Impermeabilizante de laje
O impermeabilizante de laje é utilizado para proteger a superfície contra a infiltração de água, vazamentos, exposição excessiva aos raios solares, danos causados por elementos químicos, entre outros perigos. Ele pode ser encontrado nas opções manta asfáltica, manta líquida, membrana acrílica, etc. Conheça mais tipos e vantagens nos tópicos listados abaixo!
- Qual a importância do impermeabilizante de laje?
- Tipos de impermeabilizante para laje
- Quem aplica o impermeabilizante de laje?
- O que considerar na hora de escolher o melhor impermeabilizante para laje?
- Vantagens do impermeabilizante de laje
Qual a importância do impermeabilizante de laje?
Por ser um espaço externo das construções, a laje fica exposta à chuva e, consequentemente, ao acúmulo de água.
Isso torna o local muito propenso a vazamentos e infiltrações, especialmente se existirem rachaduras em sua superfície.
Por menor que o problema pareça inicialmente, quando não prevenido ou resolvido rapidamente, pode causar grandes estragos em toda a infraestrutura do imóvel.
É justamente para evitar esse tipo de situação que existe o impermeabilizante de laje, um produto resistente a danos e constantes mudanças climáticas.
Basicamente, o impermeabilizante para laje age de forma similar a uma geomembrana, evitando que os raios solares, água, umidade e produtos químicos afetem a área protegida.
Isso ajuda a preservar a integridade das construções e prolongar sua vida útil, o que é essencial para reduzir gastos com reparos e aumentar a segurança.
Tipos de impermeabilizante para laje
Existem diversos tipos de impermeabilizantes para laje disponíveis no mercado. Os principais estão destacados na listagem a seguir:
- Manta líquida: Essa solução é ideal para áreas com formatos complexos, detalhes arquitetônicos ou superfícies irregulares, onde a aplicação de mantas convencionais pode ser mais difícil;
- Manta asfáltica: Fabricada com asfalto modificado, é ideal tanto para áreas planas quanto inclinadas. Para ser instalada, requer a presença de um contrapiso no local;
- Membrana acrílica: Destaca-se por não apresentar emendas, o que garante um ótimo aspecto visual à laje;
- Impermeabilização com poliureia: Destinada a espaços que estão expostos a produtos químicos abrasivos, ou seja, que têm mais chances de sofrerem graves danos;
- Injeção química: Indicada para reparos de vazamentos ou aplicação de uma nova camada de impermeabilização;
- Impermeabilizante 100% silicone: Embora leve, é muito resistente contra lâminas d’água e condições climáticas intensas;
- Poliéster flexível: Recomendado para reformas, já que pode ser espalhado sem perder a eficácia, evitando também desperdícios.
A versatilidade de tipos disponíveis faz com que o impermeabilizante de laje possa ser aplicado em diferentes materiais, como concreto, argamassa, gesso, cerâmica, fibrocimento e outros.
Quem aplica o impermeabilizante de laje?
A aplicação do impermeabilizante de laje sempre deve ser feita por uma empresa especializada.
Apenas profissionais qualificados conseguem garantir a segurança necessária antes, durante e após a execução do serviço.
Isso inclui a indicação do impermeabilizante para laje mais adequado, a preparação do terreno e os testes finais, que comprovam a qualidade do trabalho.
O que considerar na hora de escolher o melhor impermeabilizante para laje?
A escolha do melhor impermeabilizante para laje irá depender de uma série de critérios e análises.
Em primeiro lugar, é preciso considerar as especificidades da laje em questão, pois um local concretado não pode receber a mesma camada protetora que um ambiente forrado por gesso, por exemplo.
Por isso, é fundamental que o cliente ou profissional responsável por realizar o serviço leia o rótulo do impermeabilizante para laje com atenção, checando as aplicações indicadas do produto.
O tamanho da área que receberá o impermeabilizante de laje também é algo a ser considerado.
Normalmente, uma manta asfáltica é indicada para grandes áreas, enquanto um selante líquido pode ser mais adequado para espaços menores e de difícil acesso.
Além disso, existem impermeabilizações destinadas especialmente para lajes em contato com elementos químicos agressivos ou que recebem um grande tráfego de pessoas e veículos.
Caso a área funcione como um estacionamento, é ideal ainda que o impermeabilizante para laje seja resistente à oleosidade ou receba o reforço de um produto que evite danos causados por substâncias presentes nos carros.
Vantagens do impermeabilizante de laje
Além de minimizar consideravelmente as chances de vazamentos e infiltrações, o impermeabilizante de laje combate a formação de mofos, bolores, fungos e manchas que impactam negativamente a infraestrutura e beleza das construções.
Quando ocorrem, essas deteriorações exigem uma nova pintura no teto e paredes, trazendo gastos inesperados aos donos de residências, empresas, comércios, indústrias e hospitais.
Além disso, os microorganismos são nocivos à saúde das pessoas e podem provocar reações alérgicas, como rinite e sinusite.
Contar com a proteção de um impermeabilizante laje não só previne esses incômodos, como também proporciona conforto térmico aos ambientes internos das construções, já que é exatamente o acúmulo de umidade que gera a sensação de frio excessivo.
Outro aspecto positivo é o aumento do valor patrimonial do imóvel, uma vez que os potenciais compradores ou inquilinos sabem que estão adquirindo uma construção mais segura e livre de problemas relacionados à umidade.
Aproveite as vantagens do impermeabilizante de laje dos parceiros do Soluções Industriais. Solicite um orçamento para conhecer catálogos e comparar preços com segurança!
E caso precise de mais informações sobre o assunto, leia o conteúdo que preparamos para você no final da página!