Escada Marinheiro
A escada marinheiro é perfeita para ambientes estreitos e altos, nos quais não seria conveniente instalar degraus convencionais ou em espiral. Essa escada fixa ainda é fabricada com acessórios de segurança, como corrimão, degraus antiderrapantes e gaiola de proteção, a fim de proteger seus usuários. Saiba mais sobre o assunto conferindo os tópicos abaixo!
- O que é a escada marinheiro?
- Onde utilizar a escada marinheiro?
- Normas de segurança para o uso da escada marinheiro
O que é a escada marinheiro?
A escada marinheiro é uma estrutura vertical fixa com degraus horizontais paralelos bastante utilizada em áreas altas e de difícil acesso.
Sua principal vantagem, além da segurança que oferece, é o fato de possuir uma estrutura menor que outros tipos de escadas, como as construídas em espiral. Isso permite que ela ocupe menos espaço e possa ser instalada em locais estreitos.
Além disso, sua construção robusta e materiais resistentes, como o aço carbono, o aço inoxidável e o alumínio, garantem durabilidade e confiabilidade, mesmo em condições adversas.
No mercado, a escada tipo marinheiro é disponibilizada em diferentes tamanhos, a fim de atender aos mais variados projetos.
O item também pode vir equipado com plataformas intermediárias para descanso, corrimãos e gaiola de proteção, a depender de sua altura.
Contudo, apenas os componentes de segurança extras não são suficientes para que uma pessoa sem o devido preparo suba em uma escada marinheiro.
Portanto, é indispensável que o uso dessas escadas seja restrito a profissionais acostumados a trabalhos em grandes alturas, e que todos recebam os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para a função que cumprem.
O descumprimento das medidas mencionadas pode resultar em multas pesadas ou interdição do espaço.
Onde utilizar a escada marinheiro?
A escada marinheiro facilita o acesso de trabalhadores a diversos locais, como silos agrícolas, plataformas de petróleo, torres de transmissão ou iluminação, maquinários industriais e até mesmo a um tanque de fibra de vidro.
Outra aplicação muito comum desse tipo de estrutura é em grandes embarcações para permitir acesso a diferentes convés e níveis.
É possível também adquirir o item para uso doméstico, quando se deseja realizar uma manutenção no telhado ou na caixa d’água.
Uma boa dica adicional é combinar a escada de marinheiro com o projeto arquitetônico da casa ou a decoração dos ambientes externos (jardins, churrasqueiras, piscina…).
Assim, além de ter uma escada muito útil, o comprador ganhará um detalhe diferenciado no visual de sua residência.
Normas de segurança para o uso da escada marinheiro
A fabricação e uso de uma escada tipo marinheiro devem seguir as Normas Regulamentadoras n° 12, 18 e 35.
Essas normas estabelecem padrões referentes à capacidade mínima de peso que uma escada de marinheiro precisa suportar, à altura e largura dos degraus, à resistência necessária contra condições ambientais adversas, entre outros fatores.
Para se ter uma ideia do rigor desses parâmetros, os degraus de uma escada marinheiro têm que permanecer intactos caso um corpo humano em queda livre os atinja.
Isso significa que não basta serem robustos o suficiente para aguentar o peso de um adulto usando EPIs, eles também precisam resistir aos impactos causados por tombos de grandes alturas, que são muito mais fortes do que um simples pisão.
Além disso, uma escada de marinheiro necessita ser construída de forma que permita aos seus usuários apoiarem os pés nas barras inferiores e segurarem as barras superiores ao mesmo tempo.
Ainda é preciso que as barras sejam projetadas com formatos ou ranhuras específicos para prevenir escorregões.
Outro ponto a se destacar é que a escada marinheiro deve ser produzida com materiais inoxidáveis e anticorrosivos, quando forem indicadas para áreas externas ou onde se lida com produtos químicos agressivos ou maresia.
Já em relação à estrutura, a escada de marinheiro precisa contar com uma gaiola de proteção se possuir altura superior a 3,5 metros.
Esse componente necessita estar instalado a pelo menos 2 metros do solo e ultrapassar a plataforma de descanso ou piso superior em, no mínimo, 1,1 metro.
O mesmo vale para a presença de um corrimão ou degraus adicionais após o piso superior ou cada plataforma de descanso.
Para concluir os exemplos, uma escada de marinheiro com um único lance não pode ser maior do que 10 metros.
Transforme espaços altos em áreas acessíveis e funcionais! Solicite agora mesmo um orçamento de escada marinheiro no Soluções Industriais e adquira produtos de alta qualidade com nossos parceiros.
E caso deseje mais informações sobre esse importante item, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!