Impressora a Laser
A impressora a laser utiliza um feixe de luz para produzir uma imagem ou texto em um cilindro fotorreceptor, que será reproduzido no papel com o apoio de um pó fabricado com carbono e polímero. Esse equipamento é capaz de reproduzir várias páginas com precisão e eficiência. Conheça os principais tipos e vantagens do aparelho nos tópicos abaixo!
- O que é e como funciona a impressora a laser?
- Tipos de impressoras a laser
- Vantagens da impressora a laser
- Como escolher a impressora a laser ideal?
O que é e como funciona a impressora a laser?
A impressora a laser é uma máquina que opera por eletricidade estática, processo que dispensa o uso de tintas líquidas para produzir imagens ou textos em papel.
Essa tecnologia incomum de impressão, que se assemelha a uma mágica, desperta a curiosidade das pessoas. Apesar disso, seu funcionamento é bem mais fácil de entender do que parece.
Quando acionada, a impressora aplica uma carga elétrica negativa em forma de laser ao seu cilindro fotorreceptor rotativo, fazendo um desenho modelo que garante a impressão precisa do texto ou imagem transmitida pelo dispositivo ao qual está conectada.
Os pontos que receberam a carga negativa atraem então a “tinta” do toner da impressora a laser, que possui carga elétrica positiva.
Essa tinta trata-se de um pó fabricado com carbono e polímero (substância molecular) que tem a capacidade de aderir à superfície que está sendo impressa.
Ao passar pelo papel alimentado com uma carga elétrica, o cilindro fotorreceptor transfere o pó de toner para a superfície, formando assim a imagem desejada.
Se necessário, uma faca gráfica pode ser usada para cortar a impressão final de maneira precisa e eficaz.
Vale ressaltar que o passo a passo informado é realizado por uma impressora laser monocromática, ou seja, que atua apenas com o preto e tons acinzentados.
No entanto, também existem muitos modelos de impressora multifuncional laser coloridas disponíveis, que funcionam de forma semelhante, mas com a adição de outras cores no processo.
Tipos de impressoras a laser
Uma impressora a laser pode ser classificada de acordo com as nomenclaturas listadas a seguir:
- Impressora monocromática: Modelo que trabalha apenas com a tonalidade preta e variações de cinza. Por essa razão, é indicado para a impressão de contratos e documentos similares;
- Impressora colorida: Diferencia-se por oferecer impressões nas mais variadas cores. Pode ser usada para reproduzir gráficos, materiais de divulgação em campanhas de marketing, entre muitos outros conteúdos;
- Impressora multifuncional: Além de imprimir, acumula as funções de “cópia” e “digitalização”, sendo uma ótima opção para empresas e estabelecimentos que fazem xerox;
- Impressora A3: Permite imprimir imagens e outros elementos em folhas maiores do que as convencionais.
Todos esses modelos são projetados para produzir impressões de alta qualidade e detalhamento, fazendo com que a escolha dependa das necessidades de impressão do ambiente.
Vantagens da impressora a laser
Uma das principais vantagens da impressora a laser é a sua velocidade. O equipamento é capaz de atender a uma alta demanda em pouco tempo, o que o torna ideal para escritórios e escolas, por exemplo.
Além disso, a operação desses equipamentos é muito silenciosa e, portanto, não causa incômodos aos usuários.
A qualidade da impressão é outro ponto que merece destaque sobre a impressora laser, especialmente quando se deseja reproduzir relatórios, contratos e outros documentos importantes.
Vale destacar que esse benefício é assegurado independentemente do tipo de papel utilizado, que pode ser sulfite, fotográfico, cartão e até adesivados.
O aparelho também não demanda reparos constantes, pois, sem a presença de cartuchos convencionais, o risco de entupimento ou secagem da tinta é inexistente.
Ainda que o investimento inicial para adquirir uma impressora laser possa ser considerado elevado, todos os benefícios oferecidos pelo item deixam evidente o quanto a compra vale a pena.
Como escolher a impressora a laser ideal?
Existem alguns critérios importantes, mas que nem sempre são levados em conta pelos clientes, no momento de escolher uma impressora a laser.
Além de fatores básicos, como a quantidade de material a ser impresso, vale atentar-se à resolução proporcionada pela impressora laser.
A qualidade desses equipamentos é sempre excelente, mas os modelos voltados ao uso profissional costumam apresentar resultados ainda melhores nas impressões.
Os sistemas operacionais compatíveis com o computador, celular, tablet ou outro eletrônico, assim como os tipos de conectividade aceitos, também são parâmetros muito importantes.
Ter a clareza dessas informações evita a obtenção de uma impressora a laser que não atenda às necessidades específicas do usuário.
Para exemplificar, é interessante que a impressora laser ofereça a possibilidade de funcionamento a partir de uma rede Wi-Fi se for conectada a smartphones e outros dispositivos móveis.
Além disso, a velocidade de impressão é um aspecto crucial a se considerar. Para ambientes de trabalho com grande demanda, é recomendável escolher um aparelho com uma alta taxa de páginas por minuto (PPM).
Outro fator importante a se analisar é o custo por página impressa, o que inclui o preço dos cartuchos de toner e sua durabilidade.
Às vezes, uma impressora com um preço inicial mais elevado pode compensar a longo prazo devido aos custos mais baixos de manutenção.
Independentemente do modelo desejado, é sempre válido consultar um fornecedor especializado no segmento.
Profissionais de referência, como os parceiros do Soluções Industriais, conseguem detalhar as funcionalidades e recursos extras de cada impressora laser.
Solicite um orçamento agora mesmo em nossa plataforma para entrar em contato direto com os melhores fornecedores de impressoras do Brasil.
E caso deseje mais informações sobre esses equipamentos, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!