Geladeira industrial
A geladeira industrial é um equipamento que armazena grandes quantidades de alimentos e bebidas em condições adequadas para o consumo. Comumente utilizado em estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, padarias e supermercados, o aparelho apresenta diferentes formatos e recursos. Conheça melhor suas vantagens conferindo os tópicos listados abaixo!
- O que é e para que serve a geladeira industrial?
- Como funciona uma geladeira industrial?
- Características e vantagens da geladeira industrial
- Como escolher a melhor geladeira industrial?
O que é e para que serve a geladeira industrial?
A geladeira industrial é um equipamento projetado para atender às necessidades de armazenamento e refrigeração em ambientes comerciais e industriais, como restaurantes, hotéis, supermercados, padarias, entre outros.
Esse item é construído com materiais muito resistentes, como o aço inoxidável, além de possuir capacidade de armazenamento significativamente maior do que as geladeiras domésticas.
Além disso, as geladeiras industriais possuem sistemas de refrigeração mais potentes em comparação com equipamentos convencionais, a fim de manter grandes quantidades de alimentos e bebidas em temperaturas seguras para o consumo.
Alguns modelos ainda podem contar com recursos adicionais, como portas de vidro e prateleiras ajustáveis para facilitar a organização e o acesso aos alimentos.
Por fim, o design da geladeira industrial assegura um toque especial em meio à decoração ou em conjunto com outros móveis presentes no ambiente, como uma mesa de aço inox.
Como funciona uma geladeira industrial?
Uma geladeira industrial funciona removendo o calor de um compartimento interno e o transferindo para um espaço externo.
Para que isso aconteça de forma eficaz, o sistema da geladeira para cozinha industrial ou de outro modelo de refrigerador de grande porte utiliza agentes refrigerantes naturais, como o dióxido de carbono (CO2), a amônia (NH3) ou os hidrocarbonetos (HC).
Esses elementos, que podem se apresentar em estado líquido, sólido ou gasoso, são responsáveis por refrigerar fluidos considerados secundários no contexto em questão, como a água.
Ao atingir a temperatura ideal, os fluidos secundários são bombeados para as áreas que conservam os alimentos, mantendo-a refrigerada como em uma geladeira cozinha industrial.
Características e vantagens da geladeira industrial
As geladeiras industriais possuem vantagens e características que as tornam equipamentos com excelente custo-benefício. As principais estão destacadas na listagem a seguir:
- Isolamento térmico: A geladeira industrial é projetada para resistir a altas temperaturas externas, refrigerando adequadamente as bebidas e os alimentos armazenados, mesmo diante de condições climáticas adversas. como uma geladeira industrial 4 portas, por exemplo;
- Vedação: As portas desses equipamentos são reforçadas com materiais que impedem a entrada de vírus e bactérias;
- Resistência à corrosão: Este desgaste natural, comum em peças metálicas, não é um problema frequente em geladeiras industriais de boa qualidade;
- Versatilidade: As geladeiras industriais conservam bebidas, alimentos pré-cozidos, produtos secos e naturais, verduras cruas, proteínas e muito mais;
- Checagem de temperatura: Alguns modelos apresentam um termostato digital próximo às portas, o que permite verificar a temperatura interna facilmente.
Como escolher a melhor geladeira industrial?
Escolher a melhor geladeira industrial pode parecer um desafio, já que existem muitos modelos disponíveis no mercado.
No entanto, essa decisão pode ser mais fácil ao analisar quatro importantes critérios: capacidade de armazenamento, eficiência energética, estilo e marca.
Explicando brevemente cada um, o primeiro fator está relacionado à quantidade e ao peso dos alimentos e bebidas que precisam ser conservados.
Adquirir geladeiras industriais menores do que as necessárias pode causar prejuízos financeiros, já que alguns produtos terão que ficar fora do equipamento por um longo período, correndo o risco de estragarem.
Já a eficiência energética refere-se ao resultado que a geladeira industrial apresenta em comparação com a eletricidade que gasta para operar, parâmetro facilmente compreendido por meio de uma classificação feita com letras.
Equipamentos classificados com eficiência energética A são mais eficazes e econômicos do que os com eficiência energética B, e assim sucessivamente.
Em primeiro momento, o estilo da geladeira industrial não parece ser algo importante, mas faz total diferença para a organização dos alimentos e do próprio ambiente onde o item será instalado.
Existem dois modelos principais de geladeiras industriais: o vertical e o horizontal, e a definição da opção ideal dependerá do tipo de produto que será armazenado.
Por exemplo, é mais prático guardar grandes sacos com gelo em geladeiras industriais horizontais que não possuem prateleiras.
Por outro lado, uma geladeira vertical ocupa menos espaço e é ótima para organizar mercadorias pequenas, como latas, sendo também o modelo perfeito para locais menores ou que já contam com muitos outros itens.
O último fator é a marca das geladeiras industriais, que afeta diretamente a qualidade e o preço do equipamento.
Existem excelentes marcas disponíveis de geladeira cozinha industrial ou para outros ambientes, mas é importante consultar um fornecedor confiável para garantir que está adquirindo um aparelho adequado.
O Soluções Industriais reúne os fabricantes e vendedores de referência no segmento para te ajudar a fazer um investimento assertivo!
Faça já uma cotação gratuita em nossa plataforma e aproveite para adquirir sua geladeira industrial com um custo-benefício muito vantajoso!
Mas caso deseje mais informações sobre o equipamento, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final desta página!