conexões hidráulicas
As conexões hidráulicas são projetadas para auxiliar no transporte de fluidos, além de evitar vazamentos e contaminações em tubulações, mangueiras e máquinas. Sua estrutura é fabricada em aço, cobre, latão, ligas especiais, plásticos ou outros materiais resistentes a impactos, temperaturas adversas, corrosão e deformações. Saiba mais nos tópicos abaixo!
- O que são e para que servem as conexões hidráulicas?
- Qual o papel de uma conexão em um sistema hidráulico?
- Características importantes das conexões hidráulicas
- Tipos de conexões hidráulicas
- Onde as conexões hidráulicas podem ser aplicadas?
O que são e para que servem as conexões hidráulicas?
As conexões hidráulicas permitem a ligação entre tubos, mangueiras e outros componentes utilizados na movimentação de líquidos em baixa, média ou alta pressão.
Normalmente, as conexões hidráulicas alta pressão são muito populares em instalações de sistemas de tubulação industrial e comercial.
Já as opções de baixa ou média pressão são muito utilizadas pelo segmento da construção civil para fazer o transporte de água e efluentes em casas e prédios residenciais.
Independentemente do modelo, esses itens devem ser fabricados a partir de rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos por órgãos regulamentadores, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Além disso, a composição de uma conexão hidráulica precisa ser formada por matérias-primas muito resistentes, que suportem ações corrosivas, fortes impactos, altas pressões e temperaturas adversas.
O latão, o aço inoxidável, o aço carbono, o cobre e até mesmo plásticos, como o PVC, o CPVC, o PPR e o polietileno, são exemplos de materiais bastante usados na produção dos componentes.
Qual o papel de uma conexão em um sistema hidráulico?
O principal motivo para usar as conexões hidráulicas é garantir uma vedação eficaz nos sistemas de transporte de líquidos.
Essa medida protetiva é fundamental porque vazamentos de fluidos podem ocasionar graves consequências tanto em ambientes residenciais quanto industriais.
Por exemplo, umidade excessiva pode afetar a eficiência da estrutura de uma construção, ou seja, paredes, tetos e pilastras podem perder sua capacidade de sustentação.
Além disso, os vazamentos ainda favorecem o acúmulo de fungos e outros microrganismos que trazem riscos à saúde humana.
A situação fica ainda mais grave caso esse incidente envolva o derramamento de produtos químicos agressivos, comumente armazenados em indústrias de diferentes segmentos.
Isso porque algumas substâncias prejudicam severamente o meio ambiente, prejudicando a fauna e flora da região.
Não só isso, a indústria que se descuida com as tubulações e permite vazamentos de fluidos perigosos está sujeita a multas, interdição e processos nas esferas cível e criminal.
Outro papel importante da conexão hidráulica é a proteção do conteúdo transportado nos tubos e mangueiras.
Sem o componente adequado para conectar e vedar esses itens, é possível ocorrer a entrada de poeira, sujeira ou outros agentes contaminantes.
Se isso for percebido de forma rápida, os únicos inconvenientes serão a perda do líquido e o prejuízo financeiro.
Porém, se o fluido contaminado passar despercebido e for usado na produção de alimentos, remédios e outras mercadorias consumidas diretamente por seres humanos e animais de estimação, os administradores da indústria terão dores de cabeça muito maiores.
Portanto, o uso da conexão hidráulica é indispensável para assegurar a eficiência e a segurança dos sistemas.
Características importantes das conexões hidráulicas
As três características mais marcantes das conexões hidráulicas são a durabilidade, a boa vedação e a fácil instalação.
Fabricantes responsáveis projetam a conexão hidráulica com materiais capazes de suportar altas pressões e condições adversas, como metais e plásticos.
Isso garante uma longa vida útil para o componente, mesmo sem a necessidade de manutenções, reparos e substituições frequentes.
Por sua vez, a boa vedação é essencial para evitar vazamentos e manter a integridade do sistema hidráulico.
Essa característica ajuda tanto a minimizar perdas de fluidos quanto a proteger o meio ambiente, pois evita o derramamento de substâncias perigosas.
Por fim, qualquer conexão hidráulica pode ser facilmente montada e desmontada, dando agilidade aos processos de instalação ou modificação de projetos de tubulações.
Isso porque elas são desenvolvidas com sistemas de encaixe, como os conectores push-in, as roscas ou os engates rápidos, que facilitam a colocação sem a necessidade de soldagens ou a aplicações de pastas vedadoras.
Tipos de conexões hidráulicas
Os principais tipos de conexões hidráulicas disponíveis no mercado estão destacados na listagem a seguir:
- Tubular: Normalmente em aço carbono, inox, latão, PVC ou ligas especiais, ela é produzida em diferentes diâmetros e espessuras;
- Forjada: Ideal para o transporte de água em sistemas industriais que lidam com altas pressões, como os presentes nos segmentos naval, mecânico e petroquímico. O modelo é fabricado em aço carbono ou inox, bem como possui anilha e porca em sua estrutura;
- Rosca BSP: Projetada para movimentar água quente, oxigênio ou combustíveis, costuma receber galvanização quando atua em outras aplicações, como instalação em hidrantes ou redes de distribuição de ar comprimido;
- Tupy: Feita com aço maleável, ela pode conduzir vapores e líquidos em residências e indústrias. Independentemente do formato que apresente, passa por galvanização ou outros tratamentos que seguem normas de fabricação nacionais e internacionais.
Escolher corretamente conexões hidráulicas industriais ou domésticas nem sempre é tarefa simples para compradores sem experiência prévia.
Por isso, sempre vale a pena consultar fornecedores especializados antes de fechar negócio, solicitando informações sobre as vantagens e aplicações indicadas de cada modelo.
No Soluções Industriais, você consegue tanto contar com suporte técnico quanto comparar preços com agilidade e praticidade. Solicite um orçamento e aproveite!
Onde as conexões hidráulicas podem ser aplicadas?
As conexões hidráulicas são aplicadas em mangueiras, cilindros, motores, acumuladores, bombas, válvulas, tubulações e muitas outras peças de máquinas e construções, que também podem receber pinos usinados, eixos usinados e parafusos usinados.
Por isso, a conexão hidráulica é especialmente importante na construção civil, hospitais e centros médicos, mineradoras, metalúrgicas e indústrias alimentícias, automotivas, aeroespaciais e navais.
Maximize a eficiência do seu sistema hidráulico com as conexões de alta eficiência dos parceiros do Soluções Industriais. Solicite um orçamento para tirar dúvidas com especialistas, comparar preços e fazer uma aquisição assertiva.
Além disso, você pode conferir mais detalhes sobre a conexão hidráulica no conteúdo disponibilizado no final da página!