Dissipador de calor
O dissipador de calor é um aparelho utilizado para evitar que computadores, processadores, amplificadores, videogames e outros dispositivos superaqueçam. Esse item é geralmente fabricado em alumínio, bronze, cobre ou outro metal resistente. Conheça as principais vantagens, funcionamento e modelos disponíveis do produto conferindo os tópicos abaixo!
- Qual a importância de um dissipador de calor?
- Como funciona um dissipador de calor?
- Modelos de dissipadores de calor
Qual a importância de um dissipador de calor?
A importância de um dissipador de calor está no fato de que os componentes eletrônicos, especialmente os semicondutores, podem gerar uma quantidade significativa de calor quando estão operando.
O superaquecimento desses acessórios pode levar a vários problemas, tais como redução do desempenho, falhas do sistema e até mesmo danos permanentes aos aparelhos.
Ao utilizar um dissipador, o calor gerado pelos componentes eletrônicos é transferido para uma área maior, onde pode ser dissipado de forma mais eficiente para o ambiente.
Isso é geralmente feito por meio de aletas de metal, que aumentam a área superficial disponível para troca de calor com o ar circundante.
Além disso, muitas vezes é utilizado um ventilador (ou cooler) para ajudar a movimentar o ar sobre as aletas do dissipador, aumentando ainda mais a eficiência da dissipação térmica.
Devido a essas funções, o dissipador de calor é instalado em muitos eletrônicos, como computadores, processadores, placas de vídeo, amplificadores, videogames, entre outros equipamentos.
No entanto, é importante ter em mente que o tamanho da placa de dissipação irá variar de acordo com o equipamento que irá recebê-la.
Por exemplo, celulares utilizam acessórios muito mais compactos do que computadores, uma vez que seu tamanho também é menor.
Qual a diferença entre um dissipador e um trocador de calor?
Quando não se tem um vasto conhecimento técnico sobre o dissipador e o trocador de calor, é comum confundi-los. No entanto, esses aparelhos têm funções e aplicações bastante distintas.
Como já citado, os dissipadores são utilizados para remover o excesso de calor no interior de máquinas e dispositivos eletrônicos.
Já o trocador de calor realiza transferências térmicas entre líquidos ou gases, garantindo um aquecimento rápido e eficaz a eles.
Como funciona um dissipador de calor?
A operação de um dissipador de calor consiste em aumentar a área de escape do calor e, posteriormente, transferir a alta temperatura para o ambiente externo.
A princípio, o calor gerado pelos componentes eletrônicos é direcionado para a base do componente por meio da condução térmica.
Em seguida, a superfície exposta do dissipador permite que o calor seja dispersado para fora do equipamento por meio da convecção.
Nesse processo, o ar entra em contato com o dissipador de calor, absorve a alta temperatura e se afasta, sendo substituído por um vapor mais frio.
Para que tudo isso seja possível, as etapas de fabricação do produto devem seguir rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Além disso, o item é encontrado em diversas especificações de materiais, tamanhos e capacidades, como o dissipador de calor alumínio de alta potência.
Portanto, é recomendado que sua aquisição seja feita apenas em fornecedores de confiança, como os parceiros do Soluções Industriais.
Além de comercializarem apenas dissipadores produzidos com os parâmetros necessários de qualidade, os anunciantes da nossa plataforma conseguem indicar qual é o melhor modelo para a sua aplicação.
Modelos de dissipadores de calor
Os modelos de dissipadores de calor mais encontrados no mercado são: o “estampado”, “por extrusão”, “de aletas dobradas” e “fundido”.
O dissipador de calor estampado tem uma estrutura bastante simples e uma produção menos custosa.
Ele é formado por folhas metálicas extremamente flexíveis, que podem ser modeladas conforme a necessidade do comprador.
Já o dissipador por extrusão é indicado para amplificadores, fontes de alimentação e outros itens de alto desempenho, que precisam eliminar uma grande quantidade de calor.
Por sua vez, o tipo com aletas dobradas possui o formato de placa e funciona aumentando o espaço de contato com o ar.
Para concluir, o modelo fundido é geralmente feito à base de cobre, bronze ou alumínio, e sua funcionalidade é especialmente útil para sistemas de ventilação forçada, muito encontrados em indústrias químicas.
Precisa de um dissipador de calor, mas não sabe como escolher o modelo ideal para as suas aplicações? Solicite um orçamento no Soluções Industriais para tirar suas dúvidas com especialistas.
Você também pode conhecer catálogos e comparar preços com apenas alguns cliques, praticidade que apenas a maior plataforma B2B é capaz de oferecer!
E caso deseje mais informações sobre o assunto, não deixe de ler o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!