Equipamentos para esterilização
Os equipamentos para esterilização são úteis para ambientes que requerem um nível maior de higienização, pois evitam a proliferação de bactérias e outros agentes contaminantes. Por isso, é indispensável que sejam escolhidos com os devidos cuidados e conhecimento. Para saber mais sobre os métodos, equipamentos utilizados e muito mais, navegue pelos tópicos abaixo!
- Métodos de esterilizar equipamentos
- Quais os equipamentos para esterilização?
Métodos de esterilizar equipamentos
Os equipamentos para esterilização são capazes de realizar diversos métodos para eliminar microrganismos de ferramentas e materiais.
Esses métodos variam de acordo com a necessidade do cliente, e podem ser divididos em:
- Radiação ionizante;
- Filtração;
- Calor seco;
- Calor úmido.
Cada um desses processos realizados com equipamentos para esterilização garante uma limpeza profunda e eficaz em materiais cirúrgicos ou que entram em contato direto com algum tipo de conteúdo mais sensível à proliferação de microrganismos.
Em auxílio a esses processos, têm-se também os equipamentos para esterilização por meio químico. São eles:
- Formaldeído;
- Glutaraldeído;
- Óxido de etileno;
- Peróxido de hidrogênio;
- Ácido peracético;
- Plasma de peróxido de hidrogênio.
Esses equipamentos garantem maior controle de qualidade de segurança para materiais diversos.
No próximo tópico, você vai conhecer outros equipamentos para esterilização essenciais na higienização de produtos.
Quais os equipamentos para esterilização?
Atualmente, quando se fala sobre equipamentos para esterilização, é possível citar a autoclave como um dos principais produtos para esse tipo de processo.
A autoclave tem suas especificações de acordo com o modelo utilizado, sendo um meio rápido, seguro e econômico para fazer uma limpeza mais aprofundada.
Ela consiste em uma câmara de pressão, onde é liberado um vapor, elevando a temperatura e pressão por um período de tempo até eliminar todos os microorganismos.
Em geral, são utilizados os equipamentos para esterilização por vapor saturado, que faz uso do componente saturado molhado e tem uma operação que varia entre 121 a 134ºC.
No entanto, é possível utilizar outros equipamentos para esterilização, como é o caso dos envelopes para esterilização.
Encontra-se também a seladora, que é uma máquina que auxilia o processo de vedação dos envelopes, a fim de deixá-los bem selados.
A partir disso, os equipamentos para esterilização são excelentes ferramentas de apoio, fazendo com que seja possível ter um grau maior de higienização em produtos.
Então, para saber mais sobre eles, basta verificar todas as ofertas que o Soluções Industriais selecionou para você!