Filtro Secador
O filtro secador é projetado para remover umidade e impurezas, como sujeira, poeira e resíduos, de sistemas de ar condicionado e refrigeração, sejam automotivos, residenciais ou industriais. Isso garante o bom funcionamento dos aparelhos, pois ajuda a manter os componentes internos limpos e livres de corrosão. Saiba mais detalhes nos tópicos abaixo!
- O que é o filtro secador?
- Como funciona o filtro secador?
- Vantagens do filtro secador
- Cuidados com o filtro secador
O que é o filtro secador?
O filtro secador é um componente indispensável nos aparelhos de ar condicionado e sistemas de refrigeração em geral.
Sua função é reter partículas sólidas e úmidas que eventualmente se soltem de alguma peça e assim manter a distribuição de ar livre de qualquer impureza.
Para cumprir esse papel com eficácia, o filtro secador deve ser muito resistente. Não por acaso, a estrutura é normalmente fabricada a partir de aços reforçados e revestida com uma pintura especialmente projetada para evitar corrosão.
Já as conexões do componente, quando roscadas, costumam ser construídas em cobre puro ou misturado com prata, outro elemento metálico rígido.
No mercado, é possível encontrar diversos modelos de filtros e outros itens relacionados, como adaptadores, válvulas de expansão e compressores, com variações no tamanho, potência e demais características.
Isso é fundamental para que os compradores tenham a opção de adquirir filtros destinados a diferentes aplicações, desde a instalação em aparelhos de ar condicionado automotivos até grandes sistemas industriais, como um túnel de congelamento.
Informações adicionais sobre os filtros secadores
O filtro secador pode ser conectado a aparelhos e sistemas por roscas, como mencionado no tópico anterior, ou pela soldagem.
A conexão rosqueada é indicada quando houver a possibilidade de fazer alterações na posição do filtro, seja por mudanças em projetos de engenharia ou qualquer outro motivo. Isso porque as roscas são mais fáceis de instalar e remover sempre que necessário.
Já a soldagem é recomendada quando os filtros ficarão fixos por longos períodos, uma vez que a remoção de uma solda envolve processos mais demorados.
Ainda é importante ter em mente que os filtros secadores precisam ser colocados entre a válvula de expansão e o condensador.
Para concluir, é interessante que os compradores e instaladores dos filtros conheçam duas características relevantes.
A primeira é o interior poroso do filtro secador, que consegue absorver o excesso de umidade e reter as impurezas sem impedir a passagem do fluido refrigerante.
A segunda característica é a presença de uma seta no corpo do filtro, que serve para mostrar a direção na qual o fluido de refrigeração deve se locomover.
Como funciona o filtro secador?
O filtro secador é geralmente um cilindro de metal ou vidro hermeticamente selado, que contém um material dessecante. Esse material é uma substância química projetada para absorver a umidade do sistema.
Basicamente, o material dessecante dentro do componente absorve a umidade presente no sistema de refrigeração à medida que o refrigerante flui por meio dele. Dessa forma, ele retém a umidade, impedindo-a de continuar circulando pelo sistema.
Além de remover umidade, o componente é projetado para capturar partículas sólidas indesejadas, como sujeira, detritos e outros contaminantes presentes no sistema de refrigeração, ajudando a manter o sistema limpo e protegido contra danos.
Ao manter o sistema livre de umidade e partículas, o filtro secador ajuda a garantir que o sistema funcione de forma mais eficiente.
Vantagens do filtro secador
A capacidade do filtro secador de remover a umidade e partículas indesejadas do sistema de refrigeração garante diversas vantagens, como:
Prevenção de danos: Ao evitar a circulação de partículas sólidas por áreas inadequadas, o filtro secador reduz a chance de danos em outros componentes e elimina a necessidade de reparos e substituições constantes de peças;
- Proteção à saúde: O componente garante um ar mais puro, que não coloca em risco a saúde das pessoas;
- Melhora da eficiência energética: Um sistema de refrigeração limpo e livre de umidade opera de maneira mais eficiente, o que pode resultar em menor consumo de energia e custos operacionais reduzidos;
- Mantém a eficiência de troca térmica: A presença de umidade ou contaminantes no sistema pode diminuir a capacidade de troca térmica do sistema. Esse problema é evitado ao utilizar os filtros;
- Preço acessível: O valor de mercado de um filtro secador é bastante reduzido, por isso, o item pode ser adquirido em grande quantidade por indústrias e donos de oficinas mecânicas.
Vale ressaltar que o desempenho de um filtro secador é aprimorado ainda mais quando se toma alguns cuidados básicos. Alguns dos principais pontos de atenção estão destacados nos tópicos abaixo!
Cuidados com o filtro secador
Assim como todo elemento filtrante, o filtro secador deve ser checado periodicamente, medida importante para evitar que o componente entupa e deixe de oferecer a segurança necessária.
Esse problema ocorre quando a tela do filtro acumula muitas partículas, o que pode estar relacionado a duas causas: a instalação do modelo inadequado ou a falta de manutenção preventiva.
Uma boa maneira de identificar um possível entupimento no filtro é perceber se a capacidade de refrigeração teve alguma alteração ao longo do tempo.
Caso isso seja notado, recomenda-se procurar um prestador de serviço especializado no reparo de filtros secadores.
Outro cuidado importante é verificar regularmente as conexões e tubulações ao redor do filtro, certificando-se de que não haja obstruções ou danos que possam comprometer o fluxo de refrigerante.
Mantenha seu equipamento funcionando perfeitamente! Solicite um orçamento de filtro secador no Soluções Industriais para entrar em contato com os melhores fornecedores do segmento!
E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página!