Embalagem Para Congelado
A embalagem para congelado serve para armazenar peixes, carnes, polpas, frutas e outros alimentos em baixas temperaturas. A estrutura feita de materiais resistentes, como polietileno e polipropileno, é capaz de conservar as texturas e sabores das mercadorias, além de impedir o contato direto do item com o ar frio e seco do freezer. Saiba mais no conteúdo abaixo!
- O que é e para que serve uma embalagem para congelado?
- Vale a pena utilizar embalagens para congelados?
- Características da embalagem para congelado
- Cuidados ao escolher uma embalagem para congelado
O que é e para que serve uma embalagem para congelado?
Uma embalagem para congelado é um embrulho projetado especificamente para armazenar alimentos no congelador ou freezer.
Essas embalagens são desenvolvidas para proteger os produtos do frio extremo e da umidade, ajudando a manter a qualidade, o sabor e a textura dos alimentos por um período mais longo.
Além disso, a embalagem para comida congelada pode ser empilhada facilmente, o que permite um melhor aproveitamento do espaço do congelador.
Vale a pena utilizar embalagens para congelados?
A embalagem para congelado é normalmente associada à proteção dos alimentos e a estratégias de marketing.
Normalmente, o embrulho ajuda a evitar a contaminação dos alimentos, pois proporciona uma barreira protetora contra bactérias, fungos e outros microorganismos indesejáveis.
Essa característica é importante para prevenir a deterioração das comidas, o desperdício e a possível ocorrência de doenças transmitidas por produtos estragados.
Uma embalagem para alimentos congelados ainda impede a formação de cristais de gelo, fenômeno que compromete a qualidade do conteúdo.
Além disso, ela impossibilita a entrada de ar e a saída de umidade, que são muito necessários para a conservação de alguns alimentos.
A embalagem para congelado também é capaz de resistir a ciclos repetidos de congelamento e descongelamento, sem comprometer sua integridade ou capacidade de proteção ao alimento.
Quanto aos benefícios assegurados para a área de marketing, a embalagem para comida congelada pode ser facilmente personalizada, a fim de atrair a atenção dos consumidores e fixar o nome de uma marca no mercado.
Características da embalagem para congelado
A embalagem para congelado pode ser encontrada em diferentes tamanhos, formatos e acabamentos, como a embalagem laminada, transparente e fosca.
Outra característica muito relevante do embrulho é a sua flexibilidade, uma vez que sua estrutura pode ser facilmente “modelada” para encaixá-la em espaços reduzidos dentro dos freezers.
Em um limite aceitável, também é possível empilhar essas embalagens, com o intuito de expô-las de maneira organizada.
Além disso, a embalagem para comida congelada fornece uma barreira eficaz contra umidade, odores e gases, preservando a qualidade do alimento e suas propriedades nutricionais.
Por fim, uma embalagem para congelado possui abas adesivas ou zíperes que facilitam a selagem dos produtos, sem interferir nos processos de abertura e fechamento.
Materiais usados na fabricação de embalagens para congelados
A embalagem para congelado é fabricada normalmente com polipropileno (PP) ou polietileno (PE), dois materiais muito resistentes.
Explicando brevemente cada um, o polipropileno é ideal para salgados de festa congelados, pão de forma, carnes e legumes.
Já o polietileno pode apresentar uma densidade baixa, linear ou alta, sendo que cada opção adequa-se melhor a um tipo de alimento.
Por exemplo, a embalagem de baixa densidade é indicada para ingredientes líquidos ou sólidos que possuem um alto nível de umidade, como molhos e alguns temperos.
Por sua vez, o modelo de densidade linear é comumente aplicado a frutas, verduras e legumes, graças à sua grande resistência contra deformações.
Por último, a embalagem para comida congelada de alta densidade é usada para produtos sólidos em geral, como peixes e carnes.
Cuidados ao escolher uma embalagem para congelado
O congelamento adequado permite estender a vida útil das mercadorias e, consequentemente, evitar um descarte precoce que prejudicaria o ecossistema do planeta.
Por isso, no momento de adquirir embalagens para esse fim, é indispensável consultar fornecedores especializados, que trabalham apenas com opções fabricadas a partir de rigorosos padrões de segurança.
No Brasil, qualquer modelo de embalagem para congelado passa por avaliações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de chegar ao mercado.
Outro ponto de extrema importância a ser verificado durante a escolha é a compatibilidade do embrulho com o produto que será armazenado.
Por exemplo, alguns alimentos, como pastas, polpas e líquidos, aumentam seu tamanho após o congelamento. A embalagem deve ajustar-se a essa expansão sem romper.
Caso o conteúdo a ser protegido apresente altos níveis de gordura, também é recomendado obter uma embalagem que não grude quando submetida à substância.
Uma boa embalagem para comida congelada ainda deve ser impermeável e resistente a impactos e rasgos acidentais.
Por fim, é importante considerar a facilidade de fechamento e vedação do embrulho, pois isso irá evitar a entrada de ar no recipiente, prevenindo a formação de cristais de gelo e a deterioração do alimento.
Agora que você já sabe as principais características e como escolher embalagens compatíveis com produtos congelados, solicite um orçamento no Soluções Industriais.
Na plataforma, você encontrará os melhores fornecedores nacionais de embalagens para produtos congelados para tirar dúvidas e comparar preços!
E caso queira ter mais informações sobre o embrulho, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!