Horímetro digital
Como funciona o horímetro?
Explicando de maneira breve, o horímetro digital é ligado quando uma máquina ou veículo começa a funcionar, realizando um controle detalhado do tempo.
Assim como o dosímetro digital, o horímetro digital para máquinas também requer uma leitura cuidadosa e correta dos dados, com o intuito de não causar danos ao sistema.
Quando se trata apenas de análises de horas trabalhadas, a pessoa que fará a leitura do horímetro digital poderá focar em dados básicos, fazendo a subtração do tempo marcado no início e no fim.
Porém, quando o aparelho é destinado para cálculo de custo, consumo de energia elétrica ou outras grandezas que não o tempo, a leitura fica um pouco mais complexa.
Isso porque a melhor forma de conseguir dados mais precisos é por meio da análise de horas e centésimos de horas, pegando o valor líquido e multiplicando pela potência em KW ou Watts.
Quais são os tipos de horímetro?
Atualmente, o mercado nacional trabalha com com dois tipos de horímetros: o digital e o analógico.
Apesar de apresentarem as mesmas funções básicas, os horímetros digitais se destacam dos analógicos tanto por suas características físicas quanto por suas funcionalidades.
Resumidamente, o horímetro digital para máquinas ou outros equipamentos e veículos conta com um contador digital, que facilita a leitura das informações.
Vale ressaltar que o equipamento costuma ser conectado diretamente como um servidor, que assegura dados mais completos e detalhados.
Por outro lado, o analógico se assemelha muito com o relógio de contar horas, diferenciando-se pelo fato do horímetro possuir apenas um ponteiro.
Diferentemente do horímetro digital, que disponibiliza com clareza todas as informações, o analógico requer a realização de cálculos para identificar as horas exatas de funcionamento.
No momento de adquirir aparelhos de medição, o cliente também encontra outras opções de aparelhos, como o termômetro digital, o termostato digital e o medidor de cloro digital.
Especificando cada modelo, o primeiro refere-se a um instrumento portátil que realiza medições de temperatura rápidas e precisas.
O segundo instrumento diz respeito a um dispositivo capaz de realizar o controle da temperatura de um sistema por meio de um sensor que interfere na resistência elétrica.
E o terceiro, como o próprio nome sugere, realiza a medição precisa da quantidade de cloro presente na água.
Em adicional, é possível adquirir cronômetros digitais, que permitem realizar atividades simples de controle e monitoramento de tempo.
Qual a diferença entre horímetro e hodômetro?
É quase impossível falar sobre o horímetro digital e não comentar sobre o hodômetro, especialmente considerando a semelhança dos nomes.
Apesar de apresentarem esse ponto em comum, os dois aparelhos apresentam funções completamente diferentes.
Recapitulando, o horímetro digital para máquinas ou veículos é um aparelho capaz de auxiliar na avaliação e acompanhamento dos sistemas, indicando a quantidade de horas trabalhadas.
Por outro lado, o hodômetro é um instrumento destinado especificamente para aplicações em veículos, medindo a distância total percorrida pelo automóvel desde que saiu da fábrica.
Sobre o equipamento, é válido destacar que ele também pode ser encontrado nas versões analógica e digital.
Em suma, o primeiro opera por meio de pequenas engrenagens, enquanto o segundo possui funcionamento eletrônico, podendo ser conectado com o computador de bordo.
Agora que você já sabe detalhes sobre o horímetro digital, principalmente as suas vantagens para os setores industriais, confira os produtos oferecidos pelos parceiros do Soluções Industriais e aproveite o melhor do mercado!