embalagem de esterilização
A embalagem de esterilização é um tipo de invólucro que pode ser encontrado em diferentes modelos, a fim de ajustar-se às mais variadas formas de desinfecção de materiais e instrumentos. Por se tratar de um produto destinado para processos nos quais não podem ocorrer erros, é importante que a aquisição seja feita com muito cuidado! Navegue pelos tópicos abaixo e saiba mais!
- Para que serve a embalagem de esterilização?
- Modelos de embalagens de esterilização
Para que serve a embalagem de esterilização?
A embalagem de esterilização nada mais é do que um tipo de envoltório utilizado para proteger materiais e instrumentos que passarão por processos de desinfecção.
Sendo assim, o invólucro é um item indispensável em locais que precisam utilizar autoclaves e outras máquinas que atuam com vapor saturado, óxido de etileno e formaldeído.
Para entender melhor sobre o assunto, é ideal saber que o processo de esterilização consiste em realizar a eliminação de microorganismos, como vírus, bactérias, fungos, entre outros.
Considerando isso, a utilização da embalagem de esterilização pode ser solicitada por vários segmentos, como áreas hospitalares, odontológicas, laboratoriais, estéticas e industriais.
Por se tratar de um produto que pode impactar diretamente na precisão e eficiência da esterilização, a embalagem precisa ser desenvolvida de acordo com rigorosos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Modelos de embalagens de esterilização
Um ponto interessante sobre a embalagem de esterilização é que ela pode ser encontrada em diferentes modelos. Entre eles:
- Embalagem de SMS;
- Embalagem de papel crepado;
- Embalagem com indicador no filme;
- Embalagem com indicador no papel.
Explicando brevemente cada uma, a primeira refere-se à embalagem desenvolvida 100% em polipropileno, não contendo fibras naturais ou revestimento de ligantes sintéticos.
Enquanto isso, a embalagem de esterilização crepada consiste no modelo desenvolvido com celulose, que além de atóxico é biodegradável.
Já quando se trata das embalagens com indicadores, ambas são desenvolvidas com celulose e filme laminado de poliéster/polipropileno, sendo a principal diferença vista na quantidade de camadas.
Por possuírem fitas indicativas, que mudam de cor após o processo, essas embalagens de esterilização são capazes de identificar a eficiência da desinfecção.
Além dessas versões, o cliente poderá encontrar outros tipos de invólucros, como os sacos transparentes, as bags de inativação de resíduos, os rolos de esterilização e os wraps.
Vale citar que, no momento da escolha, é fundamental prestar muita atenção no modelo mais adequado, considerando fatores como tipos de instrumentos que serão esterilizados, temperatura e pressão.
Ficou interessado na embalagem de esterilização e quer saber onde comprá-la com segurança? Navegue pelo Soluções Industriais e encontre os melhores fornecedores do mercado!