Graxa de lítio
A graxa de lítio é uma solução eficaz para a lubrificação de componentes móveis, como rolamentos e articulações, em aplicações automotivas e industriais. A substância tem alta capacidade de reduzir o atrito entre peças metálicas que se movimentam em velocidades intensas. Conheça melhor suas principais vantagens e características nos tópicos abaixo!
- O que é e para que serve a graxa de lítio?
- Como funciona a graxa de lítio?
- Principais aplicações das graxas de lítio
- Vantagens de uso da graxa de lítio
- Como escolher a melhor graxa de lítio?
O que é e para que serve a graxa de lítio?
A graxa de lítio é um lubrificante muito utilizado em carros e aeronaves por suas propriedades únicas.
Feita à base de sabão de lítio, a substância consegue reduzir com grande eficácia o atrito e o desgaste entre peças metálicas em movimento, como um rolamento axial.
Vale ressaltar que veículos motorizados operam com altas rotações e deslocamentos repetitivos de seus componentes.
Por isso, é necessário abastecer os automóveis periodicamente com graxa de lítio ou outro fluido que cumpra função similar.
Basicamente, o lubrificante cria uma camada adicional de proteção nas superfícies em que é aplicada, o que estende a vida útil e aprimora o desempenho dos componentes.
Isso acontece porque a substância tem uma consistência semissólida, aderindo-se firmemente às peças.
Como funciona a graxa de lítio?
A graxa de lítio é especialmente projetada para operar sob condições extremas de temperatura.
Para se ter uma ideia, o produto é capaz de oferecer máxima aderência mesmo quando exposto a um calor de aproximadamente 140°C, já que o ponto de fusão do lítio ocorre a 180°C.
Embora tenha uma alta resistência, esse tipo de graxa ainda pode receber a adição de outras substâncias que aprimoram ainda mais suas propriedades. Entre as principais:
- Aditivos de extrema pressão e adesividade: ajudam a manter a integridade do lubrificante mesmo em condições de carga elevada, prevenindo o desgaste prematuro e a falha do equipamento;
- Aditivos anticorrosivos: contribuem para proteger as superfícies metálicas contra a corrosão, um processo de desgaste causado pela ação de agentes oxidantes presentes no ambiente, como umidade e substâncias químicas agressivas;
- Aditivos antioxidantes: atuam na inibição do processo de oxidação, a fim de proteger a graxa e os componentes do equipamento contra a formação de depósitos indesejados que podem comprometer seu desempenho;
- Aditivos antiespumantes: evitam a formação de bolhas de ar na graxa durante o processo de lubrificação, além de prevenir a aeração que pode levar à diminuição da capacidade de lubrificação;
- Aprimoradores de viscosidade: mantêm a consistência adequada da graxa em diferentes condições de temperatura;
- Óleos de silicone: melhoram a estabilidade térmica, resistência à oxidação e capacidade de operar em temperaturas extremas.
A combinação cuidadosa desses aditivos proporciona um lubrificante altamente eficaz e adaptável a uma variedade de condições operacionais.
Principais aplicações das graxas de lítio
Por ser uma substância bastante versátil, a graxa de lítio é aplicada a diversos componentes de veículos e máquinas.
Alguns exemplos de peças que são lubrificadas com o produto são pinos, cabos de roda, rolamentos, mancais, articulações e correntes.
Além de automóveis e aviões, o produto pode ser usado em máquinas agrícolas, industriais e da construção civil.
No entanto, sua utilização é contraindicada no segmento alimentício, pois, em caso de vazamento e eventual contato com matérias-primas, o sabão de lítio poderia trazer riscos à saúde humana se ingerido em determinadas quantidades.
Portanto, os fabricantes de alimentos costumam optar por graxas produzidas à base de sabão de alumínio na lubrificação de suas máquinas.
Vantagens de uso da graxa de lítio
A principal vantagem da graxa de lítio é a segurança que proporciona na operação de motores.
Tanto em veículos quanto em equipamentos, a paralisação de um motor por mau funcionamento significa grandes prejuízos financeiros.
Com a devida lubrificação e demais etapas de manutenção seguidas à risca, dificilmente haverá problemas em peças-chave para o desempenho dessas máquinas.
A substância ainda é conhecida por sua estabilidade química, o que significa que ela mantém suas propriedades mesmo quando exposta a agentes externos, como água e produtos corrosivos.
Outra vantagem atrativa é que o produto é fácil de aplicar e se adere bem a diferentes tipos de superfícies, facilitando o processo de lubrificação.
Além do uso da graxa trazer importantes benefícios, é interessante saber que o armazenamento da substância é simples, ao contrário do que acontece com outros produtos.
Para guardar esse tipo de graxa, é recomendável apenas escolher um local protegido de agentes inflamáveis e luz solar intensa, bem como identificar cada barril.
As informações que precisam estar contidas no reservatório são o nome da graxa, seu código de identificação e tonalidade, além de uma etiqueta de identificação por radiofrequência (RFID), a fim de evitar contaminações cruzadas.
Como escolher a melhor graxa de lítio?
Os critérios mais importantes para a escolha de uma graxa de lítio são a temperatura, a carga e a velocidade aplicadas sobre os componentes do automóvel, aeronave ou máquina.
Em algumas situações, também é interessante optar por graxas de lítio resistentes à umidade, oxidação e corrosão.
Esses fatores costumam danificar a superfície de peças metálicas expostas a grandes quantidades de água e ar ao longo do tempo, especialmente quando a manutenção preventiva não é realizada no período adequado.
Quer lubrificar seus equipamentos ou veículos com os melhores produtos do mercado? Solicite agora mesmo um orçamento nos parceiros do Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina!
E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!