Filtro de linha com fusível
O filtro de linha com fusível é um tipo de extensor de tomadas, que é utilizado não apenas para aumentar a quantidade de aparelhos que podem ser conectados, mas também para protegê-los contra sobrecargas advindas de possíveis falhas no sistema, incluindo no quadro de distribuição. Quer saber mais? Navegue pelos tópicos abaixo e confira detalhes relevantes!
- O que é e para que serve o filtro de linha com fusível?
- Como escolher um filtro de linha com fusível?
O que é e para que serve o filtro de linha com fusível?
Normalmente similar estruturalmente à extensão elétrica, o filtro de linha com fusível também é um acessório que serve para “multiplicar” tomadas.
No entanto, diferentemente do modelo tradicional, que serve apenas para ligar aparelhos de baixa potência, a régua com fusível possui um papel na otimização da segurança do sistema.
Isso porque ele é capaz de interromper o fluxo de corrente em casos de anomalias na distribuição, como sobrecargas de energia, surtos elétricos ou curto-circuitos.
Com isso, os equipamentos ligados ao filtro de linha com fusível ficam protegidos dos erros de abastecimento, evitando que queimem.
Não só isso, o dispositivo também otimiza a proteção das pessoas que manuseiam os extensores, diminuindo os riscos de choques elétricos.
Por conta de todas essas características, esse modelo de régua de energia costuma ser utilizado inclusive para o acionamento de equipamentos de alta tensão.
Como escolher um filtro de linha com fusível?
Embora pareça simples, o processo de escolha de um filtro de linha com fusível requer alguns cuidados básicos, a fim de garantir que a melhor decisão será tomada.
A primeira dica, e talvez a mais importante, é encontrar um fabricante que atue com réguas desenvolvidas de acordo com os rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pelos órgãos vigentes.
Saindo um pouco da parte burocrática, o cliente deverá identificar o tipo de voltagem que deseja, que costuma ser 110V ou 220V.
Caso o dispositivo seja direcionado para ligar aparelhos que funcionam com diferentes tensões elétricas, já é possível contar com modelos bivolts.
Focando na parte estrutural, o filtro de linha com fusível pode ser encontrado em diferentes designs, como os tradicionais modelos em régua ou os cubos.
Não só isso, o produto também é comercializado em diferentes extensões de cabos, que vão desde alguns centímetros até vários metros, e quantidades de tomadas.
Um outro ponto que deve ser considerado é o tipo de entrada que terá na régua de energia, que costuma ser de três pinos, mas também pode ter outras conexões, como USB.
Por último, mas não menos importante, as entradas também podem apresentar diferentes angulações, a fim de ajustar-se a vários tipos de plugues.
O filtro de linha com fusível serve para aumentar a quantidade de tomadas ao mesmo tempo que protege os equipamentos de sobrecargas advindas do quadro de distribuição. Quer saber mais informações sobre o produto?
Entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e tire suas dúvidas!