Fachada em pele de vidro
A fachada em pele de vidro é uma instalação de forte apelo estético, que assegura não só um visual único para construção, mas também muitos benefícios a curtos, médios e longos prazos. Quer saber em detalhes o que é, as vantagens e os tipos disponíveis do projeto no Brasil? Navegue pelos tópicos abaixo e confira informações relevantes sobre o assunto!
- O que é uma fachada em pele de vidro?
- Vantagens da fachada em pele de vidro
- Tipos de fachadas em pele de vidro
- Quanto custa uma fachada em pele de vidro?
O que é uma fachada em pele de vidro?
Uma fachada em pele de vidro é um tipo de instalação que usa o material para realizar o acabamento externo de edifícios, ou seja, é um tipo de envidraçamento.
Na atualidade, este inovador projeto arquitetônico desenvolvido com placas refletivas costuma ser destinado para prédios de médio e grande porte.
Todavia, já existem empresas que atuam com a fachada residencial com pele de vidro, visto que o modelo assegura várias vantagens, que serão destacadas em detalhes no tópico a seguir!
Vantagens da fachada em pele de vidro
As vantagens da fachada em pele de vidro são as mais versáteis possíveis, fazendo com que sua instalação apresente uma excelente relação custo-benefício.
Focando inicialmente em um quesito visual, a utilização da pele de vidro tem um forte apelo estético, deixando a “porta de entrada” da construção mais moderna e atrativa.
Além disso, o modelo não requer a renovação da pintura, evitando paredes descascadas ou com infiltrações, que impactam na beleza do prédio.
Vale citar que isso não significa que a aplicação não pode ter diferentes cores, especialmente considerando que existe pele de vidro verde, azul, bronze, transparente, fumê, dentre outras.
Saindo um pouco da parte estética e focando na proteção, a fachada é desenvolvida a partir de vidros de segurança, que seguram os estilhaços caso haja rompimento da placa.
Embora seja muito difícil quebrar esses vidros, a característica permite a redução de ferimentos caso aconteça.
A fachada em pele de vidro também atua diretamente no conforto térmico, isolamento acústico e controle da iluminação.
Explicando cada um, o primeiro acontece graças ao fato dos vidros serem capazes de dispersar o calor advindo dos raios solares que incidem sobre as placas.
Seguindo uma linha similar a vantagem anterior, a fachada em pele de vidro é capaz de bloquear significativamente barulhos e ruídos externos.
Essa característica faz com que o modelo seja muito indicado para instalação em grandes centros urbanos, principalmente próximos de avenidas movimentadas, indústrias e aeroportos.
Já com relação à iluminação, a pele de vidro permite a entrada de luz natural, o que pode gerar redução de gastos com energia elétrica.
Apesar disso, as características refletivas ou fumê do material asseguram que a entrada seja controlada, evitando excessos que poderiam atrapalhar a visualização de telas, por exemplo.
Por último, mas não menos importante, a fachada em pele de vidro gera privacidade, pois quem está dentro pode visualizar o exterior, mas nem sempre quem está fora tem o mesmo privilégio.
Tipos de fachadas em pele de vidro
Os tipos de fachada em pele de vidro são muito versáteis, podendo variar de acordo com a categoria do material de confecção e o modelo de aplicação.
Com relação ao primeiro, a Norma Brasileira (NBR) 7199 estabelece que o vidro para fachada deve ser laminado ou aramado.
Além desses dois, existem alguns projetos que podem ser desenvolvidos com vidro insulado, desde que a parte interior que compõe a estrutura tenha as características anteriores
Já com relação às instalações da fachada de vidro, é possível encontrar três projetos principais: grid, cortina e unitizada.
Explicando brevemente cada um, a fachada grid, também conhecida como stick, é composta por uma estrutura de alumínio visível, que recebe a pele de vidro como se fosse emoldurada.
Já o modelo cortina, consiste em uma pele de vidro fachada que é colada em caixilhos, um tipo de armação para fixar placas. Esse tipo de instalação conta com duas inovações ao longo do tempo. São elas:
- Primeira evolução: vidro de cor preta ou bronze, que era fixado na colunas com o apoio de ganchos;
- Segunda evolução: popularmente chamada de Structural Glazing, a fachada possui todas as estruturas de sustentação da pele de vidro escondidas, gerando um acabamento perfeito.
Por último, mas não menos importante, a fachada unitizada tem todo o processo de colocação do vidro na estrutura feito em fábricas.
Depois de terminar a fabricação, as peças são levadas para o canteiro de obras, onde será necessário ter guindastes para elevação e aplicação da fachada em pele de vidro na estrutura.
Quanto custa uma fachada em pele de vidro?
Por se tratar de um projeto personalizado, o custo da fachada em pele de vidro poderá variar de acordo com as necessidades do solicitante.
Normalmente, a venda do produto acontece por metro quadrado (m²), sendo necessário também investir em mão de obra qualificada para a instalação.
Para conseguir o melhor orçamento da fachada em pele de vidro, o ideal é realizar uma minuciosa pesquisa de mercado, identificando os melhores representantes do segmento.
No Soluções Industriais, o cliente encontra empresas especializadas na comercialização e instalação da pele de vidro. Solicite uma cotação sem compromisso e aproveite as excelentes condições comerciais.