Detector de tensão
O detector de tensão é um dos principais equipamentos de trabalho de um eletricista. Ele é responsável por identificar a presença e o nível de tensões em determinados locais e objetos, algo essencial para evitar acidentes. Confira os tópicos abaixo e saiba como esse aparelho funciona, quais são suas principais aplicações e os modelos disponíveis no mercado!
- O que é e para que serve o detector de tensão?
- Modelos de detectores de tensão
- Como funciona o detector de tensão?
- Aplicações do detector de tensão
- Cuidados com o detector de tensão
O que é e para que serve o detector de tensão?
O detector de tensão é um dispositivo de diagnóstico projetado para identificar a presença de tensão elétrica em um fio condutor, circuito, tomada ou cabo de alimentação.
Sua principal função é alertar os profissionais de eletricidade sobre a presença de correntes elétricas, evitando assim acidentes graves, como choques e curtos-circuitos.
Ele é muito utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais para garantir a segurança dos profissionais que trabalham com eletricidade.
Nessas instalações, também é comum o uso do conjunto de aterramento para impedir incidentes em caso de falhas elétricas.
Modelos de detectores de tensão
Existem dois principais tipos de detectores de tensão disponíveis no mercado, o detector por contato e o detector sem contato:
- Detector de tensão por contato: Este modelo requer que o usuário entre em contato físico com o fio ou circuito para verificar a presença de tensão;
- Detector de tensão sem contato: Este tipo de detector utiliza campos eletromagnéticos para detectar a presença de tensão, eliminando a necessidade de contato direto.
Além dos modelos mencionados acima, o detector de tensão também pode ser encontrado em diferentes categorias.
As categorias de detectores de tensão são classificadas em I, II, III e IV, algo diretamente relacionado à faixa de voltagem que cada categoria pode lidar.
Quanto maior o número da categoria, maior é a amplitude de voltagem (V) que o detector pode detectar com segurança.
Por exemplo, no contexto de uso residencial, a categoria I é a mais apropriada, pois trabalha com circuitos de menor voltagem (até 4.000 Volts).
Em contraste, para aplicações comerciais, a categoria IV é mais adequada e representa o detector de alta tensão.
Ele oferece uma amplitude maior, permitindo a detecção de voltagens de até 12.000 Volts com segurança.
Como funciona o detector de tensão?
O detector de tensão pode funcionar de duas maneiras. No caso da caneta detectora de tensão, o dispositivo opera sem entrar em contato com o objeto. Para isso, ele possui uma sonda de detecção eletromagnética na ponta.
Quando a sonda se aproxima de um fio ou circuito com tensão elétrica, ela detecta o campo eletromagnético gerado pela tensão, da mesma forma que um detector de tensão por aproximação.
Esse fenômeno é conhecido como indução eletromagnética, no qual o campo eletromagnético induz uma corrente elétrica na sonda de detecção, mesmo sem contato físico direto.
Já o detector por contato, possui uma sonda condutora na ponta, geralmente feita de metal. Para usá-lo, é preciso tocar fisicamente essa sonda no fio ou circuito que deseja verificar.
Quando a sonda entra em contato com o condutor, ela cria um caminho para a corrente elétrica fluir do circuito para a sonda.
Internamente, o detector possui circuitos que detectam essa corrente elétrica. Se uma corrente significativa for notada, o detector emite um alerta visual ou sonoro, a depender do modelo.
Aplicações do detector de tensão
Assim como um inflador de luvas ou mesmo um bastão de manobra, o detector de tensão é essencial em todo kit de ferramentas padrão.
As aplicações mais comuns da caneta detectora de tensão ou qualquer outro modelo de detector são:
- Testes em circuitos elétricos residenciais, comerciais e industriais;
- Identificação de fios energizados em instalações elétricas;
- Verificação de tensão em tomadas, interruptores e outros componentes elétricos;
- Identificação de falhas em circuitos elétricos.
Em ambientes industriais e comerciais, a caneta medidora de tensão também é usada nas inspeções de segurança para garantir que não haja vazamentos de tensão em equipamentos elétricos.
Depois de detectar a tensão, o eletricista ainda pode utilizar um bastão de manobra elétrica para reforçar a segurança ao manipular interruptores, disjuntores e outros dispositivos em sistemas elétricos de alta tensão.
Deseja saber mais sobre os cuidados ao utilizar um detector de tensão? Confira o conteúdo disponível no final da página!
Você também pode comparar preços e tirar dúvidas com os fornecedores do Soluções Industriais. Solicite um orçamento gratuito e aproveite as melhores ofertas do mercado!