EPI raio X
O EPI raio X refere-se aos Equipamentos de Proteção Individual utilizados por profissionais de saúde e técnicos de radiologia durante a execução de procedimentos que envolvem raios X. Estes itens são projetados para preservar a integridade do cabelo, pele e olhos das pessoas, evitando problemas em curto e longo prazo. Saiba mais conferindo os tópicos abaixo!
- Qual a importância do EPI raio X?
- Tipos de EPI raio X
- Critérios de uso do EPI raio X
Qual a importância do EPI raio X?
A importância do uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI) no contexto dos procedimentos de raios X é inquestionável.
Eles são fundamentais na garantia da segurança dos profissionais de saúde e dos pacientes, bem como na preservação da qualidade dos diagnósticos e tratamentos.
Com o avanço do raio X digital, a qualidade das imagens melhorou consideravelmente, permitindo diagnósticos extremamente precisos.
No entanto, a exposição à radiação ionizante ainda é uma realidade constante nesse campo, e portanto a proteção radiológica continua a ser prioridade máxima.
A falta de EPI raio X nesses casos representa riscos significativos para a saúde, como o surgimento de câncer, catarata, tireoide e infertilidade.
Tipos de EPI raio X
Os principais tipos de EPI para raio X, e suas respectivas características, estão destacados nos tópicos a seguir:
Aventais de chumbo
O chumbo usado na confecção desses aventais possui alta capacidade de absorver radiação ionizante.
Por isso, o material em questão contribui para a redução dos riscos de problemas de saúde associados à radiação, garantindo um ambiente seguro durante procedimentos médicos radiológicos.
Um exemplo de aplicação do avental de chumbo é em pacientes de consultórios odontológicos que tiram chapas completas da arcada dentária.
Protetores de tireóide
Os protetores de gônadas são projetados para resguardar a glândula tireoide, que é particularmente sensível à radiação.
Assim como os colares, esses itens envolvem a região protegida. Vale ressaltar que eles não devem ser empregados nos casos em que poderiam causar qualquer empecilho para a realização dos exames.
Óculos plumbíferos
Os óculos plumbíferos são um EPI para raio X fabricados com uma eficaz mistura entre chumbo e vidro, o que não apenas assegura grande proteção, como também permite visualizar as áreas que cobrem.
Na prática, os óculos evitam danos severos aos tecidos oculares, evitando problemas temporários e permanentes na visão.
Protetores de gônadas
Os protetores de gônadas têm a finalidade de resguardar os órgãos reprodutores masculino e feminino.
Assim como os protetores de tireóide, os equipamentos destinados às gônadas não podem ser aplicados se causarem interferências durante os exames.
Além de conhecer cada EPI, o comprador deve ter em mente que a aquisição destes deve ser realizada apenas junto a fornecedores especializados.
Isso porque os EPIs em geral (não apenas os de raio X), passam por rigorosos testes antes de serem liberados para venda.
Sem contar que cada equipamento destinado à proteção de profissionais recebe um certificado e tem um prazo de validade pré-definido.
Vendedores de confiança fazem questão de comercializar apenas EPIs com o documento mencionado e informar aos clientes sobre o prazo para substituir cada item.
No caso dos empregadores, ainda é importante saber as consequências de não fornecer EPIs a seus funcionários.
Se tal situação ocorrer, a área de trabalho pode ser interditada, e o empregador estará sujeito a penalidades que vão de multa a processos trabalhistas.
Também cabe ao empregador fiscalizar se os EPIs têm sido usados corretamente por cada trabalhador.
Já os funcionários ficam responsáveis por conservar adequadamente o material fornecido, e informar ao empregador qualquer dano sofrido pelo EPI.
Critérios de uso do EPI raio x
Quando se trata de quem deve utilizar um EPI raio X, a resposta é abrangente: qualquer pessoa que esteja exposta a riscos ocupacionais específicos deve fazer uso desses equipamentos.
No ambiente hospitalar, por exemplo, médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e demais profissionais devem utilizar os EPIs apropriados para as tarefas que desempenham do início ao final do expediente.
Afinal, a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e funcionários.
Precisa dos melhores EPI para raio X do mercado? Solicite já sua cotação no Soluções Industriais e receba o contato de fornecedores referência no mercado!
E caso tenha interesse em saber mais sobre o EPI de raio X, leia também o conteúdo que disponibilizamos no final desta página!