glitter para artesanato
O glitter para artesanato é muito utilizado por profissionais e entusiastas da produção de peças manuais. Com aspecto brilhante e disponível em várias cores, o material chama a atenção de qualquer pessoa logo no primeiro olhar. Por isso, faz toda a diferença em projetos de decoração. Conheça mais vantagens e dicas de uso conferindo os tópicos abaixo!
- O que é e para que serve o glitter para artesanato?
- Como fazer a aplicação correta do glitter?
- Dicas de uso com o glitter para artesanato
O que é e para que serve o glitter para artesanato?
O glitter para artesanato é um material composto por pequenas partículas brilhantes que refletem a luz de maneira encantadora, adicionando um toque sofisticado a qualquer criação.
Para se ter uma ideia da versatilidade do glitter, sua presença é bastante comum em capas de cadernos, cartões de mensagens especiais, bolas de árvores de Natal, artigos de decoração em geral e até na fita de cetim.
Além disso, o glitter pode ser encontrado tanto em pó, sua versão convencional, quanto em cola.
O glitter em pó para artesanato possui uma aderência incrível, além de aceitar a aplicação com vários tipos de cola.
Por outro lado, a ideia de usar o glitter artesanato em cola é dispensar a necessidade de adquirir uma substância colante separadamente.
Para concluir, ambas as versões estão disponíveis em diferentes cores, como o glitter dourado para artesanato ou as opções de tonalidades primárias.
Diferenças entre o glitter e a purpurina
Embora o glitter para artesanato e a purpurina tenham aspecto brilhante, sendo muito utilizadas em artesanato com purpurina, existem importantes diferenças entre ambos que devem ser conhecidas pelos compradores.
Em primeiro lugar, os materiais se distinguem em espessura, já que o glitter artesanato é mais grosso do que a purpurina.
Isso porque o glitter para artesanato é formado por pedaços, ainda que muito pequenos, de vidro, papel ou plástico.
Por sua vez, a purpurina consiste em uma mistura feita com pós de cobre, zinco ou alumínio e uma cobertura de ácido graxo.
Além do uso no artesanato, o glitter pode ser aplicado em maquiagens, contanto que não contenha vidro.
Por outro lado, a purpurina não é indicada para tal aplicação, pois seu uso contínuo e prolongado sobre a pele provoca irritações, ainda que apresente baixos níveis de toxicidade.
Apesar das diferenças, há uma semelhança relevante entre o glitter artesanato e a purpurina: os dois precisam ser adquiridos de fornecedores confiáveis para desempenharem suas respectivas funções com eficácia.
Como fazer a aplicação correta do glitter?
A aplicação do glitter para artesanato é bastante simples, mas antes de iniciar o processo, vale a pena conferir se todos os materiais necessários estão à disposição.
Para evitar que o brilho se espalhe na pele e nas roupas, recomenda-se o uso de luvas e aventais, especialmente quando o trabalho envolve glitter artesanato em pó.
Além disso, tanto o glitter quanto a cola devem ser adequados ao projeto que se deseja realizar e à superfície de aplicação.
Para exemplificar, nem toda cola apresenta bom desempenho em madeira, um elemento muito utilizado por artesãos.
Com os materiais corretos em mãos, a área onde será aplicado o glitter para artesanato deve ser devidamente preparada.
A superfície precisa estar limpa e seca, a fim de que a adesão da cola seja facilitada. Afinal, o mínimo acúmulo de substâncias gordurosas ou poeira pode ser um obstáculo no trabalho.
Após a limpeza da superfície, é necessário aplicar a cola de maneira uniforme e espalhar o glitter suavemente ao longo da área necessária.
Uma boa dica é utilizar um pincel ou outra ferramenta com cabo para pressionar o glitter levemente contra a camada de cola.
Por fim, é fundamental esperar a completa secagem da peça trabalhada e, então, sacudi-la com cuidado para retirar o excesso de glitter.
Dicas de uso com o glitter para artesanato
O glitter para artesanato também pode ser uma ótima opção para decorar vestimentas e calçados que se tornaram obsoletos no guarda-roupa.
Nas roupas, uma boa opção é colocar palavras grandes, frases positivas ou elementos visuais que remetam ao “brilho”.
Para não sobrecarregar a peça com muitas informações, é indicado escolher uma roupa sem estampa para aplicar o glitter artesanato.
Já nos calçados, o glitter fica bonito tanto ao ser usado para cobrir toda a superfície quanto em pontos específicos.
Nesse caso, a única regra é abusar da criatividade e exibir a produção final para amigos e familiares.
Quer ser atendido por quem mais entende de glitter para artesanato? Solicite um orçamento no Soluções Industriais agora mesmo e entre em contato com nossos parceiros!
E caso deseje mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final desta página!