Disjuntor bipolar
O disjuntor bipolar oferece proteção eficiente e confiável para instalações elétricas, detectando curto-circuitos, sobrecargas térmicas e voltagens excessivas de forma rápida, a fim de evitar incêndios e explosões. Quer saber mais sobre para que serve e as aplicações do modelo? Navegue pelos tópicos abaixo e confira detalhes relevantes sobre o assunto!
- Para que serve o disjuntor bipolar?
- Aplicações do disjuntor bipolar
Para que serve o disjuntor bipolar?
Assim como qualquer outro modelo do dispositivo, o disjuntor bipolar funciona como um interruptor de segurança, que derruba a energia elétrica quando há um curto-circuito no sistema.
Isso porque o acessório detecta o aumento inesperado de corrente e isola o sistema, impedindo que a corrente continue a fluir.
Vale citar que o aumento da corrente pode causar danos consideráveis não só ao equipamento, mas também à infraestrutura do edifício e a pessoas que estiverem próximas ao local.
Por isso, o disjuntor bipolar é considerado um dos principais dispositivos de segurança para quadros de energia.
Em suma, ele é como um alternador que tem duas partes, uma para cada polaridade, que ajuda a gerenciar a eletricidade.
Fabricado em diferentes materiais, ele pode ser usado em cenários complexos com múltiplos dispositivos alimentados por um único cabo elétrico.
Além disso, o disjuntor bipolar auxilia no controle do consumo de energia e ajuda a identificar desperdícios elétricos.
Devido ao fato de isolar completamente a alimentação elétrica quando desativado, o dispositivo ainda é um fator chave para processos de manutenção.
Aplicações do disjuntor bipolar
Em uma visão geral, o disjuntor bipolar é um dispositivo de segurança que possui a função de proteger pessoas e equipamentos contra curto-circuitos em algumas aplicações.
Por exemplo, é comum que o modelo seja encontrado em sistemas bifásicos, fazendo com que possa atuar tanto com voltagens 110/220 quanto 220//380, desde que o consumo não ultrapasse 25KW.
Devido a isso, tradicionalmente o dispositivo está presente em redes domésticas, comerciais e empresariais, alimentando equipamentos como chuveiros e torneiras elétricas.
Não só isso, os disjuntores bipolares também podem ser usados para controle de circuitos em instalações elétricas.
Este controle tem como objetivo evitar que equipamentos acessem voltagens mais altas do que as permitidas.
Quer saber mais sobre o disjuntor bipolar e suas aplicações? Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e descubra informações relevantes sobre o dispositivo!