Eixo de transmissão
O eixo de transmissão é fundamental para a operação segura de veículos e máquinas que possuem componentes giratórios. Isso porque o item transforma a velocidade gerada pelo motor em torque, permitindo a rotação eficaz de rodas e peças semelhantes. Conheça melhor suas principais vantagens, características, modelos e aplicações nos tópicos listados abaixo!
- O que é um eixo de transmissão?
- Aplicabilidade do eixo de transmissão
- Como o eixo de transmissão é utilizado?
- Modelos de eixos de transmissão
- Quais as vantagens do eixo de transmissão?
- Cuidados importantes com o eixo de transmissão
O que é um eixo de transmissão?
O eixo de transmissão é uma peça essencial em máquinas e automóveis, formada por um corpo redondo e discos dentados.
Sua função é receber a velocidade gerada por um motor e transformá-la no torque (força) necessário para o funcionamento de outros componentes.
Basicamente, o eixo da transmissão fica inserido em um orifício, o que lhe permite girar seguramente, sem o risco de se soltar mesmo quando submetido a condições adversas de operação, da mesma forma que uma cruzeta cardan.
Para ter uma alta resistência, o eixo transmissão precisa ser fabricado a partir de materiais robustos, como o plástico, o cobre ou o alumínio.
Além disso, sua produção deve seguir rigorosas normas técnicas estabelecidas pela legislação brasileira.
O mesmo vale para qualquer outra parte do sistema em que esses eixos estão inseridos, como a caixa de transmissão.
Aplicabilidade do eixo de transmissão
O eixo de transmissão está presente em veículos e em praticamente qualquer máquina que possua componentes rotativos.
Resumidamente, essas peças podem ser conectadas a motores elétricos ou de combustão interna e contam com engrenagens, correntes e polias em sua estrutura, o que facilita a transmissão de torque a outras partes dos automóveis e equipamentos.
Como o eixo de transmissão é utilizado?
Além de entender a função cumprida pelo eixo da transmissão, é interessante saber como o trabalho desse componente influencia em outras partes de veículos e máquinas.
Na prática, o torque gerado pelo eixo de transmissão em motores é transferido com a velocidade ajustada para as rodas dos carros ou os componentes giratórios de máquinas industriais.
Essa transferência de torque e velocidade permite que os sistemas se movam com precisão, realizando suas funções específicas.
Em algumas situações, o funcionamento adequado do eixo de transmissão é ainda mais importante, tão quanto utilizar um macaco mecânico em caso de troca de pneus, por exemplo.
É o caso do tráfego de automóveis em subidas extremamente íngremes, uma circunstância comum para os motoristas que moram em cidades não planejadas.
Em vias com essas características, as rodas e pneus dos carros precisam de mais força para subirem com segurança e não se desgastarem excessivamente. Essa força pode ser gerada pelo eixo.
Modelos de eixos de transmissão
Um eixo de transmissão pode ser classificado de três maneiras distintas, conforme detalhado na listagem a seguir:
- Cabo principal: Também chamado de “eixo de saída”, o cabo principal estende-se da parte dianteira para a traseira da transmissão. No “caminho”, ele encontra o eixo de entrada e permite movimentos de engate e desengate;
- Contra-eixo: Ele é posicionado paralelamente ao eixo da transmissão principal e conta com um sistema de embreagem conectado ao motor para a transferência de potência;
- Eixo intermediário: Embora não gere torque, tem uma grande importância, pois é responsável por inverter o sentido de rotação da engrenagem intermediária.
Independentemente do modelo de eixo de transmissão ao qual se refira, vale destacar que essas peças precisam apresentar grande precisão quando acionadas.
Por isso, o eixo da transmissão costuma passar por processos de retificação industrial antes de ser liberado para venda.
Quais as vantagens do eixo de transmissão?
A principal vantagem de um eixo de transmissão é a segurança que esse componente proporciona.
Ao receber e adequar a velocidade do motor, o eixo da transmissão evita o funcionamento incorreto das partes com as quais se conecta.
Outra vantagem é a capacidade de permitir diferentes relações de marcha quando instalados em veículos, o que proporciona ao condutor a flexibilidade de adaptar a velocidade e o torque às condições da estrada e às necessidades específicas de condução.
Além disso, o eixo de transmissão é geralmente construído com materiais resistentes e duráveis, o que contribui para a longevidade e a confiabilidade do sistema de transmissão como um todo.
No entanto, é importante ter em mente que todas essas vantagens só são asseguradas se o componente for adquirido em fornecedores de confiança, como um disco de contração de útilma geração, como os parceiros do Soluções Industriais!
Cuidados importantes com o eixo de transmissão
Alguns sinais indicam quando o eixo de transmissão deixa de operar adequadamente, especialmente nos automóveis.
O primeiro é a embreagem “patinando”, ou seja, sem o devido atrito com as peças de fricção, o que provoca dificuldades na hora de trocar de marcha e acelerar o veículo.
Também é preciso estar atento a ruídos e cheiros incomuns, principalmente quando o carro está em ponto morto ou existe a suspeita de alguma substância em processo de queima.
Por fim, o painel eletrônico de alguns veículos acende uma luz de alerta, informando ao motorista a necessidade de se dirigir a uma oficina mecânica.
Já em máquinas, esses sinais costumam envolver vibrações excessivas, rangidos ou cliques durante a operação.
Com a manutenção em dia, dificilmente um eixo de transmissão apresentará problemas. Por isso, é importante realizar inspeções periódicas na peç, como em um atuador mecânico e sempre seguir as orientações do fabricante sobre sua utilização.
Potencialize o desempenho do seu veículo ou equipamento! Solicite um orçamento de eixo da transmissão no Soluções Industriais e entre em contato com nossos parceiros especializados no produto!
E caso deseje mais informações sobre o componente, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!