Extintor de incêndio
O extintor de incêndio serve para combater e controlar incêndios em seus estágios iniciais, antes que possam se espalhar e causar danos maiores. Esse equipamento de segurança pode ser adquirido para lidar com vários tipos de incêndio, como os causados por combustíveis sólidos, líquidos inflamáveis, falhas elétricas, entre outros. Entenda melhor nos tópicos abaixo!
- A importância do extintor de incêndio
- Classificação dos extintores de incêndio
- Tipos de extintor de incêndio
- Normas de manuseio de um extintor de incêndio
- O que são agentes extintores?
- Cuidados necessários ao usar o extintor de incêndio
A importância do extintor de incêndio
O extintor de incêndio desempenha um papel fundamental no combate à propagação de chamas, pois é capaz de controlar pequenos focos de incêndio antes que o fogo se espalhe em proporções catastróficas.
Ao conter o fogo no estágio inicial, é possível reduzir significativamente os danos materiais causados pelo incêndio, bem como resguardar vidas.
Não à toa, os extintores de incêndio são vistos em edifícios residenciais, grandes centros comerciais, empresas e indústrias dos mais variados segmentos.
Ainda é possível usar um extintor portátil em veículos privados e públicos ou em áreas pequenas, como um armário de serviços.
Outros equipamentos e medidas de proteção contra incêndios
Em alguns lugares, apenas a instalação do extintor de incêndio não é suficiente para garantir a segurança completa do espaço.
Nesses ambientes, é comum também a presença de itens como a mangueira de incêndio (e um esguicho regulável para mangueira), o abrigo de hidrante e armário corta fogo.
Além disso, uma boa manutenção de alarme de incêndio e do quadro de incêndio, assim como uma distribuição adequada de placa de sinalização fotoluminescente, contribuem para aprimorar as ações de emergência quando necessário.
Classificação dos extintores de incêndio
Um extintor de incêndio é classificado de acordo com os tipos de incêndios que pode combater.
Os extintores de incêndio classe A são identificados com um triângulo verde e indicados para apagar o fogo originado em materiais sólidos, como papel, plástico, borracha e madeira.
Já os de classe B, que apresentam um quadrado vermelho, estão aptos a atuarem contra líquidos inflamáveis, como a gasolina.
Por sua vez, um extintor de incêndio classe C tem um círculo azul e é destinado a aparelhos elétricos, como quadros de distribuição e fiações.
Outra opção é o extintor de classe D, que possui uma estrela amarela e é específico para metais combustíveis, como o alumínio, o sódio, o magnésio e o pó de zinco.
Para concluir, os extintores de incêndio classe K diferenciam-se dos demais por ter um quadrado preto e ser usado para interromper a propagação de chamas provenientes de óleos e gorduras.
Tipos de extintor de incêndio
Existem diversos tipos de extintores de incêndio disponíveis no mercado, conforme destacado na listagem a seguir:
- Extintor com água: Classe A;
- Extintor com gás carbônico: Classes B e C;
- Extintor com espuma mecânica: Classes A e B;
- Extintor com pó químico: Subdividido entre pó químico recomendado para extintores classes B e C, e pó químico indicado para classes A, B e C;
- Extintor com halogenados: Classes A, B e C.
É indispensável escolher o equipamento correto para o ambiente de instalação, independentemente do extintor de incêndio preço.
Normas de manuseio de um extintor de incêndio
As normas de manuseio de um extintor de incêndio servem para garantir que o equipamento esteja sempre acessível.
Basicamente, as regras definem que os extintores de incêndio precisam ser facilmente visualizados e fiquem localizados em pontos livres de obstáculos.
Isso significa que os extintores de incêndio não podem estar cobertos por outros materiais ou em áreas como paredes de escadas.
A altura em que esses itens são posicionados também deve ser observada, já que não pode exceder 1,60 metro em relação ao piso.
Ainda é necessário que um espaço de 1 metro quadrado seja pintado no chão, na cor vermelha, para indicar a presença do extintor de incêndio.
Já os pontos onde os extintores ficam instalados precisam ser assinalados com uma seta grande, vermelha e com bordas amarelas, ou por um círculo vermelho.
Por fim, a quantidade de extintores de incêndio disponibilizados no ambiente é estabelecida conforme o risco de propagação de chamas.
Para exemplificar, um ambiente com baixa possibilidade de incêndio precisa ter um extintor de incêndio a cada 500 metros quadrados. Já em locais com alto risco, a área coberta por um único equipamento diminui para 150 metros quadrados.
Invista na segurança da sua casa ou negócio com os extintores de incêndio comercializados pelos parceiros do Soluções Industriais. Solicite agora mesmo um orçamento!
Em nossa plataforma, você também pode encontrar mais informações relacionadas ao assunto. No final desta página, existem detalhes sobre o que são agentes extintores e os cuidados necessários para usar um extintor. Confira!