenciam um compressor de parafuso de um compressor pistão, que vão desde aspectos estruturais até eficiência energética.
Sendo assim, a escolha deve ser baseada não apenas no menor preço de aquisição, mas em uma análise detalhada do custo de ciclo de vida.
Tanto o compressor parafuso quanto o pistão podem ser encontrados em diferentes potências, voltagens, vazões, dentre outras variáveis.
Se apenas o fator preço for analisado, o modelo pistão se destaca, visto que apresenta um sistema mais simples, fazendo com que o valor de aquisição seja bem menor.
Porém, o cliente que deseja diminuir os gastos gerais da operação a curtos, médios e longos prazos se beneficia mais com o compressor parafuso.
Isso porque o equipamento consome cerca de 50% menos energia elétrica do que o anterior, bem como possui uma menor frequência de troca de óleo.
Como se não bastassem essas duas vantagens, o compressor parafuso se destaca por não gerar vibrações ou pulsações, assegurando um fluxo de ar contínuo.
Em adicional, o modelo ainda possui nível de ruído 80% menor comparado ao pistão, transformando o lugar de trabalho mais saudável.
Um último ponto importante é o fato que o compressor de parafuso apresenta uma necessidade de manutenção menor que o pistão.
Com isso, o cliente consegue reduzir os gastos com o kit reparo para compressor de ar, que conta com peças como o anel para compressor e junta para compressor.
Agora que você já sabe todas as informações necessárias sobre o compressor parafuso e os motivos dele ser tão popular no mercado, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e adquira o equipamento pelos melhores preços.