indústria de usinagem
Como ocorre o planejamento de usinagem?
Os serviços de usinagem tornearia e solda devem ser desenvolvidos a partir de um planejamento detalhado.
Nele, diversos fatores precisam ser levados em consideração, desde a definição do projeto até a pós-produção.
Independentemente do processo que será realizado, o primeiro passo é saber que todas as técnicas que forem realizadas devem cumprir os requisitos básicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
No geral, isso ajuda a garantir que a usinagem de peças será feita com alta qualidade, bem como que não ocorrerão acidentes durante o desenvolvimento.
Além dessa definição, uma indústria de usinagem deve sistematizar o trabalho por meio de uma lista básica de etapas. São elas:
- Modelo da peça e suas especificações;
- Definição das máquinas, ferramentas e dispositivos de fixação;
- Definição da sequência de operações;
- Definição das condições de corte e operações auxiliares;
- Tratamentos químicos e térmicos;
- Transformação da matéria-prima.
Com relação as máquinas de usinagem utilizadas, elas podem ser: centro de usinagem, retifica, fresadora, torno mecânico, mandrilhadora CNC, dentre diversas outras.
É fundamental citar que, tanto para um serviço de torno mecânico quanto de qualquer outra natureza, é indispensável que a mão de obra seja especializada.
Em adicional, as máquinas e ferramentas utilizadas no serviço de torneiro, fresador, retificador, dentre outros devem passar por vistorias periódicas para garantir sua funcionalidade.
Matéria-prima da usinagem
Como já deu para notar, a usinagem de peças é um serviço muito versátil, que possibilita dar forma para diversas matérias-primas.
No Brasil, o processo costuma ser muito solicitado para a moldagem de metais, especialmente aço, ferro, bronze, cobre, latão e alumínio.
Porém, os serviços com esses materiais não são os únicos que podem ser solicitados para uma indústria de usinagem.
Algumas empresas do segmento também atuam com procedimentos em plástico, madeira, MDF, acrílico, entre outros materiais mais delicados.
Normalmente, a usinagem de peças desses produtos são encomendadas quando os meios tradicionais para moldagem não são suficientes para conseguir o desempenho necessário.
O que é e os benefícios da usinagem CNC
Não dá para falar de usinagem de peças e não destacar os serviços desenvolvidos com o apoio de máquinas-ferramentas CNC.
Basicamente, esse procedimento de moldagem de peças é feito a partir de um Comando Numérico Computadorizado, que promove serviços práticos, rápidos e precisos.
Normalmente, uma indústria de usinagem CNC é capaz de assegurar para os clientes a criação de peças em larga escala 100% idênticas.
Explicando brevemente o sistema, ele consiste em um projeto desenvolvido com o apoio de um programa de computador, que será responsável por especificar a peça que deverá ser moldada.
Por se tratar de um desenvolvimento sob medida muito específico, ele costuma ser solicitado para criações que não são possíveis encontrar no mercado por meio de processos convencionais.
Uma outra curiosidade sobre esse modelo de usinagem de peças é o fato que é possível realizar um amplo número de operações, bastando apenas mudar o comando definido.
Como se isso não bastasse, a indústria de usinagem que atua com serviços CNC apresenta diversos benefícios. Entre eles:
- Aumento de produtividade das máquinas;
- Diminuição do tempo total de produção;
- Flexibilidade e alta precisão para as criações;
- Diferentes operações com a mesma fixação da peça.
Quer saber mais sobre a indústria de usinagem? Referência no segmento B2B, o Soluções Industriais conta com parceiros experientes e comprometidos com o desenvolvimento de peças personalizadas. Solicite um orçamento!