documento carro blindado
O documento carro blindado é um registro que comprova que um determinado veículo foi modificado para receber proteção balística. Esse certificado é exigido por lei e deve ser apresentado às autoridades de trânsito em caso de fiscalização. Para saber mais sobre as exigências necessárias e a atual legislação para automóveis blindados, confira os tópicos abaixo!
- A importância do documento para carros blindados?
- Quais as exigências válidas para o carro blindado?
- Como garantir o acesso ao documento para carro blindado?
A importância do documento para carros blindados
O documento carro blindado é muito importante para comprovar que o veículo foi modificado de acordo com as normas definidas pelos órgãos reguladores.
Não apresentar esse tipo de documentação quando solicitado pelas autoridades acarreta em multas e sanções legais.
Isso porque o documento para carro blindado contém informações relevantes sobre as alterações e o nível de proteção oferecido pela blindagem.
Esses dados podem variar de acordo com a espessura do vidro, os materiais utilizados no serviço, entre outros fatores.
É importante citar que a blindagem automotiva só pode ser realizada com uma autorização especial do Exército Brasileiro.
Para se ter uma ideia do rigor da lei quando se trata do tema, até abril de 2021, mesmo a posse e venda de um veículo blindado demandava uma autorização dos militares, mas essa exigência foi suspensa.
O que mudou com a nova legislação?
Com a nova legislação, não é mais necessário emitir um documento de carro blindado para obter ou vender um automóvel com essa característica.
Apenas a instalação ou retirada da proteção balística deve ser oficializada por uma documentação blindagem veicular, conhecida como Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Esse documento é emitido após vistoria em uma empresa credenciada pelo Denatran, que avalia critérios como os números do motor e do chassi, além de garantir que todas as modificações seguem as normas vigentes.
Quais as exigências válidas para o carro blindado?
Existem diversas exigências que devem ser cumpridas para a emissão do documento carro blindado.
A principal é a resistência balística, ou seja, a capacidade do automóvel resistir a impactos provocados por projéteis de armas de fogo.
Esse fator se aplica tanto ao vidro quanto à lataria, que devem ser capazes de absorver e dissipar a energia do tiro, reduzindo a penetração e minimizando os danos.
Também é exigido que o veículo blindado possua um sistema de segurança integrado, que alerte o motorista em caso de ameaças iminentes.
O peso do carro após o processo de blindagem ainda pode ser limitado pela legislação local, a fim de garantir que o automóvel possa ser dirigido com segurança nas estradas públicas.
A iluminação do carro blindado também apresenta regras, com o intuito de oferecer a visibilidade adequada ao motorista.
Todos esses critérios são atendidos por um serviço de blindagem especializado e com a revisão veicular realizada pelas empresas credenciadas pelo Denatran.
Profissionais sérios e competentes fazem a blindagem com materiais de primeira linha e procedimentos que atendem às leis locais e nacionais.
Além disso, estabelecimentos especializados auxiliam o cliente na obtenção do documento carro blindado, o guiando com informações precisas sobre os procedimentos a serem adotados em cada etapa da solicitação.
Como garantir o acesso ao documento para carro blindado?
Para emitir o documento carro blindado, é necessário obter uma autorização para o serviço junto ao Exército Brasileiro, etapa que é facilitada com a contratação de companhias especializadas.
Com a permissão em mãos, o veículo deve ser inspecionado em uma companhia credenciada pelo Denatran, a fim de verificar itens ligados à sua segurança.
Se tudo estiver de acordo com as normas, o automóvel pode ser modificado em uma empresa autorizada, que será responsável por emitir um Certificado de Blindagem (CB).
Para concluir o processo, o interessado precisa se dirigir a um posto de vistoria veicular, mediante agendamento prévio, e fazer uma nova análise.
Além da autorização do Exército e de duas vias do requerimento obtido a partir dos passos citados, a retirada da documentação blindagem veicular ainda exige a apresentação de:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- CRV (Certificado do Registro do Veículo);
- Termo de responsabilidade.
Quer obter o auxílio de especialistas para garantir o documento carro blindado? Conte com os parceiros do Soluções Industriais fazendo uma cotação gratuita hoje mesmo!
Mas se preferir mais informações sobre a documentação blindagem veicular antes, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!