Etiqueta De Couro
A etiqueta de couro é um adorno que permite transmitir informações relevantes sobre um produto ou marca. Esse material é frequentemente aplicado em roupas, cintos, bolsas, calçados, peças de crochê, entre vários outros itens, devido à sua qualidade, estética e durabilidade. Quer conhecer mais sobre as aplicações desta identificação? Confira os tópicos abaixo!
- Por que utilizar a etiqueta de couro?
- Aplicabilidade da etiqueta de couro
- Tipos de couro para etiqueta
- Modelos de etiquetas de couro
- Cuidados com a etiqueta de couro
Por que utilizar a etiqueta de couro?
A etiqueta de couro é um item que faz toda a diferença no design de roupas, calçados e outros acessórios, pois confere um toque de elegância único às peças.
Sua principal função é identificar a marca do produto por meio de informações relevantes, como o nome e logotipo do fabricante, impressas no material.
Além disso, uma etiqueta couro pode trazer outros dados relevantes, como a coleção da qual a mercadoria faz parte, seu país de origem, modo de cuidado e instruções de lavagem.
Essas instruções são essenciais para os consumidores, uma vez que permitem que eles conheçam melhor o produto que estão adquirindo e saibam como mantê-lo em ótimo estado.
Outro motivo que torna a etiqueta de couro tão popular é a sua resistência, já que o material não pode ser rasgado, perfurado ou manchado facilmente.
Essa vantagem está diretamente relacionada com os tratamentos que o couro recebe antes de ser transformado em etiqueta.
Processos como o curtimento e tingimento do couro, por exemplo, são essenciais para que a etiqueta tenha uma longa durabilidade.
A textura e a tonalidade do couro também contribuem para uma aparência única e autêntica, que muitas vezes não pode ser replicada por outros materiais.
Por fim, uma etiqueta de couro pode ser fixada às peças de maneira muito prática, seja por meio de costura ou colagem simples.
Aplicabilidade da etiqueta de couro
A etiqueta de couro é comumente utilizada em calças jeans, jaquetas, cintos, bolsas, calçados, carteiras e outros produtos de moda e acessórios.
No entanto, seu uso não se restringe a essas peças, pois a etiqueta couro também está presente em vários trabalhos de artesanato.
Isso porque o material combina muito bem com artigos feitos em crochê e tricô, técnicas manuais aplicadas em variados produtos, de bonecos a bases para pratos.
Além disso, a etiqueta de couro é muito aplicada em móveis estofados, como sofás e poltronas, uma vez que acrescenta um elemento elegante e diferenciado ao design.
Vale destacar que algumas marcas de instrumentos musicais colocam esse tipo de identificação em guitarras, violões e outros instrumentos para adicionar um toque de classe ao produto.
Essa versatilidade de aplicações é possível graças ao fato de que a etiqueta pode ser cortada no tamanho e formato que melhor se adequam à mercadoria.
O processo pode ser realizado rapidamente com uma máquina de corte a laser ou mesmo de forma manual, caso a utilização seja para trabalhos únicos.
Resumidamente, a pessoa que deseja empregar a etiqueta couro precisa seguir apenas uma regra: abusar da criatividade!
Tipos de couro para etiqueta
Há três tipos de materiais frequentemente usados para produzir a etiqueta de couro: o legítimo, o sintético e o ecológico.
O couro legítimo é normalmente fabricado com pele de boi e pode manter seu aspecto original por muitos anos, desde que seja conservado adequadamente.
Já o couro sintético é uma alternativa mais barata em relação ao legítimo e, por isso, tem sido bastante procurado no mercado.
Embora não possua a qualidade dos produtos legítimos, a etiqueta de couro sintético ainda apresenta excelente aparência e boa durabilidade.
Por último, a etiqueta couro ecológico é a preferida de clientes mais preocupados com a preservação do meio ambiente.
Esse tipo de couro é apreciado por quem busca produtos livres de ingredientes de origem animal, bem como fabricados com quantidades menores de agentes poluentes e metais pesados.
Modelos de etiquetas de couro
Os diferentes tipos de couro utilizados para confeccionar essas identificações não são a única forma de classificar o produto.
Isso porque a etiqueta de couro também pode variar em termos de design, estilo e aplicação. Alguns dos modelos mais comuns incluem:
Gravada a laser: Possui padrões personalizados em seu design que seriam difíceis de reproduzir nos demais tipos de etiqueta couro;
Em relevo: Suas informações são inseridas em alto ou baixo-relevo para destacar principalmente o nome e logotipo do fabricante;
Serigrafada: Passa por um processo de impressão para receber a arte gravada em sua superfície;
Hot Stamping: Seu acabamento proporciona um aspecto visual metalizado aos textos e imagens inseridos;
Queimada: A técnica de queima é bastante utilizada na etiqueta de couro, a fim de conferir uma tonalidade rústica às mercadorias;
Lixada: O lixamento da etiqueta couro é feito com o objetivo de dar um efeito uniforme ao material.
Além dessa classificação, é interessante conhecer as possibilidades de personalizar uma etiqueta de couro.
Para combinar com qualquer produto, uma etiqueta de couro personalizada pode ser lisa, fosca ou imitar a pele de animais como serpentes e crocodilos.
Os fabricantes ainda conseguem amolecer ou endurecer o couro para embutir ou sobrepor placas metálicas em sua superfície.
Cuidados com a etiqueta de couro
Assim como qualquer outro material, a etiqueta de couro também requer alguns cuidados básicos para preservar suas características.
Em primeiro lugar, é recomendável realizar uma lavagem industrial na etiqueta couro antes de colocá-la na vestimenta ou outra peça.
Isso impede que o pigmento do couro manche a mercadoria e, consequentemente, cause prejuízos ao seu fabricante.
Quanto à armazenagem da etiqueta de couro, independentemente de estar ou não fixada a algum produto, deve ser feita em um ambiente bem ventilado e livre de poeira, umidade e exposição excessiva à luz solar.
Essas medidas evitam que o couro perca sua tonalidade original e envelheça precocemente, o que afetaria sua estética.
Para concluir, não é indicado dobrar a etiqueta couro, pois isso provoca marcas indesejáveis e irreversíveis no material.
Ao guardar calças jeans, por exemplo, o ideal é manter a parte da etiqueta esticada, sempre com uma margem entre suas bordas e as dobras.
Transforme seu produto em algo sofisticado com as etiquetas de couro de alta qualidade comercializadas pelos parceiros do Soluções Industriais.
Especializada em unir clientes com fornecedores especializados, nossa plataforma permite cotar com praticidade e segurança os melhores produtos do mercado nacional. Solicite um orçamento e aproveite!
E se precisar de mais informações sobre a etiqueta de couro, leia também o texto que liberamos no final da página!